Rio de Janeiro vai sediar o MIT REAP, programa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para aceleração de startups.

1
427
@internet
Workshop do MIT REAP acontece em janeiro de 2023 e reúne especialistas do instituto, além de delegações de outros seis países, para discutir inovação e empreendedorismo

O Rio de Janeiro vai sediar o próximo encontro do MIT REAP, programa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para aceleração de startups.

O evento ocorre em janeiro de 2023, com duração de 3 dias, e reúne especialistas do MIT e delegações de 7 países para discutir estratégias de aceleração em setores como energia, agronegócio, TI e saúde.

Além do Brasil, participam representantes da Irlanda do Norte, Estados Unidos, Arábia Saudita, Egito, Bélgica e Colômbia.

A escolha do Rio para sediar o próximo workshop reforça um anúncio anterior, feito ainda em 2020. À época, a cidade foi selecionada para receber o REAP, programa de empreendedorismo internacional do MIT.

O objetivo do projeto, que sofreu atrasos em razão da pandemia, é transformar a região em um “Vale do Silício” focado em energia e sustentabilidade. O workshop do ano que vem é parte do programa de aceleração.

Com duração de dois anos, a ideia do programa MIT REAP RIO é reunir membros do ecossistema local com a metodologia REAP, que inclui cinco agentes: governo (deputado federal Paulo Ganime e Investe.rio, representante da Prefeitura), empresa (Vibra Energia, Furnas e Petrobras), empreendedor (Fábrica de Startups e Energy Hub), universidade (Coppe/UFRJ) e fundos de investimento (MSW Capital). 

“O programa do MIT tem grandes cases em países como Chile e Israel. No Rio de Janeiro, tem o foco de transformar a região em uma referência de ecossistema de inovação em energia e sustentabilidade, um DNA forte do Rio”, conta o CEO da Fábrica de Startups, Hector Gusmão.

Além do evento principal, Gusmão diz que haverá uma agenda paralela com o corpo docente do MIT, referência em inovação e aceleração de ecossistemas de startups pelo mundo. “Aos poucos vamos colocando o Rio de Janeiro como um local que abriga uma iniciativa desse porte, com uma exposição global”, afirma. 

Crédito: Louise Bragado/ Época Negocios – @ disponível na internet 20/06/2022

SAIBA MAIS

Web Summit escolhe Rio de Janeiro para primeira edição fora da Europa, em 2023

O objetivo do MIT REAP RIO é transformar a região em um “Vale do Silício” focado em energia e sustentabilidade (Foto: Divulgação)

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!