Eleições 2022: e-titulo, eleitores deverão baixar ou atualizar o aplicativo até o dia 1 de outubro

1
114

O e-Título, app disponível para celulares Android e iPhone (iOS), deve ser baixado ou atualizado pelo eleitorado antes de dois de outubro. Isso porque a emissão do título de eleitor digital será suspensa no dia das Eleições Gerais de 2022. Assim, na data, usuários que não tiverem o aplicativo já instalado no smartphone não poderão utilizá-lo como identificação para votar. Ainda, também não poderão acessar algumas informações e processos do período eleitoral disponibilizados pelo serviço – como certidões de quitação e justificativas de ausência.

Depois disso, só será possível emitir o e-Título a partir do dia 5 de outubro – ou seja, três dias após a votação. Por isso, veja, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o e-Título, app desenvolvido pelo TSE.

Crédito: Mariana Tralback, para o TechTudo -disponível na internet 28/09/2022


Perguntas Frequentes sobre o e-titulo

1. O que é o e-Título?

O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral, de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre e lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral em dezembro de 2017, que permite ao eleitor acessar, com seu smartphone ou tablet, uma via digital do seu título de eleitor e outras informações, como o seu local de votação, débitos e certidões eleitorais. Em 2020, novas versões do aplicativo foram lançadas, aumentando a segurança para o acesso aos dados do eleitor com a criação de senha e a possibilidade de desbloqueio por biometria em aparelhos compatíveis. Além disso, outros serviços foram incorporados ao e-Título,tais como a justificativa eleitoral, a emissão de guais de multa relacionadas à ausência às eleições e aos trabalhos de mesário,assim como a opção para se inscrever como mesário voluntário.

2. Quais serviços o e-Título disponibiliza para o eleitor?

Além da via digital do título de eleitor com todas as informações que já constam no documento impresso (nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição, zona, seção eleitoral e município), é possível visualizar a filiação do eleitor, a data de emissão da via digital, um código QR com o respectivo código de validação, a situação da revisão biométrica e, ainda, obter informações detalhadas sobre o seu local de votação, com o nome do estabelecimento em que ele vota e o endereço. O e-Título também disponibiliza a emissão de certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, bem como umaferramenta para comprovação da autenticidade desses documentos. Além disso, por meio do aplicativo, é possível realizar a emissão de guias de multa para o eleitor que deixou de comparecer às urnas ou aos trabalhos eleitorais, quando convocado. Por fim, o e-Título permite ao eleitor manifestar seu interesse em ser mesário voluntário e justificar sua ausência às urnas, tanto no dia da votação quanto após o pleito

3. Quais os benefícios trazidos pelo e-Título?

4. Como baixar o aplicativo e-Título?

e-Título está disponível para download na App Store e na Play Store.

Ao fazer o download do aplicativo, o eleitor deverá preencher os campos “Nome do eleitor”, “Data de nascimento”, “Número de inscrição (título de eleitor) ou CPF”, “Nome da mãe” e “Nome do pai”, além de criar uma senha com 6 dígitos numéricos. É importante ficar atento ao preenchimento correto dos dados, já que eles precisam estar exatamente iguais aos que constam no Cadastro Eleitoral.

No caso de alguma informação em discordância com aquela lançada no Cadastro, o sistema não validará e não liberará o e-Título. Ao ser acessado pela primeira vez e validado com as informações convergentes, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor

6. Quem pode acessar o e-Título?

7. Como ter acesso ao e-Título?

Para ter acesso ao e-Título, informe os dados cadastrados no seu último atendimento na Justiça Eleitoral ou,caso não lembre, entre em contato com o TRE da sua região para informações sobre o atendimento de eleitores em seu município. Eventuais incorreções em seu cadastro eleitoral, como erros de grafia, poderão dificultar o acesso ao aplicativo, sendo importante a orientação do seu cartório eleitoral para resolução do problema.

1 Comentário

  1. Quando forem preencher tome diversos cuidados: tenham o n* do telefone fixo, n* das identidades a antiga Félix Pacheco, CREA, motorista, outras .
    Eu quase fiquei suspenso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.