Ipem-SP tem novo Superintendente

3
712
@Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

Tomou posse nesta segunda-feira, 23 de janeiro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, novo superintendente do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, na sede da instituição com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, diversas autoridades e servidores.

Ex-presidente do Inmetro, Guerson é engenheiro de Fortificação e Construção, Mestre em Engenharia de Transportes, ambos pelo Instituto Militar de Engenharia, e pós graduado em Governança Corporativa pela FGV. Possui experiência com gestão em tecnologia, regulação de mercado, pesquisa científica e administração pública.

Durante o evento, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, enfatizou a importância do Ipem-SP para a população, inclusive, a indústria.

“A vinda do Marcos ao Ipem-SP e à São Paulo irá ajudar a melhorar ainda mais a instituição elevando o padrão da instituição”, disse Fábio Prieto.

Para o novo superintendente, “é uma honra trabalhar no Ipem-SP devido a sua longa história na metrologia, são 55 anos, inclusive a instituição nasceu antes que o Inmetro”.

Em seu discurso abordou a importância da metrologia e da autarquia para a sociedade. “Estamos num momento de transformação e precisamos estar atentos com a revolução tecnológica no mundo, que envolve os instrumentos de medida sendo a metrologia o primeiro pilar da qualidade e, consequentemente no Ipem-SP. Teremos um grande e importante desafio”, disse Guerson.

Saiba mais sobre o novo superintendente

@Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior possui experiência com gestão em tecnologia, regulação de mercado, pesquisa científica e administração pública. É engenheiro de Fortificação e Construção, Mestre em Engenharia de Transportes, ambos pelo Instituto Militar de Engenharia, e pós graduado em Governança Corporativa pela FGV.

Foi presidente do Inmetro no período de 2020 a 2022.

Em 2020 esteve como diretor do Departamento de Determinantes Ambientais na Secretaria Especial de Saúde Indígena, MS. Gestão de obras de saneamento.

Em 2019 foi diretor de Política Regulatória na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, MEC. Responsável por formulação de marco regulatório e certificação CEBAS.

Foi chefe da Comissão de Obras da 1ª Região Militar, no período de 2017 a 2018, sendo responsável pelo planejamento, contratação e execução de obras de engenharia no âmbito dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

De 2014 a 2015 foi coordenador no curso da Escola de Estado Maior do Exército, ECEME. Também esteve na coordenação do curso de direção para engenheiros militares, com o foco na governança em Ciência e Tecnologia.

Em 2013 foi pesquisador convidado no Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, Vicksburg, Mississippi. Pesquisas nas áreas de pavimentação e solos.

De 2008 a 2012 foi analista e chefe da seção de controle de obras e estatísticas da Diretoria de Obras Militares do Exército, responsável pelo acompanhamento de obras de engenharia em todo território nacional.

Guerson nasceu em Cruzeiro do Sul, no Acre.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. 

Assessoria de Imprensa do Ipem-SP 24/01/2023


Abrac na posse do superintendente do IPEM-SP

Nesta segunda-feira (23.01), foi realizada a cerimônia de posse do superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM-SP), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior. Na oportunidade, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) foi representada pelo superintendente, Masao Ito; os vice-presidentes de Produtos, Alexandre Xavier e Marco Roque; o vice-presidente de Telecomunicações, Leonardo Tozzi Pinheiro; o vice-presidente de Relações Institucionais, Claudio Torelli; o vice-presidente de Sistemas e Pessoas, Sergio Custodio e o assessor jurídico, Jeferson Nardi.

Ao iniciar seu discurso, o novo superintendente destacou que o IPEM é uma organização com muita história. “Muito do que o sistema de metrologia faz no país hoje nasceu aqui dentro”, comentou.

Na oportunidade, Guerson comentou sobre a infraestrutura da qualidade. “A qualidade só pode ser desenvolvida pela empresa que fabrica os seus produtos e dá andamento nos seus processos. São as empresas que colocam qualidade nos seus produtos, mas para fazer isso é necessário um suporte”.

Segundo ele, para o consumidor entender que aquele produto tem qualidade é necessário haver uma avaliação independente, ou seja, um processo de certificação. Como consequência, acontece um círculo virtuoso, que envolve mão de obra mais qualificada, capacitações, melhoria da escolaridade, aumento de salário e de padrão de consumo.

“O sistema de metrologia está presente na nossa vida desde quando a gente nasce até o momento que a gente morre. São papéis fundamentais que o IPEM tem para garantir um mercado que seja justo, ético e com cidadania”, acrescentou.

Na sequência, o secretário da Secretaria da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, fez um pronunciamento, onde destacou a importância de ter pessoas qualificadas e que entendam os processos, como o novo superintendente do IPEM-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que além de ser engenheiro, também é ex-presidente do Inmetro.

“Acho que é um ganho para São Paulo. Ele é técnico, entende dos processos e nós precisamos ter processos produtivos da melhor qualidade”, comentou Prieto.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac 24/01/2023

@Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

3 Comentários

  1. O Estado de São Paulo, está muito bem representado, com o novo Superintendente do Ipem SP..
    O Ilmo, Marcos Heleno Gerson.
    Excelente adminitrador.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.