Alckmin toma posse como presidente do Conselho Deliberativo da ABDI

0
271
ABDI 15/03/2023 - Foto: Lula_Lopes

Aumentar a produtividade brasileira é uma das metas do novo presidente do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. A afirmação foi feita durante a 53ª reunião ordinária do colegiado, nesta quarta-feira (15), na sede da Agência.

De acordo com ele, a queda de 4,5% na produtividade do trabalho na indústria em 2022 e o cenário negativo esperado para este ano, medidos pela FGV Ibre, precisam ser revertidos.  “Temos que nos debruçar para ver o que podemos fazer para avançar. O desenvolvimento do setor produtivo, e da indústria em especial, não depende apenas de inovação, mas também de fatores importantes como a reforma tributária, custo de capital, questões logísticas, acordos internacionais, entre outros”, afirmou.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também tomou posse como conselheira. De acordo com ela, os desafios do Ministério perpassam desafios nacionais, como a questão da reindustrialização do país, inserida em cadeias mais dinâmicas da economia mundial. “Nessa agenda, a ABDI tem um papel decisivo e a ciência e tecnologia vão acompanhar de perto esses desafios”. Ao encerrar sua fala, a ministra destacou que o foco na transformação digital é outro ponto de convergência de trabalho entre sua Pasta e a Agência.

Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, com a eleição dos novos conselheiros, a Agência passa agora por uma nova pactuação do seu contrato de gestão e do seu planejamento estratégico. “Também demos passos fundamentais hoje para 2023, com a aprovação do relatório de gestão da Agência, das demonstrações contábeis e do Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna (Paint)”.

Posse da nova diretora de gestão  

Vice-presidente Alckmin dá posse a Perpétua Almeida como diretora da ABDI – @ reprodução internet

A ex-deputada federal, Perpétua Almeida, foi empossada no cargo pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Na oportunidade, ela ressaltou a importância do investimento na bioeconomia.

Sobre o Conselho

O Conselho Deliberativo da ABDI é o órgão colegiado de direção superior, composto por 16 conselheiros titulares e seus suplentes, representantes de órgãos do Poder Executivo e de entidades privadas. Os conselheiros são conduzidos para um mandato de dois anos, permitida uma recondução.

Confira os conselheiros empossados:

MCTI: Luciana Santos (titular)

MDIC (Sempe): Milton Coelho da Silva Neto (titular) – Alfredo Gonçalves Nascimento (suplente)

MF: Cristina Fróes de Borja Reis (titular) – Eduardo Luís Lafetá de Oliveira (suplente)

MPO: Maria Raquel Mesquita Melo (titular)

MIDR: Valder Ribeiro de Moura (titular)

BNDES: José Luís Pinho Leite Gordon (titular)

CNI: Gustavo Pinto Coelho de Oliveira (titular) – Renato da Fonseca (suplente)

CNC:  Guilherme Macedo Reis Mercês (suplente)

SEBRAE: Carlos Melles (suplente)

CUT: Geralcino Santana Teixeira (titular)

IEDI: Dan Ioschpe (titular)

ANPROTEC: Guilherme Coutinho Calheiros (suplente)

APEX-Brasil: Antonio Floriano Pereira Pesaro (titular) – Antônio Igor Queiroz Brandão (suplente)

Crédito: MDIC com informações da ABDI – @ disponível na internet 16/03/2023


ABDI inaugura espaço analítico em sua sede, em Brasília

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial inaugurou, nesta quarta-feira (15), o Espaço Data ABDI, ambiente que reunirá dados capazes de gerar informações para subsidiar as decisões estratégicas da Agência e obter mais assertividade na tomada de decisões. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, que havia tomado posse mais cedo como presidente do Conselho Deliberativo da ABDI, conheceu o ambiente.

@ABDI reprodução

No espaço, a alta direção e o corpo técnico da Agência terão dados como indicadores econômicos e de transformação digital, índice de maturidade das micro e pequenas empresas e do setor produtivo, resultados de pesquisa, informações sobre mercado de trabalho, além de dados internos como monitoramento orçamentário, mapa de alcance da atuação da ABDI e indicadores estratégicos e de projetos.

Ao apresentar o novo espaço aos conselheiros empossados, o presidente da ABDI, Igor Calvet, fez uma demonstração do sistema de câmeras instaladas em Pacaraima, município em Roraima, que recebeu o projeto de Cidades Inteligentes da ABDI, em parceria com a Polícia Federal. “Parte do que vocês aprovam de adoção de tecnologias, o resultado está aqui. Se a ABDI quer ser digital, a gente tem que demonstrar dentro da Agência”.

Para Calvet, as empresas que possuem uma gestão baseada em cultura data-driven ganham inteligência de negócio e adquirem maiores insumos e argumentos para justificar suas estratégias e processos. “A ABDI estava em um processo de despertar para a cultura de dados, mas nossa expectativa, a partir de agora, é aumentar a maturidade analítica da Agência”, ressaltou.

Observatório das MPEs

Durante a inauguração do Data ABDI, foi lançado também o Observatório da Micro e Pequena Empresa, fruto de convênio firmado entre a ABDI e a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (SEMPE) do MDIC. A plataforma, que reúne informações sobre pequenos negócios com dados estatísticos e indicadores, foi desenvolvida pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

@abdi reprodução

Trata-se de um repositório onde estão disponíveis, em um único ambiente, dados de diversas fontes relacionados aos temas de crédito, mercado de trabalho, abertura e fechamento de empresas, etc. Além disso, a plataforma presenta dados inéditos, produzidos pela Agência, relacionados ao processo de transformação digital das empresas. Também estão disponíveis dados de diversas fontes como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Comércio Exterior, SEBRAE, Receita Federal, entre outros.

Crédito: ABDI – @ disponível na internet 16/03/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!