Iniciativa da ABDI vai incentivar uso de 5G industrial na Zona Franca de Manaus

0
110
@reprodução/certi

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) vai distribuir CPEs (Customer Premises Equipment Device) para todas as 400 indústrias instaladas no Distrito 1, do Polo Industrial de Manaus (PIM). A iniciativa foi anunciada nesta sexta-feira (24), durante a 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), presidida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

O objetivo da ação, feita em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, é desenvolver casos de uso de 5G nas fábricas, com a utilização da tecnologia FWA (Fixed Wireless Access), impactando, principalmente, a produtividade da indústria, do comércio e dos serviços na região.

Com o intuito de tornar as indústrias mais competitivas e inseri-las na economia digital, o presidente da ABDI, Igor Calvet, fará a entrega simbólica de três equipamentos CPE ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antônio Silva, como forma de firmar o compromisso com as empresas da Zona Franca de Manaus. Os equipamentos farão a conexão com redes que funcionarão na frequência de 3,5 Ghz (o chamado “5G puro”), com infraestrutura da Nokia e operadas pela Ligga.

Alckmin comemorou a entrega dos equipamentos que vão levar o 5G para a ZFM, que para ele é “um caso de sucesso, responsável por mais de  40% da arrecadação do Estado”. O vice-presidente disse ainda que a indústria incentiva o comércio e movimenta a economia. E que o governo federal e estadual vão trabalhar  juntos. ” Vamos atrair investimentos, ter um mercado de carbono regulado, investir em hidrogênio verde e gás natural”, afirmou.

A intenção é testar a tecnologia em ambientes industriais e, em seguida, usar essas experiências como forma de estimular a adoção por outras fábricas. “Os empresários precisam conhecer mais sobre a aplicação de novas tecnologias que ganham cada vez mais espaço com o 5G. A maioria das empresas ainda não conhece os benefícios e o potencial da conectividade para aumentar a produtividade e a eficiência, reduzir custos e aumentar a segurança dos processos industriais”, ressalta Igor Calvet.

O Convênio entre a ABDI e o Parque Tecnológico São José dos Campos foi assinado durante jantar oferecido pela FIEAM, logo após a reunião da CAS.  O evento contou ainda com participação do Diretor de Relações Institucionais da Ligga, Vitor Menezes, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marcelo Nunes, e os diretores da ABDI, Perpétua de Almeida e Carlos Geraldo Santana.

@Lula Lopes/ABDI

Crédito:Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – @ disponível na internet 27/03/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!