30/3: Inmetro no webinar sobre barreiras técnicas da OMC e do ePing

0
98
Industrial port and container yard
Webinar irá lançar a versão do Manual sobre Barreiras Técnicas da OMC e do ePing em português
 
Além de divulgar a tradução do TBT Handbook para o português, o webinar também irá ajudar as empresas brasileiras a entender o que são barreiras técnicas e como o governo atua nesse tema. Inscrições abertas até 29 de março
 

Na próxima quinta-feira (30/3), às 10h, será lançado no webinar, a versão em português do Manual sobre o Acordo de Barreiras Técnicas da OMC (TBT Handbook) e da ferramenta ePing, plataforma de realização conjunta da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Centro Internacional de Comércio (ITC, na sigla em inglês).

A tradução do TBT Handbook para o português é resultado da parceria entre a OMC, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio ainda do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). As inscrições vão até quarta-feira (29/3).

Além de divulgar a tradução do TBT Handbook para o português, o webinar também buscará ajudar as empresas brasileiras a entender o que são as barreiras técnicas e informar como o governo atua nesse tema. O manual discorre, de forma didática, sobre o funcionamento do Acordo da OMC sobre Barreiras Técnicas (Acordo TBT), além de trazer informações sobre controvérsias que envolveram a discussão de barreiras técnicas e a função dos pontos focais para o Acordo, papel desempenhado no Brasil pelo Inmetro.
 

O TBT Handbook da OMC faz parte de uma série de publicações dedicadas a explicar cada um dos principais acordos de comércio, chamada “The WTO Agreement Series”.

O Manual aborda o tema das barreiras técnicas e, até recentemente, estava disponível apenas nos idiomas de trabalho da Organização (inglês, francês e espanhol). A versão do documento em português estará disponível em formato digital e gratuito nos sites da ApexBrasil, do Inmetro e da CNI. Além disso, a versão em português também está atualizada com dados e informações até dezembro de 2022.

Também será lançada a versão em português da plataforma ePing. A ferramenta permite consultas do público em geral às notificações de países membros da Organização sobre projetos de leis e regulamentos com potencial de afetar o comércio internacional. A versão em português, primeiro idioma contemplado para além das línguas de trabalho da Organização, contribuirá para ampliar o acesso das empresas brasileiras a informações relevantes sobre os mercados de interesse.

SERVIÇO:

Webinar “Manual sobre barreiras técnicas da OMC e plataforma ePing em português”
30 de março, às 10h
Link de inscrição: clique aqui
Programação: veja aqui

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços com informações da ApexBrasil – 28/03/2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!