Observatório de Pessoal: saiba onde encontrar os dados de pessoal do governo federal

1
247
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou nesta terça-feira, 28, o Observatório de Pessoal, portal de pesquisa de acesso público na plataforma GOV.BR sobre os dados de pessoal do Governo Federal. O evento foi transmitido no canal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no YouTube e contou com a presença da ministra Esther Dweck fazendo a apresentação do recorte de gênero, raça e etnia nos cargos de alta e média liderança no serviço público federal.

Lideranças femininas da Controladoria-Geral da União, Ministério da Igualdade Racial, Instituto Geledés da Mulher Negra, Instituto Alziras, Fundação República.org e Centro de Política Analítica de Amsterdam também participaram do debate sobre os desafios na gestão da diversidade no governo.

Durante a apresentação do recorte, a ministra reforçou que essa é a primeira versão de um relatório de pessoal. “A ideia do observatório e do relatório com esse recorte de gênero, raça e etnia é consolidar uma política de transparência ativa e disponibilizar os dados de forma simples. Estamos em uma nova gestão e em processo de recadastramento de pessoal, portanto, apenas no meio do ano é que teremos uma boa visão sobre como mudou esse perfil”, salienta. Os dados apresentados comparam os números das presenças masculina e feminina em cargos de alta e média lideranças, e o perfil dos ocupantes quanto à idade, estado civil e escolaridade. Também foi apresentado um recorte sobre pessoas com deficiência e de mulheres negras e indígenas na liderança pública.

A ministra destacou o percentual da força de trabalho geral feminina em relação a fevereiro de 2019, caindo de 46% para 45% em fevereiro de 2023. “O período de ausência de concursos gerais e continuidade dos concursos em áreas predominantemente masculinas, como militares e segurança pública, foi um dos fatores que fez o percentual geral de mulheres no serviço público ficar estagnado”, reforça. “E quando olhamos sobre as mulheres no papel de lideranças, nem na média, nem na alta liderança, é proporcional à quantidade de servidoras na administração pública federal e mais abaixo ainda da média feminina da população brasileira”, complementa. 

De acordo com o recorte apresentado sobre estado civil dos ocupantes em cargos de liderança, o relatório do observatório de pessoal apontou que, estatisticamente, a chance de homens com filhos menores de idade exercerem cargos de média e alta gestão é de 3,2 vezes maior do que entre mulheres, nas mesmas condições. “Isso reflete a dificuldade das mulheres em aceitar o cargo ou de serem chamadas a assumir cargos de gestão, porque o trabalho de cuidados geralmente fica com a mulher e ela não consegue ou não pode aumentar sua responsabilidade. Mas é importante que a mulher seja chamada e a decisão de assumir ou não a liderança seja um fator pessoal, e não de incapacidade técnica”, afirma a ministra. 

Após a apresentação do relatório pela ministra, a professora de liderança da People Analystics, Juliana Almeida, apresentou dados gerais sobre liderança feminina dentro do Fórum Econômico Mundial e a importância de alavancar o protagonismo feminino no país. No ranking composto por 142 países, o Brasil ocupa a 93º posição de mulheres no mercado de trabalho e com participação econômica. “É essencial trazermos mulheres para alta liderança e para a formação de cultura organizacional com mais valores e perspectivas diferentes. Podemos enriquecer os discursos que trazem um pertencimento mais representativo da sociedade, especialmente entre as mulheres”, enfatizou.

Observatório de Pessoal

O Observatório de Pessoal reúne, em um só lugar, todas as publicações, painéis, bases de dados e informações de gestão de pessoas da Administração Pública Federal. O Portal disponibiliza ao público dados e informações sobre gestão de pessoas do Governo Federal presentes em bases de dados e páginas de transparência ativa já existentes. No Observatório de Pessoal, o cidadão encontra, ainda, divulgação qualificada de informações sobre a gestão pública de pessoas. A iniciativa é da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do MGI.

Acesse aqui o Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 30/03/2023

1 Comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!