Unimed-Rio transfere usuários fora da capital fluminense para Unimed Federação

38
9512
@internet

Solicitação foi encaminhada à ANS e faz parte de projeto de reestruturação econômica-financeira da cooperativa carioca

A Unimed-Rio solicitou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a transferência de usuários que moram fora da capital fluminense e de Duque de Caxias, mas que usam a sua rede credenciada, à Unimed Federação Rio. Estão incluídos nesse pacote contratos pessoa física. empresariais e de adesão.

Procurada, a Unimed-Rio não informou quantos beneficiários serão transferidos nessa operação. Mas, segundo pessoas a par da negociação, seriam transferidos entre 150 mil e 160 mil dos 720 mil beneficiários da cooperativa carioca.

Em nota, Unimed-Rio informou que não haverá “qualquer alteração adicional ou prejuízo aos beneficiários envolvidos”.

A transferência foi comunicada aos cooperados nesta terça-feira e faz parte do plano estratégico de reestruturação econômico-financeira da Unimed-Rio que está desde 2016 sob direção fiscal da ANS .

A negociação da carteira acontece no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2016 e com vencimento em 2024, que criou condições similares a de uma recuperação judicial para que a operadora pudesse atravessar uma grave crise financeira garantindo a assistência aos seus beneficiários.

– Estamos acompanhando, essa operação com o foco de garantir que sejam mantidas para os consumidores as mesmas condições do contrato, coberturas. Os usuários não podem ter prejuízo. E isso ainda precisa ser melhor explicado pela Unimed-Rio. A ANS pediu documentação complementar e até agora não há nada aprovado. Ainda falta muita informação sobre como essa transferência aconteceria – diz Eduardo Chow, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Rio, uma das organizações signatárias do TAC.

Apesar de implicar em redução do número de beneficiários da cooperativa carioca, a operação deve promover o maior equilíbrio financeiro, reduzindo a chamada sinistralidade, relação em o valor arrecadado com mensalidades e o custo com assistência, que hoje ultrapassa 100%, ou seja, resulta em prejuízo para a empresa, que de janeiro a setembro de 2022 acumulava um resultado negativo de R$ 1,3 bilhão.

O resultado fechado de 2022 ainda não foi divulgado pela cooperativa, havendo inclusive uma ação de cooperados na Justiça para que esses dados sejam submetidos à assembleia. A preocupação é que os prejuízos tenham se agravado no segundo semestre do ano passado.

O resultado fechado de 2022 ainda não foi divulgado pela cooperativa, havendo inclusive uma ação de cooperados na Justiça para que esses dados sejam submetidos à assembleia. A preocupação é que os prejuízos tenham se agravado no segundo semestre do ano passado.

Por dois ciclos seguidos, a empresa está no topo das reclamações devido a problemas de assistência registradas na ANS.

Segundo a agência reguladora, a Unimed-Rio tem 180 planos ativos e 105 suspensos por determinação da agência devido a reclamações de consumidores sobre a assistência.

Crédito: Luciana Casemiro/ Defesa Consumidor de O Globo – @ disponível na internet 24/05/2023

38 Comentários

  1. Estou indignada, com Unimed.Fiz plano Unimed Rio, daí fui migrada para Unimed ferj. Antes dessa migração as terapias da minha filha, estava fazendo normalmente, depois dessa migração eles alegaram que as terapias só poderia ser realizada na cidade do Rio de janeiro,isso é um grande absurdo,pois moro em Cabo frio. Entrei contato com ANS e nada foi resolvido,na verdade ANS não resolve nada, Unimed Ferj é pior desgraça.

  2. Também tenho Unimed Rio. Estou com exames para fazer e cardiologista para consultar, não estão dando atendimento, isso é um absurdo! E me mandaram o Boleto com aumento dia 7 cai na Conta Bancaria! Uma vergonha!

  3. Estou indignada. Todos os meus médicos, clínicas e hospitais estão sem aceitar a Unimed Rio aqui em Rio das Ostras e Macaé. Meu plano aumentou 37% e se quero me consultar preciso pagar de forma particular. Isso é um absurso!

  4. Sou da UNIMED Rio plano Nacional e atualmente resido em Niterói, tive todos os atendimentos, médicos, ambulatoriais e hospitalares cancelados pela Unimed Leste Fluminense que deixou de atender. O que devemos fazer? Quando os atendimentos serão retomados dentro do contratado, não é favor algum.

  5. Sou de Itaboraí e aqui não tem mais atendimento. Tenho exames para fazer, consultas e fisioterapia que foi cancelada na metade do tratamento. Reclamei com ANS e não me deu solução. Só mandou mensagem que o problema já estava resolvido. Só que não.

  6. BOA TARDE, SOU DE ARAÇATUNA-SP , INTERIOR DE SAO PAULO TENHO UNIMED- RJ , EM ARAÇATUBA -SP, CONCELARAM CONSULTA, EM VIRTUDE DA UNIMED RIO, NAO ESTAR REPASSANDO , PAGAMENTO, ISSO E UMA VERGONHA!!!!!!!

    • Procure o Ministério Público Estadual de sua cidade para que, UNIMED RIO seja notificada a prestar esclarecimentos. Denuncie ANS e RECLAME AQUI. Temos que usufruir o direito pago.

  7. Tb estou tendo problemas com a Unimed rio,moro em Nova Iguaçu e os médicos estão tds ligando e cancelando as consultas, os hospitais daqui aonde moro nenhum estão aceitando mas o plano ,pagando caro e sem atendimento, é ninguém se manifesta pra dar uma explicação de como vai ficar essa situação ,muito triste e chateada com td isso

  8. Residente fora do Rio, cliente da UNIMED RIO sem atendimento, ninguém resolve nada, a ANS se faz de lesa e o povo no prejuizo, pagando sem ter nenhum direito. Uma vergonha, atrase o pagamento pra tu ve o que acontece… vamos botar no reclame aqui e na ANS. Meu plano é coletivo por adesão, o Abrigo do Marinheiro precisa se manifestar.

  9. os clientes que moram no RJ devem ser transferidos para Federação Estadual, quero saber como ficarão os que residem em outros Estados?

  10. Também estou passando problemas com a Unimed- RJ e meu plano é Nacional. Perdi atendimento dos meus médicos em Nilópolis e Nova Iguaçú.

  11. Um verdadeiro descaso! Sendo abrangência Nacional deveria atender em todo o território. Sempre fomos atendidas em Nova Iguaçu e agora temos que trocar médicos de anos, e ainda temos que ir para outro município. E pior! Quando telefonamos é um verdadeiro descaso, eles sabem que estão errados e ninguém faz nada!

  12. Tenho tido muita dificuldade em obter atendimento para os meus filhos. Não encontro convênio mais nos médicos e hospitais. Está muito difícil! Meu filho é especial e perdi vários atendimentos médicos.

  13. Em Niterói não estão atendendo Unimed Rio. Um absurdo isso! Fui parar na Unimed Rio por causa da antiga caarj que passou a carteira dos associados para a Unimed. E agora?

    • Um verdadeiro descaso! Sendo abrangência Nacional deveria atender em todo o território. Sempre fomos atendidas em Nova Iguaçu e agora temos que trocar médicos de anos, e ainda temos que ir para outro município. E pior! Quando telefonamos é um verdadeiro descaso, eles sabem que estão errados e ninguém faz nada!

  14. Um descaso muito grande o que a Unimed Rio está fazendo. Todos sem atendimentos clínicos, exames e cirurgia. E nem se quer dão uma satisfação! Mas os boletos mandam corretamente em dia!

  15. Meu marido ia fazer a cirurgia em maio 22 de 2023 foi tirado da maca alegando que faltava dois exames levei ele para fazer um exame não tinha lugar nenhum que fazia tive que pagar mais de r$ 1000 agora eles alegam que a Unimed Rio não vai atender meu marido precisa dessa cirurgia urgente eles inventaram para não fazer a cirurgia

  16. Já que a Unimed Rio passará moradores (fora da Capital e Duque de Caxias), para ‘Unimed Federação’ como vem sendo noticiado, por que não o faz logo? Pois a situação está caótica sem atendimento médico. O assunto, no meu entender, tem que ser mais claro e explicado, incluindo prazos.

  17. Eu com cirurgia marcada vindo a ser cancelada pelo hospital por falta de repasse da Unimed rio.
    Lamentável oque está acontecendo uma falta de respeito com os clientes.
    Sou de Nova Iguaçu.

  18. Em Niterói, a partir de maio/23, consultórios e clínicas não atendem mais Unimed Rio, mas nós continuamos pagando. E aí? Vamos continuar pagando para não termos atendimento?

  19. Em relação aos planos da UNIMED-RIO na região dos lagos, desde o início de maio/2023… não estamos sendo mais atendidos… uma grande falta de respeito com os clientes, tendo em vista que no ato da contratação do plano foi especificado a abrangência de cobertura estadual… enfim.

    • Em Niterói Los atendimentos por consultas estão sendo cancelados sem data para remarcação. O que está acontecendo? ANS precisa se pronunciar e agir com rapidez, afinal pagamos um plano de saúde que não está atendendo os seus requisitos denteada lei.

  20. Os médicos em minha cidade não estão mais aceitando a Unimed Rio. Tive que parar com vários tratamentos, pois não estão mais atendendo a Unimed Rio. Um absurdo.

  21. A Unimed Rio está complicada , ha semanas tento fazer um teste ergométrico e nenhum lugar aceita, já reclamei e nada acontece. Pagamos um dinheirão do plano para nos aborrecer.

  22. Nós, que temos os planos da UNIMED-RIO e residimos na região dos lagos não estamos mais sendo atendidos nas clínicas por aqui, já desde o início de maio. Ou seja, já estamos sendo lesados há um tempo… inúmeros tratamentos interrompidos. As clínicas dizem que estão saindo porque não está havendo repasse.

  23. A Unimed RJ vem gerando uma seria de problemas aos beneficiários

    Apesar da operadora de plano de saúde Unimed-Rio dizer que não haverá prejuízo ao beneficiário, na realidade isso não é verdade, pois muitas criancas no espectro autista estão sofrendo com a redução da rede credenciada. Um complemento absurdo!

    • Eu desde fevereiro tentando uma cirurgia de hernia cervical houve uma demora para autorização e qua do autorizaram dia 26 de maio o material o hospital que terá que comprar, um absurdo pois em julho haverá um aumento coisa que eu nem consigo usar o plano. Triste muito triste

    • Procure o Ministério Público em sua cidade, PROMOTORIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR, para que a UNIMED RIO seja notifcada para prestar esclarecimentos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!