Unimed-Rio transfere usuários fora da capital fluminense para Unimed Federação

3
4510
@internet

Solicitação foi encaminhada à ANS e faz parte de projeto de reestruturação econômica-financeira da cooperativa carioca

A Unimed-Rio solicitou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a transferência de usuários que moram fora da capital fluminense e de Duque de Caxias, mas que usam a sua rede credenciada, à Unimed Federação Rio. Estão incluídos nesse pacote contratos pessoa física. empresariais e de adesão.

Procurada, a Unimed-Rio não informou quantos beneficiários serão transferidos nessa operação. Mas, segundo pessoas a par da negociação, seriam transferidos entre 150 mil e 160 mil dos 720 mil beneficiários da cooperativa carioca.

Em nota, Unimed-Rio informou que não haverá “qualquer alteração adicional ou prejuízo aos beneficiários envolvidos”.

A transferência foi comunicada aos cooperados nesta terça-feira e faz parte do plano estratégico de reestruturação econômico-financeira da Unimed-Rio que está desde 2016 sob direção fiscal da ANS .

A negociação da carteira acontece no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2016 e com vencimento em 2024, que criou condições similares a de uma recuperação judicial para que a operadora pudesse atravessar uma grave crise financeira garantindo a assistência aos seus beneficiários.

– Estamos acompanhando, essa operação com o foco de garantir que sejam mantidas para os consumidores as mesmas condições do contrato, coberturas. Os usuários não podem ter prejuízo. E isso ainda precisa ser melhor explicado pela Unimed-Rio. A ANS pediu documentação complementar e até agora não há nada aprovado. Ainda falta muita informação sobre como essa transferência aconteceria – diz Eduardo Chow, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Rio, uma das organizações signatárias do TAC.

Apesar de implicar em redução do número de beneficiários da cooperativa carioca, a operação deve promover o maior equilíbrio financeiro, reduzindo a chamada sinistralidade, relação em o valor arrecadado com mensalidades e o custo com assistência, que hoje ultrapassa 100%, ou seja, resulta em prejuízo para a empresa, que de janeiro a setembro de 2022 acumulava um resultado negativo de R$ 1,3 bilhão.

O resultado fechado de 2022 ainda não foi divulgado pela cooperativa, havendo inclusive uma ação de cooperados na Justiça para que esses dados sejam submetidos à assembleia. A preocupação é que os prejuízos tenham se agravado no segundo semestre do ano passado.

O resultado fechado de 2022 ainda não foi divulgado pela cooperativa, havendo inclusive uma ação de cooperados na Justiça para que esses dados sejam submetidos à assembleia. A preocupação é que os prejuízos tenham se agravado no segundo semestre do ano passado.

Por dois ciclos seguidos, a empresa está no topo das reclamações devido a problemas de assistência registradas na ANS.

Segundo a agência reguladora, a Unimed-Rio tem 180 planos ativos e 105 suspensos por determinação da agência devido a reclamações de consumidores sobre a assistência.

Crédito: Luciana Casemiro/ Defesa Consumidor de O Globo – @ disponível na internet 24/05/2023

3 Comentários

  1. A Unimed Rio está complicada , ha semanas tento fazer um teste ergométrico e nenhum lugar aceita, já reclamei e nada acontece. Pagamos um dinheirão do plano para nos aborrecer.

  2. Nós, que temos os planos da UNIMED-RIO e residimos na região dos lagos não estamos mais sendo atendidos nas clínicas por aqui, já desde o início de maio. Ou seja, já estamos sendo lesados há um tempo… inúmeros tratamentos interrompidos. As clínicas dizem que estão saindo porque não está havendo repasse.

  3. A Unimed RJ vem gerando uma seria de problemas aos beneficiários

    Apesar da operadora de plano de saúde Unimed-Rio dizer que não haverá prejuízo ao beneficiário, na realidade isso não é verdade, pois muitas criancas no espectro autista estão sofrendo com a redução da rede credenciada. Um complemento absurdo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.