Cronotacógrafo: Inmetro encontra 8,7% de irregularidades

0
239
@reprodução internet
Na sétima semana do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e de seus órgãos delegados fiscalizaram em todo o país, entre os dias 22 e 25 de maio, o uso de cronotacógrafos (equipamento que registra a velocidade e a distância percorrida).
 
Do total de 4.643 equipamentos verificados, 402 foram reprovados, o que representa 8,7% do total verificado.
Durante a ação, os fiscais verificaram se os veículos de carga pesada (peso bruto superior a 4.536 kg) e de passageiros com mais de dez lugares possuíam cronotacógrafos e se estavam com a análise periódica pelo Inmetro regular.

A operação tem caráter orientativo e os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades foram instruídos a corrigir os procedimentos.

 
Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Plano Nacional de Vigilância de Mercado

O Plano Nacional de Vigilância de Mercado teve início no dia 11 de abril e conta com o apoio das superintendências do Instituto no Rio Grande do Sul (Surrs) e em Goiás (Surgo), e dos 24 órgãos delegados nos estados (Instituto de Pesos e Medidas – Ipem). Terá duração de 90 dias, com foco em 13 produtos, um por semana.

Já foram verificados pouco mais de 1,6 milhão de produtos.
 
Além de cronotacógrafos, já foram analisadas máquinas de lavar roupa e refrigeradores, balanças comerciais, kits de GNV, capacetes, bombas de combustível e blocos cerâmicos simples, utilizados em obras.
 
O maior índice de irregularidade até o momento foi dos cronotacógrafos.

Até o final da operação, outros cinco produtos serão verificados na força-tarefa.
 
Fonte:  https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-encontra-8-7-de-irregularidades 27/05/2023
 
@reprodução inmetro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!