ANS aprova transferência parcial de carteira da Unimed-Rio

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@ans reprodução

Adiretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 27/06/2023, o pedido de transferência parcial voluntária feita pela operadora Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro (Reg. ANS 39.3325-1). A partir de 1/07, cerca de 30 mil beneficiários passarão a ser atendidos pela Unimed do Estado do Rio de Janeiro Federação Estadual das Cooperativas Médicas – FERJ (Reg. ANS 31.236-3). A Unimed Ferj manterá, integralmente, as condições dos contratos vigentes, sem qualquer restrição de direitos ou prejuízos para os consumidores.

Serão transferidos beneficiários de planos de assistência médica coletivos por adesão que moram no estado do Rio de Janeiro – com exceção de moradores nos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, que permanecerão na Unimed-Rio.

Para autorizar a transação, a ANS exigiu a manutenção de condições como os valores das mensalidades, as regras de reajuste e a rede de atendimento. Além disso, a reguladora determinou as operadoras façam ampla divulgação a respeito da mudança a todos os beneficiários envolvidos.

Atendimento ao consumidor

Para apoiar os consumidores e prestar um atendimento rápido e efetivo, a ANS disponibilizará um canal específico aos beneficiários da Unimed-Rio/Unimed Ferj. Ao entrar em contato com o Disque ANS, o usuário terá, entre as opções de direcionamento, um número específico para esclarecimento de dúvidas sobre a transferência entre as operadoras. O telefone do Disque ANS é 0800 701 9656 e a ligação é gratuita, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais.

Os consumidores também podem entrar em contato com a ANS pelos seguintes canais:
·         Formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor    

·         Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105    

·         Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país. Confira aqui as unidades com atendimento presencial e faça o agendamento online

  • Quem será transferido da Unimed-Rio para a Unimed-Ferj?

Aproximadamente 30 mil beneficiários – titulares e dependentes – de contratos coletivos por adesão que moram no estado do Rio de Janeiro, com exceção de moradores nos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias, que permanecerão na Unimed-Rio.

  • Quais serão as obrigações da Unimed Ferj?

– Manter integralmente as condições vigentes dos contratos adquiridos sem restrições de direitos ou prejuízos para os beneficiários alcançados pela operação pretendida;

– Não estabelecer quaisquer carências adicionais nesses contratos, bem como de não alterar as cláusulas de reajuste de contraprestação pecuniária, inclusive em relação à data de seu aniversário;

– Manter a rede assistencial já disponibilizada aos beneficiários da atual carteira da UNIMED-RIO, obrigando-se, a partir da celebração deste contrato, a obedecer às disposições previstas no artigo 17 da Lei n° 9.656/98 sempre que houver alteração dos estabelecimentos que compõem a sua rede credenciada;

– Não interromper a prestação de assistência aos beneficiários egressos da carteira da Unimed-Rio, principalmente aos que estejam em regime de internação hospitalar ou em tratamento continuado;

– Comunicar a operação pretendida a todos os consumidores integrantes do grupo de beneficiários federativo por meio de comunicação individual e mediante publicação em jornal de grande circulação na sua área de atuação, após o registro do presente instrumento contratual de alienação voluntária e parcial de carteira no competente cartório;

  • Será necessário assinar um novo contrato?

Não será necessário assinar o contrato novamente. A ANS autorizou a alienação do contrato e, portanto, ele segue tendo validade em seus termos, só que, a partir da data estabelecida, o vínculo será diretamente com a Unimed Ferj, e não mais com a Unimed-Rio.

  • A rede de atendimento mudará?

Você seguirá tendo acesso exatamente à mesma rede atual.

  • A carteirinha do plano vai mudar?

Sim. Os consumidores envolvidos receberão uma nova carteirinha com a logomarca da Unimed Ferj.

  • Como ficam os casos de tratamento continuado ou internações em andamento?

Não haverá interrupção em nenhum destes casos. A Unimed Ferj dará sequência a tratamentos já iniciados.

  • Como ficará o pagamento do plano?

O boleto seguirá sendo enviado para o endereço cadastrado pela administradora de benefícios que gerencia o contrato.

Fonte: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/operadoras/ans-aprova-transferencia-parcial-de-carteira-da-unimed-rio 28/06/2023

23 Comentários

  1. Estou na mesma situação da maioria. Moro em Cariacica/ES, e desde setembro de 2023 não consigo mais consultas eletivas, exames laboratoriais e outros, somente atendimento de emergência. Preciso de uma solução urgente. estou com todo meu tratamento cardiológico e gastro parado.

  2. Moro em Belo Horizonte e cliente da Golden Cross. Meu plano foi acolhido pela Unimed Rio. A partir do dia 23 de março de 2024 a Unimed BH suspendeu todos atendimentos da Unimed Rio.A ANS não dá uma solução e a Unimed Rio também. Pago religiosamente em dia e não tenho atendimento.Como vamos ficar? A ANS é a Unimed Rio teem obrigação de nos informar.

  3. Moro na Serra-ES, e ontem tive a infeliz surpresa de ter meu atendimento bloqueado pela Unimed Rio, em uma consulta eletiva. Meu plano era Golden Cross e migrou para Unimed Rio em 2013, agora o atendimento da minha filha está sendo prejudicado por questões administrativas do convênio, ou seja, a gente paga caro para não ser atendido. Lamentável!

  4. Moro em Jundiaí SP. Meu plano era da Golden Cross e foi transferido para Unimed Rio abrangência nacional. Até julho 2023 fui atendida pela Unimed Jundiaí sem nenhum problema. Para minha surpresa em agosto precisei pagar consulta com médico conveniado pois o atendimento a clientes da Unimed Rio está suspenso na Unimed Jundiaí. As explicações dadas pelas duas cooperativas é que trata-se de PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS!! Novamente o cliente está sendo prejudicado.

  5. Me chamo Rejane sou usuária do plano de saúde da Unimed Rio em BH e hoje, para sua surpresa, tive minha fisioterapia não autorizada. Em contato com a Unimed BH foi dito apenas que os serviços da Unimed rio estavam temporariamente suspensos em BH e que era preciso entrar em contato com a Unimed Rio. Esta, por sua vez, disse que a Unimed BH não estava repassando os pedidos por questões contratuais (não falam o motivo) Estou com medo pois faço tratamento médico a anos pois tenho lúpus e artrite reumatoíde. Como proceder nesse caso. Será que ficaremos a deriva?

  6. Moro em Belo Horizonte, minha mãe é cardiopata de longa data, portadora de artrite e artrose degenerativa com ruptura total do tendão do ombro desde julho com indicação cirúrgica com prótese. A mesma se encontra com fortes dores com analgesia máxima, devido a riscos de complicações renais e com limitações de movimentos. Já tivemos a negativa da UNIMED BH, e agora vamos procurar a Defensoria pública.
    Muita falta de respeito com o ser humano e com o cliente que há mais de 20 anos é fielmente cumpridora do pagamento das mensalidades para então UNIMED RIO, que substituiu a antiga GOLDEN CROSS, que era exímia cumpridora do seu contrato com os clientes.
    Temos que ajuizar uma Ação Coletiva para reunir forças para exercer nossos direitos diante da atual situação.

  7. Meus Caros,

    como fica o atendimento Nacional? Sou morador da Cidade do Rio de Janeiro/RJ, e entendi, pelo comunicado, que nada mudaria. Mas, ao mesmo tempo, fica implicito que “nada mudaria” se fosse morador da Cidade do Rio de Janeiro, e procurasse atendimento NA Cidada do Rio de Janeiro. Como meu plano é Nacional, como fica se viajar e for para outro Estado (Vitória/ES, por exemplo, onde nasci e para onde me desloco 2 vezes por ano ou mesmo são paulo, onde vou frequentemente?) e lá, eventualmente, precisar o Plano de Saúde da Unimed-Rio.

  8. Moro em Nova Iguaçu e aqui em nenhum lugar está aceitando. Sou idosa e não tenho como eu sair daqui para ir ao Rio. Quero uma solução.
    Como vai ficar meu atendimento.
    A Unimed Nova Iguaçu não quer cobrir carência, devido o meu plano não ser compatível.

  9. A Unimed-Rio deixa muito a desejar. Sou de plano empresa, estou tentando receber reembolso , enviei todos os documentos pedidos e foi indeferido. Vou entrar na justiça. Unimed-Rio

  10. Tenho a Unimed rio,mas atualmente estou morando no interior do pr, faco terapias pra meu filho que e autista na forma de reembolso por nao ter profissionais que atendam pelo plano na minha cidade nas infelizmente estou aguardando uma autorização a 3 meses ja fiz empréstimos pra nao parar e perder todo tempo nem ans nem Unimed me dao um retoro como meu filho de 5 anos vai ficar protocolo 39332120230606062126

  11. Estou com sérios problemas com unimed RJ, pois os médicos suspenderam atendimento alegando falta de pagamento.
    Não pago barato, como ficara minha vida com unimed rj.

  12. Essa Unimed é horrível, estou com pedido d uma cirurgia dês d março em análise. Infelizmente vou ter q fazer a cirurgia urgente, e vou ter p pagar d meu bolso. Nem a ANS resolveu meu caso! Vou pagar a cirurgia, pedir reembolso, p depois ver os meus direitos. Pois isso mexeu muito com meu psicológico, só Deus sabe o que passei.

  13. Antigamente eu e meu marido éramos da folder Cross. A ANS nos colocou na Unimed Rio mas moramos em Brasília. Sempre perdemos todas os benefícios que tem para o Rio de Janeiro mas deixamos pra lá. Recentemente começaram os descredenciamentos e fomos perdendo nossa rede de médicos. E agora? Vamos ter que mudar de novo? Fora os reajustes que estão acabando com nossas economias. Não aguentamos mais pagar planos de saúde e depois ficar uma semana procurando por profissionais que nós atendam. Isso está virando uma vergonha. Vendem planos demais e depois nós jogam em qualquer lugar.
    Esse país permite tudo!!!!! Pelo amor de Deus!!!!

  14. Tomei um susto quando recebi um comunicado de reajuste de mais 45% agora pra julho, fui indicada para um corretor, Sr. Wagner Santos, 98101-5395, que me deu um atendimento fantástico e me apresentou uma boa solução através da Prevent, que tem uma rede muito boa e um preço bem menor do que eu estava pagando. Não estava aguentando mais os seguidos anúncios de descredenciamentos do meu plano e esse aumento serviu pra eu tomar a iniciativa de sair.

  15. E para os clientes q ficarem na Unimedrio e estão fora do Rio de Janeiro, como em Sao Paulo, onde houve decadência, descredenciamentos e reducao de atendimentos. Oq acontecera? Haverá investimentos para melhorias e qualificaçoes nos atendimentos? ou será preciso abrir ação jurídica contra a Unimedrio?

  16. Boa noite!
    O plano continuará a ser de abengencia Nacional?
    Ainda não troquei meu endereço, consta que moro no município do RJ, hoje moro no município de Araruama, é preciso trocar?
    E quando for aí RJ, com a nova carteira serei atendida?
    Fico no aguardo;
    Att;
    Maria.

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