Cgcre/Inmetro se mantém signatária do Acordo de Reconhecimento Multilateral da ILAC, do IAF e da IAAC

9
1384
Registros fotográficos das equipes.

CONHECENDO A CGCRE/Inmetro – Parte 3

“Cgcre/Inmetro se mantém signatária do Acordo de Reconhecimento Multilateral (MLA) da International Laboratory Accreditation (ILAC), do International Accreditation Forum (IAF) e da Inter-Americana Accreditation Cooperation (IAAC)”

No período de 25 a 29 de setembro de 2023, a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do inmetro foi submetida à uma avaliação da conformidade segundo à ABNT NBR ISO/IEC 17011:2019, realizada por uma delegação internacional composta por 12 (doze) avaliadores de Organismos de Acreditação congêneres da IAAC. 

Fizeram parte dessa delegação, profissionais do México, Espanha, Colômbia, Equador, Costa Rica, Cuba, Argentina, Uruguai, Canadá e EUA.

Conjuntamente com tal delegação, participaram como observadores, 4 (quatro) profissionais dos EUA, representantes do Governo Americano e do segmento nuclear.

Essa avaliação da conformidade é realizada a cada período de 4 (quatro) anos e é conhecida internacionalmente como “Avaliação de Pares”. O seu objetivo é confirmar a devida manutenção dos acordos multilaterais de reconhecimento em acreditação dos quais a Cgcre/Inmetro é signatária.

A “Avaliação de Pares” é fundamental para propiciar que, através dos acordos internacionais, os produtos e serviços brasileiros sejam devidamente aceitos nos mercados produtivos, bem como aqueles oriundos do exterior, atendam aos padrões de qualidade comprovados através de avaliação da conformidade acreditada.

Os avaliadores internacionais avaliaram as atividades de acreditação da Cgcre no seu escritório localizado em Xerém/RJ, para verificar a implementação do seu sistema de gestão e, em campo, testemunharam a atuação das equipes de avaliadores da Cgcre/Inmetro nas avaliações dos Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) acreditados nos escopos de inspeção, certificação de produtos, certificação de pessoas, certificação de sistemas de gestão, laboratório de calibração, laboratório de ensaio, laboratório de análises clínicas, provedor de ensaio de proficiência e produtor de material de referência.           

Como resultado final da avaliação, a equipe da IAAC se manifestou da seguinte forma:

“El equipo evaluador tiene el placer de confirmar que el funcionamiento general de Cgcre está de acuerdo con los requisitos del documento IAF/ILAC A2 e IAAC MD 002.

 “El equipo de evaluación quedó impresionado con la experiencia del organismo de acreditación en el desarrollo de los esquemas de acreditación, con la automatización de sus procesos y actividades relacionadas con la acreditación, la competencia de sus evaluadores y expertos (especialistas) para cada uno de los esquemas de acreditación.”

“El equipo de evaluación agradece a Cgcre y su personal por su cooperación en los arreglos y la conducción de la evaluación y por la hospitalidad mostrada al equipo durante la evaluación. El equipo evaluador también agradece a los evaluadores externos, y las organizaciones acreditadas de Cgcre que participaron en la testificación de las evaluaciones por su cooperación y hospitalidad.”

A confirmação da equipe da IAAC, além de demonstrar a competência da Cgcre para atuar como Organismo de Acreditação nas áreas de acreditação com reconhecimento internacional descritas abaixo, nos deu a certeza que estamos trilhando pelo caminho correto da Qualidade.

Áreas:

– organismos de certificação de sistemas de gestão da qualidade (ABNT NBR ISO 9001);

– organismos de certificação de sistemas de gestão ambiental (ABNT NBR ISO 14001);

– organismos de certificação de produtos (ABNT NBR ISO/IEC 17065);

– organismos de certificação de pessoas (ABNT NBR ISO/IEC 17024);

– organismos de inspeção (ABNT NBR ISO/IEC 17020);

– laboratórios de calibração e ensaio (ABNT NBR ISO/IEC 17025);

– provedores de ensaios de proficiência (PEP) (ABNT NBR ISO/IEC 17043); e

– produtores de materiais de referência (PMR) (ABNT NBR ISO 17034).

@reprodução inmetro

Com a comprovação do atendimento aos critérios, os Acordos Internacionais foram ratificados nos âmbitos da ILAC, do IAF e da IAAC, colocando a Cgcre em equivalência com os Organismos de Acreditação de outros países.

De forma a mostrar o nosso reconhecimento à equipe de avaliadores e observadores internacionais, proporcionamos no último dia do evento uma visita aos laboratórios de metrologia acústica e de vibração da Dimci.

O encerramento do evento com “chave de ouro”, se deu através de uma degustação noturna da culinária brasileira, num local considerado “cartão postal” do Rio de Janeiro (Baía de Guanabara), onde participaram as equipes de avaliadores internacional e da Cgcre, bem como os observadores.  

Mais uma conquista da Cgcre. Mais uma vitória do Inmetro!!!!!!!!!

Elaboração: Equipe da CGCRE/Inmetro 03/10/2023

Registros fotográficos das equipes.

9 Comentários

  1. A Soldí Ambiental parabeniza o trabalho impecável dos avaliadores Mário Henrique de Moura e Patricia Trentin e do Gestor de Acreditação Hamilton Vieira durante a condução de todo o processo de avaliação de nosso OAC durante a avaliação de pares. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos nós! Parabéns à CGCRE pela manutenção do acordo de reconhecimento multilateral!

  2. Parabéns à CGCRE, cujo resultado já esperado, comprova a competência e seriedade da instituição. Aos que participaram nesse trabalho, nosso reconhecimento. Sucesso.

  3. Ao Gilmar e demais, meu profundo respeito ao trabalho realizado e honrado de fazer parte da CGCRE.
    Que possamos cada vez mais continuar construindo ambiente seguro para a sociedade consumidora

  4. Parabéns ao auditor Gilmar Valle e equipe pela auditoria profunda, técnica, equilibrada, respeitosa e muito bem conduzida durante a auditoria da CGCRE testemunhada pelo ILAC, pelo IAF e pelo IAAC na nossa organização. Parabéns a CGCRE que qualifica seus profissionais para o que mais importa na nossa atividade: credibilidade, competência e valor agregado. Dezée Mineiro DQS DO BRASIL.

  5. Parabéns a todos (as). Uma parabéns especial para a Consuelo, nossa GA na 17034, ficamos muito felizes de ser indicado para a avaliação de pares e, ter sido escolhido pela IAAC. Foi uma experiência muito satisfatória.

  6. Tive um grande prazer em liderar uma das equipes testemunhadas.
    É uma oportunidade excelente para que possamos ter comprovada por terceiros gabaritados a competência da Cgcre e dos avaliadores da Cgcre.
    Parabéns à Cgcre e agradecimentos por fazermos parte das equipes de avaliadores e trabalharmos com colegas competentes que nos fazem fortes e nos dão a oportunidade de aprendizado contínuo.

  7. Parabéns a todos que mantém a Cgcre/Inmetro em seu merecido lugar.
    Muito trabalho, esforço e confiança ontem, hoje e para sempre. Carinhoso abraço.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!