20 de novembro Dia da Consciência Negra: Saiba onde será feriado, ponto facultativo e dia normal de trabalho

10
6397

Governo federal ignora feriados estaduais do Dia da Consciência Negra

Por determinação do governo Lula, servidores federais terão de trabalhar em localidades em que será feriado no Dia da Consciência Negra.

O governo Lula determinou que será obrigatório o trabalho de servidores federais mesmo em estados e municípios em que será feriado neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Em diversos estados e cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, amanhã será feriado, mas a data não é um feriado nacional.

A decisão do governo Lula incomodou expoentes do movimento negro, já que a data é um marco para a defesa dos direitos de pessoas negras e da memória de Zumbi de Palmares.

O Ministério da Gestão afirmou à coluna que seguiu a lei:

“O Ministério seguiu a regra estabelecida pela Lei nº 9.093/1995, que determina os feriados civis e religiosos que devem ser observados pelos órgãos e entidades de Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo: (I) os declarados em lei federal; (II) a data magna do Estado fixada em lei estadual; (III) os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, fixados em lei municipal; (IV) os feriados religiosos, que são os dias de guarda, declarados em lei municipal, em concordância com a tradição local e em número que não ultrapasse quatro, já contabilizada a Sexta-Feira da Paixão”.

Crédito: Guilherme Amado / Metrópoles – @ disponível na internet 20/11/2023

Dia da Consciência Negra: Saiba onde será feriado, ponto facultativo e dia normal de trabalho

Inmetro

Dia 20 de Novembro

Rio de Janeiro

Feriado – Lei 4007/2002

Rio Grande do Sul

Não é feriado

Goiânia

Não é feriado

Brasília

Ponto Facultativo

 

Saiba mais :  g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/11/08/dia-da-consciencia-negra-veja-em-quais-estados-20-de-novembro-e-feriado.ghtml

ASMETRO-SI 14/11/2023

10 Comentários

  1. Isso é até bíblico, a reparação dos danos causados aos negros, ainda não é suficiente pois as vagas é cargos importantes ainda tem a maioria ocupados por Brancos, os negros ainda estão esclavizados mentalmente!

  2. Se o pobre branco é discriminado imagina os descendentes dos escravos que os senhores brancos compravam e os tratavam como se fossem animais e até escolhia o escravo com porte físico forte pra ser o reprodutor e assim criar seus escravos em suas fazendas.
    Os escravos não eram considerados cidadãos.
    O mínimos que pode fazer para resgatar essa divida justamente por serem seres humanos

  3. Feriado sem noção tem que ter o dia do leiteiro dia do batateiro feriado sem noção falo isto sou mulata este feriado serve só para dizer nossa você e negro coitado

  4. Negros, brancos, índios, nordestinos, sulistas, pobres, ricos, gordos, magros, baixos, altos, feios, bonitos, homos, héteros e sei lá mais o quê…
    Quando vamos parar de criar diferenças/divisões?
    Que tal o dia da consciência humana?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.