O objetivo principal deste trabalho é levantar os principais obstáculos a serem vencidos para regulação dos pontos de recarga, doravante denominados Sistemas de Abastecimento de Veículos Elétricos – SAVE e avaliar o uso dos documento OIML G22 (setembro de 2022) – “Electric Vehicle Supply Equipment (EVSE) – “Metrological and technical requirements, Metrological controls and performance tests”, ISO 17019:2022 – “Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de veículos elétricos”, comparando-os com outras regulamentações internacionais, considerando principalmente os aspectos atinentes a metrologia legal.
Como objetivos secundários, faremos uma breve contextualização sobre a tecnologia de veículos elétricos e postos de recarga, abordando temas como quantitativo, interoperabilidade e tecnologias dos plugues para conexão focados no mercado nacional.
O trabalho consiste num estudo comparativo de artigos e documentos de vários países, em especial Estados Unidos, União Européia e China, para entender os desafios apontados e soluções encontradas, sobretudo de padronização, visando os SAVE
acesse o ariigo>>> Desafios na implantação do controle metrológico legal no Brasil em sistemas de abastecimento de veículos elétricos – SAVE
Crédito: Vitorio, Isac ; Abreu, Kauã; Simões, Karen; Castro, Laila/ alunos do curso técnico em metrologia do Inmetro/IFF e Ozanan, Rodrigo orientador