Beneficiários da Unimed-Rio passarão a ser atendidos pela Unimed Ferj

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Transferência total de carteira foi aprovada em reunião nesta terça-feira, 05/03, e será realizada em abril. Atendimento aos beneficiários não será interrompido

Na manhã desta terça-feira, 05/03/2024, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniu-se com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Unimed-Rio, Unimed Ferj, Unimed do Brasil e Central Nacional Unimed, entes que assinaram o Termo de Compromisso feito em novembro de 2016 com a operadora Unimed-Rio. Os participantes concordaram e assinaram a decisão de que a Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médio do Rio de Janeiro LTDA fará a transferência de todos os seus beneficiários para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro – Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj).

A Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde. A ANS ressalta que a realização da transferência de carteira não poderá acarretar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários.

Na reunião, ficou acordado que a Unimed Ferj:

1. Ficará responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio;

2. Contratará da Unimed-Rio todos os serviços operacionais para suportar essa fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024, de acordo com a necessidade a ser apontada pela Unimed Ferj;

3. Arrendará o hospital e o(s) pronto(s) atendimento(s) da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo equipamento arrendado, levando em consideração os compromissos previamente firmados.

De acordo com dados de janeiro de 2024, a Unimed-Rio possui 452.598 beneficiários em planos de assistência médica e 33.150 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos. Todos serão transferidos para a Unimed Ferj a partir do próximo mês de abril, de acordo com o calendário que será informado em breve pelas operadoras envolvidas.

ANS 06/03/2024 ( https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/ beneficiarios-da-unimed-rio-passarao-a-ser-atendidos-pela-unimed-ferj )

57 COMENTÁRIOS

  1. Já tem algum grupo formando para nos unirmos e enfrentar essas dificuldades no atendimento e esse Absurdo de aumento, de deram o nome de Ajuste. Isso tem que ser questionado na justiça. Temos que nos unir com o pessoal do Rio e as pessoas que tem esse plano em BH, Brasília etc. Se ficarmos parados a tendência é piorar. Se tiver algum grupo formado, coloque o link aqui por favor.

  2. Infelizmente nada está bom, aqui em Brasília não estou conseguindo marcar exames, tenho que ficar mas de 2 horas no telefone , e no final nada e resolvido. Aqui dois laboratório que realiza exame de sangue e de imagem não atende mas o convênio. Tudo mentira quando falaram que nada iriam afeta para nós. Temos que nos unir e colocar na mídia na televisão. Vamos ver ser alguém nós socorrer, antes que sejam tarde..

  3. Impotência, desrespeito, lesada, enganada, usurpada, nem sei quais palavras usar pois, ainda corro o risco de ser chamada de mal educada.
    Não consigo falar com a tal Unimed Ferj
    Mas, recebem meu pagamento. Interessante!
    Pago e não tenho direito a consultas e exames, aqui, em BH.
    Como qualificar essa situação?

  4. Falta de respeito sem tamanho. Se alguém se prontificar em criar um grupo no whastapp e postar o link aqui a fim de criar uma ação coletiva, participarei. Minha vó tem quase 80 anos, está sem atendimento há meses, com vários problemas de saúde, pagando um boleto altíssimo que chega todos os meses. Já fez boletim de ocorrência, porém nada é efeito. É um descaso tamanho que ninguém se importa a não ser que se faça doer no bolso, então façamos.

    • Eu topo fazermos um grupo e ação coletiva, fazendo q sejamos incorporados a Unimed de cada município de origem, mantendo a categoria nacional. Pois tínhamos um plano nacional e pelo q vejo a Unimed Ferj é regional, só atende o Rio. Assim como muitos sou oriunda da Golden Cross, que me comprou da Blue Life.

  5. Bom dia!
    Sou ex-cliente, tenho 71 anos e ex Golden Cross e Unimed Rio também,
    E estou na mesma situação que os demais com a falta de respeito ao cliente dos planos de saude Unimed Rio Ferj.
    Em 8/4 fui até a ANS que disse para aguardar 15 dias para resolver a situação do não atendimento em BH mas que eu deveria continuar pagando os boletos.
    Recebi por e-mail carteirinha Unimed Ferj, Guia medico 600 pgs no Rio de Janeiro,
    pelo menos não encontrei nenhum em BH. E recebi 2 boletos mês 05/24 via correios e via e-mail também em nome da UNIMEDRIO, afinal que bagunça é essa?
    Não consigo comunicar ou retorno nos endereços indicados pela Unimed Ferj.

  6. KDE as respostas ,estamos as meses sem poder consultar e nem uma explicação,uma falta de respeito com as pessoas até quando isso .

    • Concordo Geraldo .eu já recebi o número novo da carteirinha da Unimed ferj.porem em BH não atende em lugar nenhum.tenho vários exames ,consultas marcada e teve que cancelar.e você liga pra Unimed rio , Unimed ferj.e não te respondem.temos que fazer alguma coisa..

  7. Eu e meus irmão estamos pagando as mensalidade a quatro meses sem conseguir atendimento, os controles médicos todos atrasados, só vejo uma saída fazer um movimento em frente a ANS aqui em Belo Horizonte R. Paraíba, 330 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG,
    vamos espalhar essa ideia, precisamos chamar á atenção da imprensa e opinião pública.

  8. Absurdo a Unimed RJ, ser transferida para a Unimed Ferj, e os clientes não serem atendidos no intercâmbio, e com os boletos sendo enviados mensalmente, e todos pagando e não tendo atendimento, de saúde. Esse é o retrato cruel da Justiça do Brasil, ninguém quer saber dos consumidores.

  9. Meu plano de saúde era Golden a 35 anos foi par Unimed Rio estou sem atendimento não da para confia na ens não fãs nada moro em Belo Horizonte

  10. PESSOAL VAMOS ENTRAR COM AÇÃO COLETIVA, TAMBEM ESTOU SEM ATENDIMENTO DESDE O FINAL DE FEVEREIRO, NO CASO TAMBEM ERA GOLDEN CROSS E AQUI SOMOS 04 NO CONVENIO, ENTÃO DEVEM IMAGINAR O VALOR DAS FATURAS, E TEM VINDO RIGOSOSAMENTE NA DATA PARA PAGAMENTO

    • Boa noite.
      Realmente precisamos fazer alguma coisa. Estamos sendo prejudicados e pagando mensalidades sem atendimento. Podíamos criar um grupo no watssap para discutir uma ação.
      Élia – Belo Horizante

    • Bom dia, Meire Albina. Minha situação aqui em BH é a mesma sua, exceto que comigo tenho uma dependente. O boleto para pagamento também não tem sido enviado. Parece-me existir má-fé por parte da Unimed-Ferj, talvez com o objetivo de deixar-nos inadimplentes e, com isso, amparar uma causa para cancelamento do contrato. Conte comigo para uma ação judicial coletiva sugerida. João Azevedo.

  11. Usuários que possuem a Unimed Rio e residem em Belo Horizonte, como podemos nos unir para tentar resolver esses atendimentos negados? Isso é muito sério gente…temos direitos.

  12. Bom dia pessoal! sou de Belo Horizonte/MG e passei constrangimento ao tentar realizar consultas médicas, as quais foram negadas. Os exames não estão sendo autorizados. Também não consigo contato nem com a UNIMED-RIO nem com a UNIMED-FERJ. Estou começando a achar que isso possa ser uma estratégia para perdermos os direitos adquiridos por muitos, assim como eu, que temos planos antigos (Golden Cross) que não contam com coparticipação. Precisamos nos unir e levar isso para a mídia e também para a Delegacia do Consumidor! absurdo o que estamos passando e inclusive tomei conhecimento que não estão atendendo nem casos de urgência aqui em Belo Horizonte.

  13. Minha mãe é cliente da Unimed-Rio, desde a época em que foi transferida da falida Golden Cross, em BH/MG, para então, Unimed-Rio.
    Fomos surpreendidas quando, no início do mês de março/2024, tentei marcar para ela uma consulta com um dermatologista e todas as tentativas de atendimento foram negadas, com a informação de que a Unimed-Rio havia deixado de ser atendida em Belo Horizonte/MG.
    Minha mãe está desamparada, até então e tivemos que pagar a consulta e exames para ela.
    Um absurdo e verdadeiro descaso, pois as mensalidades estão em dia! E ainda, sem nenhum comunicado sobre a situação. Quanta falta de respeito! Isso é crime!!!
    Liguei para a Central de atendimento e disseram que a tal Unimed-FERJ, comprará a Umimed-Rio. Que teriam até 30/04/2024, para resolverem a situação. Enquanto isso deveríamos preencher um formulário para resposta de atendimento em uma espera de 14 dias, para consultas e se fosse o caso de urgência, o hospital seria obrigado a atender. Ou seja, teremos de passar pela humilhação de pedir, pelo amor de Deus, para o hospital deferir o atendimento. Que horror!
    Hoje, 02/05/2024, tentei ligar para a Unimed-Rio, 8 vezes e a ligação não se completa.
    Não tenho condições de continuar a pagar consultas particulares para minha mãe.
    Estamos em dia com os pagamentos das mensalidades e exigimos uma solução para o problema.

  14. Eu também sou de BH, me encontro no momento em Curitiba na casa de minha filha, mas daqui a pouco voltando, assustada com essa situação, sem atendimento por aqui também. A gente é senhora passível de adoecer e pior pagando convênio médico e sem pelo jeito com nossos direitos garantidos,! Saúde é vida! Meu Deus! O que vai ser de nós?Wania Lúcia, beneficiária da Unimed Rio

  15. Estou sem atendimento desde 01/03
    Também sou ex Golden Cross onde a Unimed Rio adquiriu Aqui em Curitiba ninguém atende ao ligar na Unimed FERJ ou Rio VC fica numa fila de + de 1 HR águardando para não ter nada pedem para passar emails solicitando garantia de atendimento mentira nenhuma resposta nada liguei na ouvidoria melhor fechar a ouvidora pois não fez nada também simplesmente meu plano não foi migrado e tem que aguardar bem eles que aguardem o processo que vou mover ANS tbm uma vergonha acho que eles como liberaram a compra deveriam exigir o correto funcionamento e não ficarmos abandonados
    VERGONHA está impossível utilizar os serviços desde 01/03/2024 vou me precaver com um.bom processos judicial pois pelo jeito essa ANS só serve para multar em tratando de ajudar o cidadão nada

  16. A Unimed rio parece ter cancelado o número de contato 40203861 ,ligo e disse q não existe.
    A ans nada resolve.
    Será q teremos q pagar Mais um boleto e nada d e atendimento?? Brincadeira viu.
    Precisando fazer montão de exame e consultas e nada.
    Indignada

  17. A unimed está abusando da confiança que depositamos desde 1988,com a saída do Hospital
    Belo Horizonte. O prazo anunciado finda em abril atual. Em maio próximo sem qualquer manifestação ,tomaremos medidas jurídicas extremadas contra a referida empresa sobretudo pediremos intervenção judicial contra a estelionatária Unimed Ferj. Não há mais que esperar posto que estamos quitando boletos com parcelas de 1098.00 sem atendimento e pagando cardiologista com consulta particular caríssima que determinaram cobrar dessa Unimed. Vamos aguardar que providências serão tomadas no próximo mês. Ou querem enfrentar o judiciário por estelionato.

  18. OI PESSOAL DE BH E OUTRAS REGIÕES, VAMOS NOS JUNTAR E PAGAR UMA EQUIPE DE EXCELENTES ADVOGADOS PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA DA UNIMED RIO E UNIMED BH. COM UM POUCO DE CADA UM TEREMOS PELO MENOS UMA RESPOSTA. ESTAMOS FALANDO DE VIDAS, DE SALVAR VIDAS. QUEREM NOS MATAR. PRECISAMOS FAZER ALGO. QUE VOCÊS ACHAM? E AS UNIMEDS DE SP E OUTROS ESTADOS DEVERIAM FAZER O MESMO! PENSEM NISSO.

  19. Tive 3 consultas canceladas !
    Preciso fazer controle
    Pedido de fisioterapia desde fevereiro não foi liberado! Ana disse que não haverá prejuízo para os cooperados! Mas já tendo

  20. Meu pai com 86 anos e minha mãe com 81 e totalmente desamparados pela Unimed Rio. Os dois precisando de fazer exames, pois têm diabetes e passando por esse total descaso. Isso está gravíssimo. Caso de polícia!!!

  21. Também era Goldem Cross e foi transferido para Unimed Rio e que falaram vão mudar para UNIMED FERJ, mas pelos comentários essa UNIMED FERJ não tá valendo de nada, mas os boletos chegam e estão sendo pagos por todos usuários em dia. Sem atendimento em BH inclusive até em caso de urgência como iremos fazer? ANS vai fazer alguma coisa? Se tiver um problema de urgência o que vou fazer? Aguardo resposta.

  22. Estou em situação idêntica, era da Golden Cross desde 1984, que em 2013 foi passada para a Unimed Rio e agora transferiram para esta Unimed FERJ que se recusou em 2 consultas minhas agora em abril, não aitorizou um simples exame de sangue, urina e outros exames. É necessário que a ANS intervenha, para isto serve a agência

  23. Tenho 60 anos e pago essa Unimed rio desde 1993. Não consigo atendimento e não sei como vou fazer , meus boletos estão todos pagos antes do vencimento. Cadê a Ans????? Vergonha esse país. Tinha q ser um país comunista vagabundo mesmo!!!!!!

    • Eu também era da Golden Cross. Estamos sendo timados pela Unined Rio….desde fevereiro sem atendimento e pagando boleto de mais de mil reais. Um absurdo. Isso é um roubo!

  24. Infelizmente me negaram atendimento no hospital felicio rocho no pronto socorro. Entrei c o formulário de garantia de Atendimento para 3 exames já fazem mais de 1 mês e nada. A ans nada adianta.., não resolve . Estou sem atendimento total em bh. Porém os boletos todos chegando e todos pagos. Vergonha. A Unimed disse q tá havendo a transição no mês de abril,porém não recebi nem 1 email deles. Estou revoltada e descoberta . Indignada demais. Esse é o nosso Brasil

  25. Prezados compartilho da mesma situação, minha sogra idosa com problemas diabetes, entre outros, não esta conseguindo ser atendida pela Unimed de BH. Primeiro quando a Golden foi comprada deveria ter passado um informe para os consumidores, clientes, se aceitaria prosseguir na Unimed Rio, e não o fizeram. Agora essa vergonha como outros reclamam boleto vem, mas a prestação de serviços não.

  26. Tbem sou cliente há mais de 25 anos da antiga Golden Cross, que passou para Unimed Rio e agora “Unimed Ferj”. Precisando de levar uma biópsia de exame feito para médico e não consigo. A Unimed BH ja avisou que consultas com Unimed Rio estão suspensas. Já entrei várias vezes em contato, sem retorno. A única coisa que falam e para aguardar retorno…o boleto está em dia, mas até quando vamos ter que esperar??? E uma falta de respeito com os clientes. Indignada com essa situação

  27. Aqui em Porto Alegre estamos sem atendimento , já houve a migração e a Unimed Ferj disse que não sabe quando irá disponibilizar as carteirinhas digitais ,ou seja ,sem atendimento algum ,e pagando em dia para a Unimed , vergonha , absurdo total , abandono ,e sem respostas…

  28. Unimed Curitiba cancelou todas as liberações de exames e consultas. Minha mãe tem 80 anos. Diabetica e cardíaca. Precisa fazer retirada de tumor maligno. Era GoldenCross. Dizem q não haverá prejuízo. Já está sendo prejudicada. Quem vai resolver esse impasse?

  29. Absurdo e falta de respeito! Tivemos q gastar hoje no hospital 1.200,00 e pagando em dia o boleto da Unimed rio. Queremos reembolso, não pode ficar assim!

  30. Sou de Bh, tinha um oftamologista marcado para hoje, me ligaram dizendo que foi cancelada a consulta, não consigo ser atendido pela unimed rio nem unimed ferj. a ans também, minima atenção.

  31. Aqui em BH um caos.Simplesmente sem atendimento desde Fevereiro, e agora que estamos no mês de Abril, e que a Unimed Ferj diz que irá fazer a transição.Teve todo o mês de Fevereiro e resolveu fazer agora.E nem adianta reclamar na ANS.Tenho várias reclamações protocoladas, mas resolver a nossa situação de falta de atendimento, não resolvem.

  32. Moramos no Rio grande do Sul,minha filha de 17 anos tem AME TIPO 2 ,se trata a 15 anos na parte de pediatria da santa casa de porto alegre, ( hospital Sto Antônio) ,minha filha desde que nasceu tem o mesmo convênio ,que antes era GOLDEN Cross, e depois virou Unimed Rio ,por conta deles , então a anos somos Unimed rio ,temos um convênio pessoal física individual,com quarto privativo ,abrangência nacional e pagamos muito caro por isso, justamente para manter minha filha com um tratamento digno ,pois bem ,sexta feira passada levamos ela para consulta com seu pneumologista que acompanha ela a 15 anos ,e simplesmente estava proibido os atendimentos na santa casa que fossem UNIMED RIO , ninguém nos avisou com antecedência,fomos de Sapucaia do sul até Porto Alegre de ambulância para nada ,e lá ficamos sabendo disso ,uma total vergonha ,pois pagamos religiosamente o.convenio em.dia e só nós sabemos o quanto é pesado esse valor ,como ficará isso agora ?????? A Unimed Ferg vai assumir minha filha como.cliente ? Vão liberar os procedimentos que ela precisa ,ela usa traqueostlsomia e ventilação mecânica em casa ,ela terá a assistência a que tem direito ?????

  33. Tenho 77 anos, sou do Rio e vim a BH a trabalho. Tenho o plano Unimed Rio de abrangência nacional. Precisei fazer cirurgia cardíaca no Hospital Madre Teresa, que atende Unimed Rio, onde fiquei internada por 42 dias e preciso de acompanhamento pós-cirúrgico e fisioterapia cardio-respiratória. A Unimed Rio autorizou os exames, fisioterapia e consultas, mas é blefe, pois toda a equipe médica que me atendeu, assim como os laboratórios e a clínica de fisioterapia alegam que a Unimed Rio nada liberou.
    Estou com vários telefonemas protocolados e me mandam para outras cidades para dar continuidade ao tratamento. Como??? Todo meu prontuário está no Hospital Madre Teresa, em meio a tratamento e não tenho movimentação livre para viajar.
    As mensalidades do plano estão em dia e a uma altura dessas da vida devo ter prioridade. Caso venha a me acontecer algum problema de saúde decorrente a não cumprimento de tratamento, presença às consultas, troca de medicação e a tudo relacionado aos problemas que estou enfrentando, como cirrose hepática e baixa de plaquetas, responsabilizo unicamente a Unimed, que deixou de cumprir seu contrato com o cliente, deixando-o ao léu. Devendo portanto, a isso responder legalmente.

  34. Absurdo, há pouco tempo passamos por esta mesma situação… agora temos que enviar e-mail para “garantir atendimento” sendo que estamos em dia com as mensalidades (e a resposta do email só no prazo de 3 a 10 dias). Estamos totalmente perdidos, sendo ignorados…

  35. Em 2023, essa porcaria de unimed Rio foi suspensa e agora, 2024 a mesma merda!
    Estamos pagando!!!!!!!!!!!!!!!
    Cadê as autoridades pra chamar esses caras na responsabilidade?
    I R R E S P O N S Á V E I S.

    • Em belo horizonte sem atendimento, mas boleto chegando . Abandono total, minha mãe e irmão desamparados . E a ANS qu deixou chegar neste ponto, o que fará?

  36. Minha mãe não pôde fazer uma cirurgia também, eu em tratamento oncológico, tudo suspenso, os hospitais, clínicas e médicos em BH não atendem, o mesmo caso que várias pessoas relataram, a Unimed BH joga para Unimed Rio e assim, os bons pagadores que somos é quem pagam, pela incompetência da má administração, agora estamos aqui, perdidos, nada que resguardem os nossos direitos, como a ANS deixou chegar neste absurdo, para somente agora passar para a Unimed Ferj e nem há data prevista ainda em abril.
    Fica aqui a minha indignação.

  37. Eu, meu marido, meus filhos meus pais idosos, estamos sem atendimento da Unimed Rio, não conseguimos nenhuma consulta eletiva e infelizmente não temos ninguém que possa no informar, sobre o que fazer, a Unimed Rio fala que a Unimed BH que não quer atender, e a Unimed BH, joga para a Unimed Rio, e aí o que vamos fazer?

  38. Eu estou aguardando a realização de uma cirurgia de coluna, desde julho de 2023. Reclamei na ANS não adiantou. Entrei na justiça, e a juíza alegou que eu não corro risco de vida. Permitiu o direito da Unimed responder, agora deu a liminar para a cirurgia ser realizada, mas a Unimed colocou no processo uma guia de internação com vencimento da senha terminando. A diretoria atual é muito suja.
    Eu continuo aguardando, e seguindo com minha vida limitada a minha casa, pois sinto fortes dores ao caminhar.

    • D Maria, ingresse na justiça. Somente do meio de 2023 até o momento, entrei em 6 casos identicos. A UNIMED não respeita o contratante e vai enrolar a sra por muito tempo.

  39. Absurdo e descaso com beneficiário, pagando plano em dia e está sem atendimento, isso é uma falta de respeito.ANS tem que tomar providências, pois não poderá interromper os atendimentos devido essas transições. Em BH não está atendendo nenhum lugar.

  40. Gostaria de saber como vão ficar os beneficiários de são Paulo antiga Golden cros, pois estamos sem hospital, laboratórios e medicos

  41. Eu e minha esposa estamos pagando mais de CINCO MIL REAIS por mês à Unimed Rio, e estamos tendo que pagar todos os médicos à parte.
    Espero que nosso calvário finalmente termine.

    • Infelizmente irá piorar, pois a UNIMED FERJ terá que agregar todos os associados da UNIMED RIO de uma única vez, com a mesma rede, fora os casos de tratamentos parados a espera de resolução, sugiro ver o mercado, porque ta pagando caro. Cintia SegurosFAz

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