Saiba como ficará a migração de todos os clientes da Unimed-Rio para a Unimed Ferj

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Unimed-Rio

FAQ – Migração de Todos os Clientes da Unimed-Rio para a Unimed Ferj

Por que estou migrando de operadora?

Em função de uma aprovação da ANS para a transferência de toda a carteira de clientes da Unimed-Rio para a Unimed Ferj.

Qual a diferença entre Unimed-Rio e Unimed Ferj?

Ambas fazem parte do Sistema Unimed, o maior sistema de cooperativismo médico do Brasil e do mundo. A Unimed Ferj torna-se, com essa mudança, a maior operadora de planos de saúde do estado do Rio de Janeiro, com presença em 92 municípios fluminenses. Já a Unimed-Rio, a partir de agora, deixa de ser uma operadora de planos de saúde e passa a prestar serviços médicos e assistenciais.

Que clientes estão inseridos na migração?

Ao todo, serão transferidos todos os mais de 485 mil beneficiários, entre titulares e dependentes, de todos os tipos de contratos hoje vinculados à Unimed-Rio (contratos pessoa jurídica, pessoa física, por adesão e exclusivamente odontológicos).

Dúvidas referentes ao contrato

Meu contrato muda? Preciso assinar de novo?

Não será necessário assinar o contrato novamente. A ANS autorizou a migração do seu contrato e, portanto, ele segue tendo validade em seus termos, só sendo alterado o vínculo com a Unimed-Rio para a Unimed Ferj.

Vou mudar de plano e de rede?

A rede permanece igual, sem qualquer alteração. Em função da mudança de operadora, pode haver mudança no nome do seu plano, mas a rede permanecerá a mesma, independentemente de haver mudança no nome do plano.

Minha carteirinha será trocada?

Com a mudança de Operadora, o cartão do plano também vai mudar. Desta forma, o cartão emitido pela Unimed-Rio deixará de ser utilizado, sendo substituído pelo da nova Operadora. Na Unimed Ferj, o cartão de identificação é exclusivamente digital e é acessado por meio do Aplicativo da Unimed Ferj (App Unimed Cliente). 

Você receberá todas as informações sobre como acessar e utilizar em breve. 

Mas atenção: até que seja cumprida todas a migração e você receba as orientações da Unimed Ferj sobre seu novo cartão, você poderá utilizar a carteirinha e os serviços da Unimed-Rio normalmente. 

Haverá mudança nos prazos de carência?

Não haverá mudanças. Os prazos de carência do seu plano espelharão a condição do plano anterior. Ou seja, não há qualquer risco de acréscimo ou modificação destes prazos. 

Tive um filho e ainda não o incluí como meu dependente. O que devo fazer?

A partir da migração de seu contrato, o pedido deverá ser feito diretamente à Unimed Ferj. 

Tenho opcionais contratados. Meu contrato será migrado com os opcionais contratados?

Sim. Não haverá qualquer mudança em relação a isso.

Tenho um plano dental contratado. Ele também será migrado?

Sim, tanto os contratos de saúde que incluem planos odontológicos, quanto os contratos exclusivamente odontológicos serão migrados para a Unimed Ferj.

Com a transferência, poderei ter a inclusão de novo período de Cobertura Parcial Temporária (CPT)

Não. Conforme comunicado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a transferência dos planos entre a Unimed-Rio e a Unimed Ferj não impactará em novas contagens do prazo de Cobertura Parcial Temporária (CPT) do seu plano. Ou seja, haverá aproveitamento total dos prazos já cumpridos. Importante: o beneficiário que ainda estiver em período de Cobertura Parcial Temporária (CPT), irá cumprir o tempo restante na nova operadora.

Dúvidas referentes à assistência à saúde

Minha cobertura assistencial na rede de hospitais e laboratórios permanecerá a mesma?

Sim. Não haverá qualquer mudança por conta da migração.

Haverá mudança no padrão de acomodação (enfermaria ou apartamento)?

Não haverá mudanças no padrão de acomodação do seu plano (enfermaria ou apartamento). Ele permanecerá o mesmo do plano de origem.

Tenho uma cirurgia já autorizada pela Unimed-Rio com senha dentro da validade. Essa autorização permanecerá válida ou precisarei dar entrada em novo pedido após a migração?

As senhas de autorização não utilizadas até a data da migração perdem a validade após a exclusão/cancelamento do contrato no sistema da Unimed-Rio. Sendo assim, o cliente deverá solicitar nova liberação diretamente a sua atual operadora de saúde, a Unimed Ferj.

Em casos de pacientes internados, como fica a permanência no hospital após a migração?

Não haverá alteração na permanência no hospital por conta da migração. O que determinará a permanência ou a alta do paciente será a avaliação médica da equipe do hospital.

Tenho exame já autorizado pela Unimed-Rio e agendado com prestador, essa autorização permanecerá válida após a migração?

As senhas de autorização não utilizadas até a data da migração perdem a validade após a exclusão/cancelamento do contrato no sistema da Unimed-Rio. Sendo assim, o cliente deverá solicitar nova liberação diretamente a sua atual operadora de saúde, a Unimed Ferj.

Estou realizando um tratamento oncológico, como fica após a migração?

O tratamento segue mantido com as mesmas condições na nova operadora.

Tenho terapia em andamento, autorizada pela Unimed-Rio. Precisarei solicitar nova autorização?

Antes da migração: Estando o contrato ativo no sistema da Unimed-Rio até a data de migração, os tratamentos autorizados podem ser realizados.

Após migração: Estando os contratos já excluídos/cancelados no sistema da Unimed-Rio, o cliente deverá solicitar nova liberação com sua nova operadora de saúde, a Unimed Ferj. 

Dúvidas referentes a questões financeiras

O valor da minha mensalidade será alterado?

Não haverá mudanças no valor do plano devido à transferência. 

As hipóteses de alteração do valor do plano são as aplicações dos reajustes, anual ou por alteração de faixa etária, exatamente nos mesmos termos do plano Unimed-Rio. 

Importante: Caso o mês-base de aplicação do reajuste anual ou de mudança de faixa etária por algum dos beneficiários coincida com o mês em que ocorre a transferência, o valor da mensalidade será alterado. Contudo, essa atualização da mensalidade não terá relação com a transferência, mas com a aplicação do reajuste. 

Como fica o recebimento do boleto? No mês da migração, devo quitar, aguardar ou receberei outro boleto?

O valor da minha mensalidade será alterado?
Como fica o recebimento do boleto? No mês da migração, devo quitar, aguardar ou receberei outro boleto?

Nada muda em relação ao boleto, seja em valor ou data de pagamento. Pague normalmente seu boleto na data de vencimento já conhecida.

Após a migração, existem dois casos:

  • Quem tiver contratos pessoa física ou empresarial seguirão com os boletos sendo emitidos pela Unimed Ferj.
  • Em casos de contrato adesão, nada muda, ele continuará sendo emitido pela sua administradora de benefícios.

Importante: certifique-se sempre que o boleto foi realmente emitido pela sua operadora.

*Informação atualizada no dia 13/03/2024.

Como fica o demonstrativo do Imposto de Renda em 2024?

Como a migração ocorrerá após o exercício fiscal, você precisará retirar o comprovante com a Unimed-Rio (no nosso caso é com IBBCA), excepcionalmente para o IR 2024. No período adequado, faça contato com a Unimed-Rio para retirar seus comprovantes. 

 Dúvidas referentes a canais de atendimento

 Devo entrar em contato por telefone com a Unimed-Rio ou a Unimed Ferj?

Não é preciso! Se você pensou em ligar para falar sobre a migração, não é preciso entrar em contato por telefone com as centrais de atendimento da Unimed-Rio, nem da Unimed Ferj.

Todas as respostas que você precisa neste momento estão nesta página aqui, e os atendentes das nossas centrais não possuem informações adicionais.

Aguarde mais informações logo mais!

Todos os clientes serão contatados em breve sobre os desdobramentos dessa migração para a Unimed Ferj, mas pode ficar tranquilo que o seu acesso aos serviços de saúde não será afetado!

Tenho uma solicitação de Garantia de Atendimento em andamento, qual operadora me atenderá?

A partir da migração do seu contrato, todos os atendimentos serão realizados pela Unimed Ferj, inclusive referentes a pedidos feitos antes dessa data. 

Fonte: www.unimedrio.com.br/faq-migracao-total-de-clientes-para-a-unimed-ferj/

20 Comentários

  1. Sou de Belo Horizonte e não consigo me consultar no Hospital Belo Horizonte, pois está suspenso os atendimentos para com a UnimedRio.

  2. Estou em Recife em tratamento medico pós parto e uma cirurgia seríssima .
    E dondoca para a noite ficamos desamparados .

    Um absurdo. Total descaso para com o cliente. Se não tinha condições não fariam a fusão.

  3. Moro em Juiz de Fora MG e tenho a Unimed Rio omega faz muitos anos. Tinha médicos marcados e não pude fazer meus exames pois a Unimed Rio não é mais aceita aqui. De repente fiquei sem atendimento nenhum. E a Unimed Rio não explica não está nem aí tentei falar com todos os telefones e até a ANS que autorizou esta migração não dá solução nenhuma é um absurdo a falta de respeito por nós pessoas de bem que nunca deixamos de pagar o plano .É um absurdo não temos a quem recorrer. Cada uma de nós tem suas demandas médicas e tudo fica por isso mesmo. Esse país está acabando!

  4. Sou do plano da Unimed Rio em Porto Alegre-RS. Estou pagando o boleto em nome da Unimed Rio a qual não está mais sendo aceita por qualquer profissional ou instituição. Desde o mês de março estou sem assistência. Em razao disso preciso saber quando receberei a Carteira da UNIMED FERJ, ou se terei que ir buscá-la em juízo?

  5. Deste de agosto 2023 não temos atendimento médico e clinico em Vitória-ES, pois o intercambio da UNIMED RIO com a UNIMED VITÓRIA foi suspensos por falta de pagamento por parte da UNIMED RIO.

    Infelizmente o boleto chega todos os meses, mas não temos atendimento algum para conseguir marcar consulta eletiva eu tenho que apelar para o SUS.

    Infelizmente o pessoal da UNIMED RIO faz cara de paisagem e envia respostas prontas como estivesse tudo normal e não está. estamos sem Plano aqui.

  6. Estamos sem atendimento pela Unimed Rio em Juiz de Fora desde o dia 26/02/24. Tinha consulta agendada desde o final do ano passado e perdi. Não consigo fazer exames de sangue, consultas, nada! Mas o pagamento segue em dia e os boletos chegando. E nada de migrarem meu plano e nem de me informarem uma previsão de quando isso acontecerá. Um absurdo! Uma questão administrativa interna JAMAIS deveria afetar o atendimento do consumidor, principalmente no que se refere à saúde.

  7. Temos Unimed rio e desde agosto não temos atendimentos ambulatoriais ou exames liberados em Vitória – Espírito Santo . Somente a emergência . Mas o desconto permaneceu em dia.

  8. Belo Horizonte sem atendimento unimed rio desde 23/02/24 tratamento oncologia interrompido por tempo indeterminado, aí fica a questão o câncer espera tbem? Falta de respeito com os pacientes. Um absurdo.

  9. Estou sem atendimento em Belo Horizonte e hospital? Estou sem atendimento a meu psiquiatra, estou cor dor de cabeça sem medicação, posso ir em algum hospital urgente?

  10. Em Sao Leopoldo, minha mãe tinha consulta médica agendada há 2 meses e ontem foi à consulta mas não a atenderam. Foi informada que esta Unimed nova não permitia atendimento na região do Vale dos Sinos.

  11. Não há em São Paulo, nenhum atendimento pela Unimedrio, até q a migração sejá efetivada. Estabelecimentos com HSanp, Laboratórios, Hosp Cema, dentre tantos outros estão com atendimentos interrompidos por dividas da Unimedrio e aguardando a definição e acertos com a efetiva migração. Até mesmo tratamento oncológico que não devem, e não podem serr interrompidos, não esta havendo atendimento, sem nenhum parecer da UNIMEDRIO ou UNIMEDFERJ. Reembolsos pendentes de agosto de 2023, outro liberados à mais de 30 dias, sem pagamento dos referidos reembolso. Descaso TOTAL

  12. Tenho um pedido de reembolso desde novembro de 2023. Ainda não recebi. Como fica o reembolso? Minha esposa também pediu e não recebeu ainda.

    • Não há em São Paulo, nenhum atendimento pela Unimedrio, até q a migração sejá efetivada. Estabelecimentos com HSanp, Laboratórios, Hosp Cema, dentre tantos outros estão com atendimentos interrompidos por dividas da Unimedrio e aguardando a definição e acertos com a efetiva migração. Até mesmo tratamento oncológico que não devem, e não podem serr interrompidos, não esta havendo atendimento, sem nenhum parecer da UNIMEDRIO ou UNIMEDFERJ. Reembolsos pendentes de agosto de 2023, outro liberados à mais de 30 dias, sem pagamento dos referidos reembolso. Descaso TOTAL

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