O mês de Abril traz um importante debate e chamado à conscientização: O combate à crueldade contra os animais. Conhecido como Abril Laranja, o mês busca debater a temática e alertar tutores, protetores, autoridades e a comunidade.
Trata-se de uma iniciativa mundial idealizada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), que visa conscientizar sobre os maus-tratos que cães, gatos e outros bichos são vítimas diariamente.
O dia 04 de Abril é um dia cheio de significado para os Protetores, pois é o Dia Mundial dos Animais de Rua.
A data foi lançada por organizações holandesas como uma forma de ajudar a diminuir o número de animais abandonados. Apesar de não ser uma data oficial, diversas organizações ao redor do mundo aproveitam para chamar atenção aos cerca de 600 milhões de animais de rua do planeta.
Cães e gatos de rua não fizeram essa escolha. Eles foram abandonados pelos donos, nasceram nas ruas ou simplesmente se perderam. Frequentemente, ficam mal alimentados, sofrem de calor ou frio extremo e de doenças. São perseguidos por pessoas hostis e violentas.
Qualquer ação que cause sofrimento, dor ou lesão a um ser vivo é considerada crueldade. Muitos podem ainda ser vítimas de abandono, agressão, condições precárias de vida, falta de alimentação e água. É essencial reconhecer e denunciar essas práticas para proteger nossos companheiros mais vulneráveis.
Você conhece as Cinco Liberdades dos Animais?
Quem é tutor de um pet precisa estar atento às Cinco Liberdades dos Animais, uma diretriz do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que busca garantir boas e dignas condições de vida para cada pet.
- Liberdade de Fome e Sede: acesso a água fresca e alimentação adequada.
- Liberdade de Desconforto: ambiente confortável e abrigo adequado.
- Liberdade de Dor, Lesão ou Doença: cuidados veterinários e prevenção de enfermidades.
- Liberdade de Medo e Estresse: condições que promovam o bem-estar emocional do animal.
- Liberdade de Expressar Comportamentos Normais: espaço e estímulos para comportamentos naturais de cada espécie.
Felizmente, aqui no Campus, nossos protegidos se sentem seguros, são cercados de atenção e cuidados.
Muitas adoções emocionantes aconteceram e continuam acontecendo desde a formação do grupo, há bem mais de uma década!
Felizmente, a questão vem ganhando cada vez mais espaço, e, coincidência ou não, acaba de ser lançado um filme com o famoso ator Mark Wahlberg, mas o astro mesmo é Arthur – um valente cão vira lata.
O filme “Uma Prova de Coragem” (Arthur The King no título original) é baseado na verdadeira e notável história real de Mikael Lindnord e um cachorro de rua chamado Arthur enquanto eles participam de uma corrida de aventura na República Dominicana. O filme é baseado na corrida real de Lindnord no Equador, focando em como o cão une a equipe nas partes difíceis da corrida. Apesar da morte de Arthur por câncer em 2020, sua memória e legado são o foco do filme e chamam a atenção para a vida de cães vira-latas em todos os lugares.
Durante as filmagens de “Uma Prova de Coragem” na República Dominicana, o ator Simu Liu, inspirado com a história do filme, adotou uma vira-lata a quem deu o nome de Chopa.
Sites pesquisados para essa postagem:
- https://www.uniaoquimica.com.br/novidades/abril-laranja-e-a-prevencao-dos-maus-tratos-aos-animais/
- https://blog.cobasi.com.br/abril-laranja/
- https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2021/03/04-de-abril-dia-mundial-dos-animais-de-rua/#:~:text=04%20de%20abril%20%C3%A9%20o,o%20n%C3%BAmero%20de%20animais%20abandonados.
- https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/04/05/arthur-a-historia-emocionante-do-cao-que-fez-uma-maratona-quase-impossivel.htm#:~:text=Durante%20as%20filmagens%20de%20%22Uma,adotou%20uma%20vira%2Dlata%20Chopa.
Seja você também um Protetor!
Contamos com suas doações e seu voluntariado nas ações do dia a dia!
Para contribuir com o trabalho dos Protetores de animais do campus, doações de medicamentos, caixas de transporte, coleiras, guias, potes etc., são super bem-vindas! Participe dos bazares e das rifas.
PIX do Protetores: [email protected]
Contatos/Informações via whatsapp > 55.21. 98382-7555
Para saber mais, clique no link abaixo e leia as matérias já publicadas: asmetro.org.br/portalsn/category/protetores-de-animais/
Seja um voluntário protetor! Procure a Secretaria da ASMETRO-SI ou escreva para [email protected]