Alckmin: Presidente em exercício destaca importância do Inmetro na defesa econômica e conformidade no Encontro Mundial da Indústria de Colchões

0
240
@cadu Gomes / VPR

Encontro Mundial da Indústria de Colchões

Na tarde desta quinta-feira (13),o presidente em exercício no Rio de Janeiro,discursou no 1º Encontro Mundial da Indústria de Colchões, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol).

Ele destacou a importância social e econômica da indústria de colchões como fonte geradora de emprego e renda no Brasil, e agradeceu o apoio do setor ao Estado do Rio Grande do Sul, com a campanha “Colchão Solidário”, que já viabilizou 230 mil colchões para o estado.

Esse segmento industrial produziu 35 milhões de peças em 2023, resultando em R$ 18,3 bilhões para o setor – um aumento de 4,9% nas vendas em relação ao ano anterior, o que Alckmin atribuiu à melhora de renda da população. 

O presidente em exercício destacou oportunidades oferecidas pelo governo para o impulsionamento da atividade produtiva, como o programa Brasil Mais Produtivo, que disponibiliza R$ 2 bilhões para a digitalização de empresas brasileiras destes portes; e o Depreciação Acelerada, que oferece incentivos para a renovação de máquinas e equipamentos do parque industrial brasileiro.

Ele enfatizou o impacto positivo dessas iniciativas para a economia e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 14/6/2024


Inmetro participa de encontro internacional da Indústria de Colchões

Evento foi promovido pela ABICOL para discutir questões do setor colchoeiro
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou nos dias 13 e 14/06 do 1° Summit da Indústria de Colchões, encontro internacional realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL), na cidade do Rio de Janeiro.
 
A temática do evento foi ‘O Futuro Sustentável dos Colchões e como o Brasil, os Estados Unidos, a Turquia e países da Europa estão se preparando para a nova realidade’. Reuniu fabricantes de colchões e fornecedores de produtos e serviços para o setor colchoeiro, nos mercados nacional e internacional.
 
O encontro teve a participação do Presidente da República em exercício e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Representando o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, esteve presente o diretor de Avaliação da  Conformidade, João Nery.
 
Em seu discurso, Alckmin destacou a importância do trabalho do Inmetro: “O Inmetro vem trabalhando de forma dedicada, evitando a importação de produtos de baixa qualidade, zelando pela conformidade, cuidando não somente do consumidor, mas também da indústria e do comércio”.
 
O presidente em exercício também destacou a importância da utilização de colchões de qualidade para o sono adequado da população.
 
“Como médico, posso pontuar a importância do sono para a saúde. Uma noite bem dormida pode proporcionar mais longevidade e prevenir doenças neurodegenerativas”.
 
banner-colchoes.jpg
Em seu discurso, o presidente da ABICOL, Rodrigo Miguel de Melo, falou das expectativas de entendimentos para uma produção mais sustentável no setor colchoeiro brasileiro.
 
“Essas questões são para agora. Esse evento é significativo para o setor, pois gera oportunidades para insights e estratégias para avanços sustentáveis que estão remodelando a nossa indústria. Estamos transformando o futuro, ampliando o impacto social e ambiental de maneira significativa e sustentável, com tecnologia, designers econômicos e inovação”, disse Rodrigo.
 
O assessor técnico da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro, Marcelo Monteiro, ressaltou em sua fala o papel do Instituto através da Lei 9.333 de 20/12/1999, as motivações da regulamentação compulsória e como o Instituto está disponível para prestar informações e atendimento à indústria.
 

Marcelo Monteiro, da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro, durante o encontro internacional da indústria de colchões, no Rio de Janeiro
 Fizeram uso da palavra, também, o Sr. Ryan Trainer, presidente da International Sleep Products Association (ISPA), o Sr. Osmar Guller, presidente da International Mattress Industry Association (IBIA) e o Sr. Frederick Lauwaert, presidente da European Bedding Industries Association.
 
Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, o evento proporcionou ao setor um conhecimento mais aprofundado das atividades do Inmetro e fortaleceu a indústria colchoeira. Márcio Brito concluiu que “a certificação de produtos no mercado, respaldada pelo Inmetro através de rigorosas avaliações laboratoriais e do sistema de qualidade brasileiro, assegura a comercialização de produtos seguros e de alta qualidade”.
 
Programação
 
O evento contou com palestras das principais associações colchoeiras do mundo, realizações de painéis para dissolução de dúvidas e contribuições intelectuais do setor. As atividades foram finalizadas no início da tarde desta sexta-feira, 14.
 
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-participa-de-encontro-internacional-da-industria-de-colchoes 14/6/2024

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!