Fantástico: Inmetro testa a qualidade dos colchões de espuma vendidos no país

0
1470
@reprodução internet

Inmetro testa a qualidade dos colchões de espuma vendidos no país e 10 empresas são reprovadas em todos os testes

Foram avaliados quatro critérios: as informações da etiqueta, dimensões, a densidade e o teor de cinzas.

O Inmetro testou a qualidade dos colchões de espuma vendidos no Brasil e dez empresas ficaram reprovadas em todos os testes. Foram avaliados quatro critérios: as informações da etiqueta, dimensões, a densidade e o teor de cinzas.

1º critério: Informações da etiqueta

De acordo com Hercules Souza, do Inmetro, essas informações variam, são 17 ao total e elas podem ser desde o CNPJ do fabricante até o local em que ele foi fabricado propriamente dito. Entre as informações talvez mais relevantes é o selo de conformidade do Inmetro ou selo do Inmetro, como é conhecido pela população.

É avaliado se as dimensões estão corretas.

3º critério: densidade

Neste critério, é checado se o colchão é firme ou é mole. “Até que ponto o colchão responde a esse movimento de sentar, deitar-se sobre ele. Essa informação é importante porque o consumidor se apropria dela para fazer a compra adequada do seu colchão. O peso e altura dele deve ser considerado na hora de comprar um colchão em função da sua densidade”, diz Hercules Souza.

4º critério: teor de cinzas

Ele avalia o grau de impureza dos colchões. A espuma deve queimar toda, sem deixar resíduos. Segundo o Inmetro, para que um produto seja aprovado, ele só pode ter até 1% de impurezas.

Resultado

Dos 98 fabricantes analisados, 72 foram reprovados em pelo menos um dos critérios. E, dos 134 modelos, 108 não passaram em um ou mais testes. Um índice alto, de 80%. Todos os fabricantes foram notificados e as empresas tiveram prazo de cinco dias para enviar uma resposta ao Inmetro.

Do total, dez empresas foram reprovadas em todos os testes:

  • Bello Box Comercio de Colchoes Ltda
  • Bruno A.A. Brasileiro
  • Celiflex Industria de Colchoes Ltda
  • Colcho Arte Móveis
  • Grifflex Conforto Ltda
  • Industria e Comercio de Moveis Copas Ltda
  • Lord Colchões e Cama Box Ltda
  • Selecto Industria de Colchoes S/A
  • SP Moveis.com Ltda
  • Village Industria e Comercio de Moveis e Colchoes Ltda

Os fabricantes das marcas reprovadas em todos os testes não responderam ao Inmetro.

A associação que representa a indústria de colchões disse que incentiva e apoia as iniciativas de fiscalização conduzidas por órgãos reguladores. E que está aprimorando as normas técnicas de colchões, com o foco na segurança e satisfação do consumidor.

O Inmetro disponibiliza na internet uma plataforma digital e gratuita, para denúncias e relatos de acidentes domésticos. O objetivo é registrar os problemas e melhorar os testes feitos na instituição, buscando garantir um sono de qualidade.

Crédito: Programa do Fantástico do dia 23/6/2024 / Rede Globo – @ disponível na internet 24/6/2024

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!