Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estiveram, na manhã desta segunda-feira (8/07), na sede da Unimed do Estado do Rio de Janeiro – Federação Estadual das Cooperativas Médicas, a Unimed Ferj.
O objetivo foi falar sobre o crescimento do número de reclamações de beneficiários a respeito de problemas como dificuldades para obtenção de boletos, de acesso à carteirinha do plano e de recebimento de reembolso.
A diligência foi coordenada pela diretora de Fiscalização (DIFIS), Eliane Medeiros, que contou com a companhia da gerente-geral de Operações Fiscalizatórias, Carolina Gouveia, do gerente de Boas Práticas, Frederico Cortez, do chefe do Núcleo da ANS no Rio de Janeiro, Leonardo Fisch, e da servidora da Coordenadoria de Fiscalização Planejada, Luana Calda
“Esse tipo de ação tem caráter educativo e busca solucionar problemas antes que sejam necessárias medidas mais gravosas por parte da reguladora. Para a ANS, o mais importante é o consumidor ter um canal de comunicação eficiente com a operadora e ter sua assistência garantida, dentro dos prazos determinados pela Agência, e com qualidade”, ressalta a diretora da DIFIS, Eliane Medeiros.
Pela Unimed Ferj, participaram da reunião o diretor-presidente, João Alberto da Cruz; o gerente Jurídico, Carlos Frinhani; o superintendente executivo, Ralf Batista; e a gestora de Regulação, Ana Paula Poly.
Os executivos da operadora se comprometeram a rever processos e a melhorar a comunicação com seus clientes, de forma a reduzir danos para os consumidores.
Desde 8/04/2024, a Unimed Ferj é responsável pela assistência aos ex-beneficiários da Unimed-Rio. Atualmente, a operadora conta com 480.434 beneficiários em planos de assistência médica e em planos exclusivamente odontológicos.
Agência Nacional de Saúde Suplementar 9/7/2024
Realmente, um aumento absurdo e um péssimo atendimento: poucas redes credenciadas, descredenciamento de consultórios, laboratórios, eu irei mudar de plano imediatamente, pois além de caro não tem atendimento, uma dificuldade danada para achar redes credenciadas, autorização de exames, conversar com os atendentes nem pensar, muito ruim!!
Estou aguardando reembolso desde janeiro de 2024. A documentação enviada na época com os dados e comprovantes desapareceram
Agora devo começar do zero e estão exigindo dados que eu não tenho ,como por exemplo ,o código da minha cirurgia, o número na escala do procedimento, dados antes não pedidos e eu nem os tenho e desconheço.
Um aumento absurdo, fora da lei e um atendimento criminoso que estão dando aos associados ! Um serviço de merda!
Que desgaste, assinatura do meu contrato foi dia 29/02, vigência seria 14/03…
Comecei marcar as consultas de rotina, 4 meses após a contratação do plano e mesmo assim é só stress, simples consulta ou um simples exame de análise clínica não se consegue autorização pelo aplicativo, tendo que ligar e ficar em alguns casos mais de uma hora, isso quando não fico sem a consulta ou o exame, tendo que retornar no dia seguinte. Ao invés de contratar um plano para cuidar da saúde, contratei um problema.
Meu Filho é Autista Severo e Cadeirante de 19 anos, ganhou LIMINAR JUDICIAL em ABRIL/22, ela só foi ser CUMPRIDA em OUTUBRO/22. Em 17 de Outubro de 24 foi SUSPENSO dos seus TRATAMENTOS MULTIDISCIPLINARES por falta de Pagamento da Unimed Río(JUNHO, JULHO, AGOSTO e SETEMBRO). E até esse Momento estamos em Casa Aguardando o Judiciário fazer o Bloqueio.
Será que meu Filho tem Algum Direito?
Empresa descomprometida com a ética. Tive de ouvir da atendente que a FERJ não tem nada a ver com a Unimed Rio e que os casos em andamento que estavam pendentes na Unimed Rio simplesmente morreram e a FERJ não ia fazer nada. Absurdo pois essa escolha pela migração não foi do consumidor
A ANS diz que fiscaliza, mas nada faz. Estou tentando um reembolso desde agosto do ano passado de procedimento obrigatório pelo contrato e a Unimed não resolve. Sempre uma desculpa diferente e SAC inexistente. Inclusive, no novo app não há canal para pedido de reembolso.
Unimed ferj quebrando todos os limites contra o código de defesa ao consumidor. O pior de tudo é que não há possibilidade de comunicação com essa empresa desrespeitosa, e quando conseguimos, sempre falamos com atendentes que não possuem autonomia para resolver problemas. O mais recente é ter que levar um filho numa consulta médica numa cidade longe de o de eu moro, chegando lá, tivemos a surpresa de saber que a consulta não poderia ser realizada, pois constava falta de pagamento, porém o pagamento já tinha sido realizado a 5 dias atrás. Mas a maior surpresa ai da foi, após 10 dias, retornar ao mesmo médico e novamente ficar sabendo que a consulta não poderia ser realizada pelo mesmo motivo. Essa empresa nociva ainda teve a falta de vergonha de reajustar a mensalidade em mais de 200 reais, para prestar um serviço de péssima qualidade e desrespeitar seus clientes de todas as formas.
Toda minha indignação e repudia contra as ações desta empresa que fere profundamente o codigo de defesa do consumidor
É um absurdo tudo isso que estão fazendo com nosso dinheiro. Pagamos um plano para se ter um atendimento de qualidade, comparado ao SUS, agora a pergunta é para onde vai todo esse dinheiro? O plano teve um reajuste absurdo de 20% , meu filho por exemplo, possui problema neurológico e necessita de tratamento, não pode ficar sem plano de saúde pois dependendo da gravidade , muitas vezes necessita de atendimento de urgência. Por isso me sujeito apagar esse plano, que por sinal, não possui qualidade nenhum em seus atendimentos, inclusive a prestação de atendimento é uma bosta. Hoje por exemplo, estive em uma consulta com meu filho pela segunda vez e não consegui atendimento, pois a secretária me informou que ao passar a carteirinha, constou que o “cliente se encontra com pagamento em aberto” , absurdo, o plano está pago, não atraso , e é a segunda vez que passo por esse constrangimento. Como se não bastasse, moro distante, peguei chuva , com uma criança de 8 anos .
Certamente terei que mover uma ação judicial por descaso com atendimento a uma criança, foram duas vezes, que me desloquei com meu filho da minha cidade para não ser atendida , sendo que o plano está em dia.
Não indico a Unimed Ferj, não possui nenhuma competência com a qualidade a saúde do paciente!
Meu comentário é este, o plano saiu da unimedrio que era uma porcaria e mudou para unimedferj que até agora não fez nada , tem carteirinha virtual, mas não dão informações sobre credenciadas , os exames que eram cobertos pela unimedrio agora precisei pagar , não é justo pagar um plano e ter que pagar exame de sangue. Mas o boleto eles não esquece já recebi o meu presente. Em pensar que que eu era da golden cross por mais de 30 anos e desde 2013 tenho que viver com esse pesadelo. Sai um ruim e entra outro igual ou pior.
Boa Noite ,plano do meu neto Tb, teve um aumento abusivo,, de 422. Pra 591reais um absurdo.
Me incluo nas reclamações de todos. Call center não atende. Carteirinha zero. Consultórios não querem atender a Unimed ferj
Terrível. N consegue falar com a Central. Outra coisa gravissima reajuste de 20%, dizendo ser ajuste técnico. Nao concordo . Meu contrato não reza essa cláusula
Espero que esta visita consiga melhorar a relação desta Unimed com os seus usuários. Não recebo boletos, não posso .é consultar pq estou em Vila Velha, no ES. O intercâmbio foi interrompido e não podemos nos consultar com nossos médicos e só possuímos direito a emergência
Um absurdo! Pago plano há 30 anos e estou vulnerável pela incompetência destes. Volto a reclamar pq nada.mudou deste o anos passado.
Realmente, fiz uma solicitação de autorização para uma exame no dia 29/05/24 para minha esposa Deise de Oliveira Moura até hoje não obtive resposta. Não tem exigência, o que mais me estranha é isso….
Minha irmã passou a ser atendida pela Unimed Ferj, de forma automática, apesar de residir em Brasília e depois de três meses ainda não recebemos a carteira digital e o boleto de pagamento só foi disponibilizado na véspera do vencimento. Total desrespeito ao cliente!
BOA TARDE
SOU UNIMED RIO À MAIS DE 10 ANOS E ACHO UM ABSURDO TER QUE PAGAR SR 4.745,78,NÃO RECEBO
ESTE VALOR PARA MINHA SOBREVIVÊNCIA, GOSTARIA DE QUE FOSSE REVISTO O QUE ESTOU PAGANDO.
COMO TAMBÉM NÃO RECEBO OS COMPROVANTES PARA EFETUAR OS PAGAMENTOS, SOU OBRIGADA A IR NA AG UNIMED,TENHO 19 PARAFUSOS NA PERNA E FICA UM SACRILÉGIO TER QUE PEGAR PARA EFETUAR O PAGAMENTOS, MAIS UMA VEZ,IMPLORO QUE FOSSE REVISTO MEU PAGAMENTO ,AJA VISTA QUE ESTA SENDO DIFÍCIL EU CONTINUAR PAGANDO ESTE VALOR.
ATT
KADIGE CADER DA SILVA
Verdade, minha mãe com 93 anos ficou sem consulta eletiva devido falta da carteira. Pegar os boletos só pela internet depois de várias tentativas, poderia ser mais fácil. O plano dela era Unimed Rio, que foi para Unimed Ferj
Fiscalização ou visita?
Uma agência reguladora mantida com verba pública, povo, jamais poderia permitir o aumento dos planos coletivos acima da inflação. Essas operadoras expulsão seus clientes com mais de 60 anos com aumentos anuais de mais de 20 %
Se a inflação está na casa de 4%, os juros a 10,5%, porque os contratos dos planos coletivos tem aumentos abusivos com permissão da ANS? Então nossa inflação é mentirosa, ou os planos de saúde tem carta branca para não cuidar dos idosos.
a Unimed Ferj , está plano tem muitas dificuldades de atender os clientes da Unimed Rio , muitas clínicas que realizam exames pedidos por diversos médicos , não querem atender pela Ferj , laboratórios e consultas médicas em consultório alegam que a Unimed Ferj não renovou o contrato , o governo do Rio deveria intervir nessa situação ou a ANS , pois os clientes estão perdidos , e muitos pedidos de reembolso que eles não reembolsam aos clientes a meses , eu já tentei ligar para a Unimed Ferj , fiquei 10 duas tentando ligar e eles não atendem , e uma verdadeira bagunça
Acabei de ficar mais de 15 minutos no telefone e não fui atendida. Escutei dezenas de vezes a voz que me mandava “embora”. Os canais disponibilizados são horríveis. O plano este mês de 1.600 reais foi para 1.960,00. E daí?! Não encontro quem faça o exame da minha irmã, uma pessoa de 82 anos que não sabe se defender.
E o aumento? Muito alto!!!
Lamentavelmente, a unimed Ferj não respeita os direitos dos beneficiários.
Enviei msg p a UNIMED FERJ há mais de uma semana , sem respostas.
Faz 25 dia que pedi autorização pa realiza uma ressonancia de joelho e ñ consigo aqui em São Paulo capital quondo procur
[email protected] o um especialista ñtem pareçe alguns endereços ñ atende pela Unimed ferj
Tem mais. Não atendem a nossa ligação e nem no ZAP.
Carteirinha n° 0 972 023448400001 9. Lilian Maria Papera de Azevedo Dias. Aguardando um retorno né vcs.
Faço parte de mudança. Estou aguardando o retorno do atendimento da Rede Dor, suspenderam e até o momento não estou sabendo pq e TB estou aguardando a autorização de uma cirurgia. Espero que isso ocorra logo. Pago esse valor desse plano para ter acesso a Rede Dor. Carteirinha n° 0 972 023448400001 9. Lilian Maria Papera de Azevedo Dias. Aguardando um retorno né vcs.
É um absurdo isso. Fora o reajuste de 21por cento.eu recebo menos de um salário mínimo como vou pagar esse plano de saúde que é antiga Golden Cross. Eu acho um roubo isso. Se foi aprovado 6.91 por cento.
É tudo uma enganação, com ela autorizou esse aumento absurdo de 20%
Verdade. Acho que eles estão meio perdidos, na área de atendimento. Tanto no Call Center quanto na ouvidoria. Nenhum desses setores dão solução as reclamações. Desde 31/05 venho solicitando a correção do valor do primeiro boleto de pagamento enviado pela Unimedferj. Foram reiteradas vezes esses contatos sem solução. Recebemos o boleto do mês 07 com o mesmo erro. Para não virar bolo de neve, efetuei assim mesmo o pagamento com o aumento de 20% retroativo aos meses de maio e junho. É um falta de respeito para com o usuário e tbm para o funcionário atendentes que não recebem retorno do setor competente.
Aumento, abusivo no valor do plano de saúde, um aumento de 45%, migração sem comunicação previa, somente informando que já foi migrado, cobrança indevida,uma balbúrdia, e aí a quem reclamar… Falo da Unimed, isso onde sou cliente a mas de 03 décadas, absurdo