Prezados Sindicalizados do ASMETRO-SI,
Gostaríamos de informar que, conforme discutido na 3ª Reunião da Mesa Específica e Temporária INMETRO e INPI, realizada em 26 de julho de 2024, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) junto com a Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) e a Secretaria de Gestão e Planejamento (SGP) ficaram responsáveis pelo envio de uma proposta detalhada, incluindo parâmetros e tabelas remuneratórias para as carreiras do INMETRO e INPI, para AFINPI, ASMETRO-SI, CONDSEF, INMETRO e INPI.
Até o presente momento, no entanto, não recebemos qualquer informação sobre a proposta que será enviada aos servidores das duas autarquias para avaliação.
Relembramos alguns dos parâmetros mencionados na reunião do dia 26, ainda que sem detalhamentos completos:
- As tabelas das autarquias terão 20 níveis.
- A Gratificação de Desempenho será reestruturada para uma Gratificação Única.
- As tabelas remuneratórias do INPI e do INMETRO serão semelhantes.
Na referida reunião, a CONDSEF reforçou o pleito do ASMETRO-SI sobre a distribuição 80/20, enquanto a Diretoria do INPI enfatizou a necessidade de reestruturação da carreira conforme o pleito oficializado pelo MDIC à ministra do MGI, equiparando as tabelas remuneratórias dos Analistas de Comércio Exterior do ministério.
O ASMETRO-SI destacou a importância de um tratamento isonômico com as carreiras de gestão e regulação, solicitando esclarecimentos sobre o enquadramento nos 20 níveis, o step entre os níveis, e como será feita a transição da atual gratificação para a Gratificação Única.
Tão logo recebamos as informações do MGI, o ASMETRO-SI as disponibilizará e marcará uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para apreciação e decisão dos servidores do INMETRO.
ASMETRO-SI 30/7/2024
É óbvio que estes reajustes para algumas carreiras vem da boa vontade do governo e o perfil daqueles que reivindicam (vide: Receita Federal, PF, PRF, Banco Central…) então só meu ver, podemos pedir, fazer greve, entre outras coisas e o governo não está nem aí, portanto não vejo por esse lado, os servidores do INSS pode servir de exemplo, e tantos outros órgãos de menor expressão, digo os que não fazem parte da elite do serviço público.(Regina/Inpi)
Engraçado que eles tiveram tempo de fazer ontem nova proposta de 23% para os servidores das agências, carreira que está se mobilizando e lutando por reajustes melhores, enquanto a nossa está pacientemente aguardando qualquer esmola que vier. Fonte: https://www.poder360.com.br/governo/governo-faz-nova-proposta-a-funcionarios-de-agencias-reguladoras/#:~:text=O%20governo%20Luiz%20In%C3%A1cio%20Lula,que%20foram%20recusados%20pela%20categoria.
Caro Condessa,
Entendo sua frustração em relação à falta de proposta salarial para os servidores do Inmetro e Inpi. No entanto, gostaria de lembrar que até o momento você não participou de nenhuma manifestação ou compareceu às assembleias onde discutimos e sugerimos ações para melhorar nossas condições. É fácil reclamar, mas a atitude proativa é o que realmente faz a diferença.
É verdade que outras carreiras estão se mobilizando e lutando por reajustes melhores, como a proposta de 23% para os servidores das agências. Porém, essa mobilização não acontece sozinha. Ela depende do engajamento e participação ativa de todos os envolvidos. No nosso caso, aguardamos pacientemente, mas essa espera só será recompensada se nos unirmos e nos esforçarmos coletivamente.
Vamos juntos fazer a diferença, participando das discussões e manifestações. Somente assim poderemos lutar por um futuro melhor para todos os servidores do Inmetro.
Sérgio Ballerini
Não tendo essa proposta, ficará 9% dividido em 2 Parcelas nos anos 25 e 26
Caso se confirme as propostas, exite prazo para implementar o que será acertado.