GABARITO gabarito in metro
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) divulga gabarito do concurso realizado pelo Idecan.
As provas foram aplicadas neste domingo, 1 de setembro para 68.371 candidatos inscritos. A expectativa é pela publicação das respostas das questões da prova objetiva.
O gabarito será disponibilizado hoje (2/9) e publicado aqui pelo Portal FiiBrasil.
As respostas às questões e o cronograma de publicação do resultado da seleção serão atualizados em tempo real.
Gabarito concurso INMETRO
O Portal FiiBrasil fará ampla cobertura da divulgação do gabarito do concurso do INMETRO, inclusive com a publicação do resultado de todas as etapas da seleção. Acompanhem as atualizações no link abaixo:
fiibrasil.com/concurso/inmetro-gabarito-concurso-01-2023/
Quando o resultado do INMETRO será divulgado?
O resultado preliminar das provas objetivas do concurso INMETRO – Edital 01-2023 será divulgado em 1 de outubro.
Posteriormente, o resultado final e a lista definitiva de aprovados estarão disponíveis em data a definir.
O Portal FiiBrasil realizará uma cobertura especial tanto da relação de classificação prévia quanto da classificação final do concurso do INMETRO.
Vagas, salários e concorrência
As provas do concurso do INMETRO foram aplicadas em Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro (Brasil). A seleção recebeu 68.371 inscritos para as 100 vagas disponíveis.
As oportunidades são para candidatos com formação em nível superior. Veja a lista de cargos disponíveis:
- Analista Executivo em Metrologia e Qualidade estão distribuídas nas áreas de Governança Pública, Gestão e Suporte (29), Governança Pública, Gestão e Suporte em Ouvidoria (2), Governança Pública, Gestão e Suporte em Educação (1), Governança Pública, Gestão e Suporte em Legislação (3), Governança Pública, Gestão e Suporte em Logística e Infraestrutura (2), Governança Pública, Gestão e Suporte em Segurança do Trabalho (1), Governança Pública, Gestão e Suporte em Tecnologia da Informação (1) e Governança Pública, Gestão e Suporte em Comunicação Institucional (1). Pesquisador – Tecnologista em Metrologia e Qualidade as áreas são: Relações Internacionais (1), Avaliação da Conformidade (10), Acreditação (10), Metrologia de Tecnologia da Informação e Telecomunicações aplicada à Metrologia Legal (2), Metrologia elétrica e Metrologia da Tecnologia da Informação e Telecomunicações aplicada à Metrologia Científica e Industrial (2), Metrologia Química no âmbito da Metrologia Científica e Industrial (1), Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (1), Metrologia de Materiais no âmbito da Metrologia Científica e Industrial (1), Metrologia Científica e Industrial – Geral (laboratórios) (5), Controle Metrológico Legal de Mercadorias Pré embaladas (1), Vigilância de Mercado (3), Metrologia Legal Aplicada – Geral (laboratório) (4), Supervisão de Atividades Delegadas (5), Fiscalização em Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade de Rio Grande do Sul (8), Fiscalização em Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade de Goiás (6).
O salário inicial é de 8.700,31.
Para mais informações do concurso acesse o edital e a página oficial da organizadora do concurso (Idecan).
Crédito: Cristiano Alvarenga / fiibrasil – @ disponível na internet 2/9/2024
Bom dia amigos que fizeram o concurso Inmetro. Realmente o que é mais estranho é não terem permitido levar o caderno de questão para conferência e posterior imposição de recursos quando coubesse.
Importante agora é não deixar que esse Concurso passe sem ter uma investigação muito séria pela Polícia Federal, no que tange a sua lisura.
Se alguém tiver facilidade, denuncie aos jornais de “tv’s” abertas ou fechadas, senão estaremos sendo omissos ante a este acinte para com todos que confiaram na transparência deste concurso.
É preciso denunciar agora, e se mesmo assim não houver uma resposta à altura, devemos abrir denúncia em todas as esferas do poder Judiciário, inclusive Defensoria e Ministério público.
“Há algo de podre no reino da Dinamarca”, mas não é somente lá…
Um absurdo esse concurso, não consegui enviar os recursos, pois teria q ” refazer as duas provas já q não permitiram sair com o caderno de questões. Prova de português extrapolando o edital, questões de conhecimentos sobre o INMETRO e conhecimentos específicos com conteúdo q tinham sido retirados do edital após retificações, provas discursivas como questão de caso e também com conteúdos fora do edital. Enfim, total desrespeito com quem se dedicou tanto, investiu tempo, dinheiro, etc..
Outro aspecto grave são assuntos cobrados na prova de Português que extrapolam o conteúdo previsto no edital, ferindo o princípio da vinculação ao edital, conforme disposto no artigo 2º, inciso XIII, da lei 9784/99. Isso dever ser corrigido com urgência! Como candidata, entrei com recurso e agora é aguardar.
Esta divergência no edital, que afirma que devem ser feitos 60% dos pontos da prova, ou seja, 54/90 e, simultaneamente, 60 pontos para o candidato ser aprovado precisa ser esclarecida com urgência!
Assim como diversas questões da prova tiveram alternativas redigidas de forma contraditória ou ambígua, parece que não foi diferente com o edital…
Total descaso com a população e com o porte da instituição a qual foi realizado o concurso.
Perfeito!
O mais interessante é que fizemos uma prova SOBRE qualidade, melhoria contínua, organização, comprometimento…
Em casa de ferreiro o espeto é de pau?
A prova de espanhol teve três questões com erros na construção, eu não sabia qual seria a correta….a prova de espanhol foi terrível. Muito mal elaborada.
Pessoal é 60% do total de pontos da prova, ou seja 60% de 90 pontos e não do número de questões…aprova de espanhol foi um desastre, teve diversos erros de contrução na questão eu não sabia qual era correta…pelo menos três questões tinha erros de contrução nunca vi isso.
O edital prevê:
2. QUALIDADE:
2.1. Fundamentos e conceitos, planejamento e ferramentas.
2.2. Sistema de Gestão da Qualidade: Fundamentos, justificativas, requisitos e abordagens.
2.3 Auditorias de Sistemas de Gestão; ABNT NBR ISO 19011 Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade.
A Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 trata, justamente, de Sistemas de Gestão da Qualidade.
No edital está escrito que “mínimo de 60% do total de pontos da prova” como perfil mínimo para aprovação. Se a prova totaliza 90 pontos, o mínimo então seria 54 pontos. Porém, no próximo item está escrito que será classificado o candidato que tiver no mínimo 60 pontos. Erro do edital?
Realmente, tem essa incoerência: no quadro de disciplinas, há a afirmação de que a pontuação mínima é de 60% do toal de pontos da prova objetiva. No item seguinte, há a observação de que a pontuação mínima é de 60 pontos do total, que é 90. Muitos erros num edital só.
Bem observado!
Discursiva extremamente desrespeitosa com os candidatos, cobrando conteúdo não presente em edital.
Alguem sabe onde denuncio o Gabarito?
Prova Tipo A de Analista Área 01 as respostas seguem uma ordem logica, reparem que a cada grupo de 5 questões na sequencia [1 2 3 4 5], [6 7 8 9 10] …. [66 67 68 69 70] as respostas são combinações do conjunto de letras A B C D E.
Ex: as respostas das questões [1 2 3 4 5] são D E C B A respectivamente, das questões [46 47 48 49 50] são E D C A B, [51 52 53 54 55] são D A B E C e assim a cada 5 até o final.
Isso é um forte indicio de manipulação das respostas.
Se atentem a isso em outros gabaritos.
Se for o caso de realmente haver manipulação, faça a denúncia no Ministério Público Federal. Também é importante fazer BO em delegacia da PF.
Sugiro ainda que você apresente sua constatação em um grupo de candidatos de Whatsapp, para que outros também possam fazer a denúncia e a causa ganhe força.
O que eu percebi foi que para Analista, para cargos A1, e A3, a quantidade de A,B,C,D E são as mesmas, ou seja, o gabarito contém 14 A, 14 B, 14 C, 14 D e 14 E corretas. Verifiquei outros dois gabaritos de outros concursos da Idecan, para verificar a possibilidade de ser um padrão da banca usar a mesma quantidade para distribuir o gabarito. Não é. Isso, intencional ou não, gera desconfiança, pois um alguém da banca poderia ter dado essa informação a algum candidato, o que já o favoreceria. Na minha opinião, essa prova deveria ser replicada. Muita confusão! Muita insegurança!
Atenção, concurseiros que fizeram a prova do Inmetro! Assistam ao vídeo que aborda questões fora do que estava estipulado no edital.
https://www.youtube.com/live/QRcRr_kEwgw?si=MhGyvFgLX4y2KlV4
Várias questões extrapolaram o edital da disciplina de Português (para Analista 9 questões; Pesquisador 10 questões) ver correção no canal da professora GRASIELA CABRAL.
Já é a segunda prova que faço esse ano aplicada pelo IDECAN e não permitem levar caderno de provas, nem anotar o gabarito. Só disponibilizar gabarito no site não adianta na hora de fazer recurso. Palhaçada, zero transparência. Dá pra desconfiar da lisura desse certame e do outro.
Os cadernos de provas estão na área do candidato, e fica disponível durante o período de recurso de gabarito. não fica público. geralmente a idecan trabalha assim. cada candidato tem acesso ao caderno de prova respectivo ao seu cargo concorrido.
Albano, não localizei essas informações no site, onde vc achou??
Se entrarem no site da IDECAN, dá para consultar os candidatos inscritos, não foram 68 mil, mas sim 15.271.
Área 01 tiveram 4.366 inscritos;
Área 02 tiveram 2.492 inscritos;
Área P02 tiveram 1.370 inscritos;
Área P03 tiveram 1.323 inscritos;
Área P15 tiveram 764 inscritos.
As áreas que tiveram a menor relação candidato por vaga são:
Área P13 com 37 candidatos por vaga;
Área P12 com 49 candidatos por vaga;
Área P05 com 54 candidatos por vaga;
Área P10 com 56 candidatos por vaga;
Área P11 com 60 candidatos por vaga.
Os cadernos de provas estão na área do candidato, e fica disponível durante o período de recurso de gabarito. não fica público. geralmente a idecan trabalha assim. cada candidato tem acesso ao caderno de prova respectivo ao seu cargo concorrido.
Como concurseiro já vi de tudo. Por isso tenho fé em Deus! Continuem fazendo a sua parte Deus há de recompensar.
Prova de Português – Tipo B – Cargo P 15.
Inúmeras questões que extrapolaram o conteúdo programático. Melhor dizendo, a prova não contemplou os tópicos constantes no edital.
Prova cabal de uma banca despreparada para um concurso de enorme valia.
Um desrespeito para todos os candidatos, tanto quanto para o INMETRO.
Como conferir ou entrar com recurso, sem acesso ao caderno de provas??????
É o segundo erro do Idecan com a prova de espanhol. A primeira remarcação de data ocorreu porque alguns candidatos que selecionaram o idioma inglês tiveram sua confirmação de prova em espanhol. Foi o meu caso. Naquele momento, o Idecan falhou em remarcar a prova sem admitir o erro da parte deles, o que ensejou muitos comentários negativos no Reclame Aqui! culpando os candidatos afetados por terem “se enganado” no momento da inscrição. Faltou transparência ali e prejudicou muitos que, como eu, não puderam realizar o concurso em função do reagendamento de datas. A falta de transparência tb inclui o quantitativo equivocado de inscritos, não informar a relação candidato x vaga e, acima de tudo, não responder os candidatos em nenhum dos canais de contato disponíveis (basta ver as centenas de reclamações não respondidas sobre este concurso no site Reclame Aqui!). Inclusive a banca Idecan é campeã de reclamações ali, sendo as únicas respondidas sobre pagamento de boletos ou trazendo resposta padrão que direciona aos canais de contato. No conjunto da obra, o Idecan não me parece qualificado para gerir um concurso federal, ainda mais um cujo conteúdo cobrado focava em transparência e governança.
A banca não liberou o caderno de questões, bem como não autorizou anotação do gabarito. Como conferir o gabarito? Não há lógica nisso.
Pelos comentários ,entendi que o concurso do Inmetro feriu regras estabelecidas em concursos públicos.
O gabarito saiu hoje, mas cadê os cadernos de prova? Como vou conferir e recorrer se não deixaram levar o caderno e nem anotar o gabarito? Coisa mais sem sentido, falta de respeito com os candidatos.
Está na área do candidato.
Está totalmente errado! Fere isonomia do concurso e no tópico 8.16 do edital fala que é vedada aplicação em dia e horário diferente independente de aditivo.
Como uma autarquia federal permite isso? Como? Quais as providências, INMETRO?
Para esse grupo, terão 06 horas de prova enquanto os demais tiveram 05 horas. Se não mudarem, cabe judicialização. Além disso, não informam a razão.
Sabem informa porque um cargo irá realizar a prova de lingas em espanhol em outro dia? Acho isso muito estranho!
Recebi uma mensagem referente a problemas na imprecisão gráfica.
“O Idecan, banca organizadora do concurso do Inmetro, convoca os candidatos ao cargo de analista executivo em metrologia e qualidade área 3 tipos A e B que optaram pelo espanhol como língua estrangeira, a realizarem nova prova do idioma no próximo dia 15, por motivo de imprecisão gráfica.”
Sinceramente, até eu acho um absurdo ter que me deslocar para refazer 5 questões que já estavam feitas no dia proposto do concurso
Sobre o seu comentário a respeito do 8.1.6, veja o que diz o 8.1.7 também:
8.1.6 No dia da realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou
pelas autoridades presentes, informações referentes aos seus conteúdos e/ou aos critérios de avaliação, sendo que é dever do
candidato estar ciente das normas contidas neste Edital.
8.1.7 Nos casos de eventual falta de prova/material personalizado de aplicação de provas, em razão de falha de impressão ou
de equívoco na distribuição de prova/material, o IDECAN tem a prerrogativa para entregar ao candidato prova/material reserva
não personalizado eletronicamente, o que será registrado em atas de sala e de coordenação.
É um material reserva. Ele não foi entregue em substituição ao material que foi verificada a falha. Penso que seria um ato a ser feito imediatamente a percepção da falha.
TB li sobre isso, porém eles teriam que ter entregue outra prova a esses candidatos na hora em que perceberam a falha da prova de Espanhol.
Concordo com os comentários, e tem mais… Foi cobrado conteúdo que não está no edital, como a ISO 90001:2015 na questão 54 da prova para Pesquisador e na discursiva! Plausível de ANULAÇÃO!!
Você vai fazer recurso Fábio? Eu vou fazer!
Essa discursiva deveria ser anulada pois não consta no edital nada sobre essa ISO 9001
Também fui surpreendido. De certa forma, a norma da ABNT até está indiretamente relacionada ao campo do sistema de gestão da qualidade, tema listado como matéria específica no edital. No entanto, o documento deveria estar citado nominalmente, especialmente quando a questão discursiva demandava algo tão conteudista e exato, presente do texto da norma, e não uma análise ou o desenvolvimento de um argumento sobre o tema geral de Sistemas de Gestão da Qualidade, que era algo que constava no edital. Enfim, acho que foi o ponto mais problemático da prova, junto aos erros de digitação que atrapalhavam a exatidão das respostas em algumas objetivas.
Realmente, isso foi no mínimo desrespeitoso. Até porque, ao procurar material para estudar conceitos de qualdiade e sistema de gestão, é difícil de se deparar com a tal ISO 9001. Fora que em meio a tanto conteúdo para estudar, o candidato tende a se ater naquilo que está descrito pelo edital. Aspectos da qualidade são muitos, variados são os teóricos dessa disciplina – sendo que cada um frisa diferentes elementos envolvidos em relação de produção e consumo. Chegar ao ponto de, em uma questão discursiva, solicitar citação de princípios específicos e arbitrários de um documento particular é basicamente inabilitar a grande maioria dos candidatos. Podem até alegar, conforme o edital, que é para testar os conhecimentos prévios do candidatos, porém isso não confirma em nada desconhecimentos sobre princípios da qualidade. Até porque, mesmo quem algum dia já leu tal norma dificilmente se lembraria com clareza desses tópicos.
Faço das suas as minhas palavras Murilo! Realmente, assim como eles deixaram claro no edital sobre a norma referente aos sistemas de auditoria, deveriam ter sido claros, também, quanto à norma sobre os Sistemas de Gestão da Qualidade.
Fiz a prova para o cargo de de pesquisador- tecnologista em metrologia e qualidade (avaliação da conformidade) e achei incoerente por parte da banca não cobrar nem 5 questões específicas sobre avaliação da conformidade (ao menos a redação poderia abordar algo relacionado ao tema, já que a prova objetiva foi super evasiva com assuntos específicos sobre avaliação da conformidade)
Se entrarem no site da IDECAN, dá para consultar os candidatos inscritos, não foram 68 mil, mas sim 15.271.
Área 01 tiveram 4.366 inscritos;
Área 02 tiveram 2.492 inscritos;
Área P02 tiveram 1.370 inscritos;
Área P03 tiveram 1.323 inscritos;
Área P15 tiveram 764 inscritos.
As áreas que tiveram a menor relação candidato por vaga são:
Área P13 com 37 candidatos por vaga;
Área P12 com 49 candidatos por vaga;
Área P05 com 54 candidatos por vaga;
Área P10 com 56 candidatos por vaga;
Área P11 com 60 candidatos por vaga.
Para pesquisador tiveram poucas inscrições! Acredito que muitos optaram pela EPE, cujo concurso foi no mesmo dia, fora que esse número deve ter sido antes dos adiamentos das provas. Há também um fator interessante, pois na minha sala teve um absenteísmo de mais de 50% dos candidatos (não sei como ficaram as outras salas).
Na minha sala também houve abstenção de mais de 50%!!!
Não localizei essas informações, onde achou??
Não deixaram sair com o gabarito ou com o caderno de perguntas. Como, eventualmente, os candidatos poderão fazer recursos ??
Exatamente… Ridículo. E ainda não disponibilizaram o caderno de prova, só o gabarito…
Estranho essa aplicacão da prova de Espanhol ser aplicada depois .. E ainda mais com uma hora de prova
Ou reaplica pra todos, ou anula as questoes
Fiz para o cargo de A2, infelizmente não pude escrever o gabarito. Não me atentei que não poderia sair da banca com o caderno de questões (algo até raro). De qualquer forma, estou ansioso pelo dia 01/10 e, posteriormente, correção da prova discursiva.
Vai precisar fazer prova de espanhol?