Servidores da DICLA expressam reconhecimento à gestão da Chefe Telma Sara Rover e manifestam preocupações com a sobrecarga de trabalho na Divisão

7
751
@reprodução internet

CARTA DOS SERVIDORES DA DICLA 

Duque de Caxias, 27 de Setembro de 2024

À Presidência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro
À Coordenação Geral de Acreditação – Cgcre do Inmetro
À Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – Cogep do Inmetro

Considerando a dispensa da servidora Telma Sara Rover Salon Nascimento da
Chefia da  Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla) da Coordenação Geral de
Acreditação (Cgcre) do Inmetro, e as devidas circunstâncias que motivaram sua dispensa
a pedido, os servidores do Inmetro lotados na Dicla, abaixo assinados, vêm
respeitosamente expressar suas considerações nos termos seguintes:

1) Os servidores registram seu agradecimento e reconhecimento à servidora Telma
Rover frente à sua gestão como Chefe da Dicla, a qual esteve pautada pelo
compromisso com a competência técnica, com os resultados coletivos e, sobretudo,
por um ambiente de trabalho sedimentado no respeito mútuo. O trato com seus
subordinados sempre evidenciou o mais alto grau de colaboração, confiança,
consideração, cortesia, urbanidade e atenção, princípios que também se estenderam
indistintamente a clientes e a todas as demais partes envolvidas nas atividades da
acreditação de Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) e de
Reconhecimento de Instalações de Teste (IT), tratadas pela Dicla no âmbito da
Cgcre.

Ressalte-se que esses aspectos têm prevalecido na divisão desde gestões
passadas, tanto na relação com o público interno e externo à Cgcre, como com o
Inmetro como um todo. Esse clima invariavelmente positivo tornou-se um fator
preponderante para a Dicla poder fazer frente a um contexto de demanda
exponencialmente crescente de clientes externos, mesmo diante da limitação de
recursos, notadamente de pessoal. Também se credita à positividade desse clima
organizacional a participação da Dicla nos diligentes esforços para retenção de
profissionais, de modo a poder alcançar os resultados previstos para a Cgcre, para o
Inmetro, para os OAC/IT e seus clientes, para os regulamentadores e, por fim, para
toda a sociedade brasileira;

2) Os servidores igualmente registram que ao longo da gestão da referida servidora …

Íntegra do documento: Carta dos Servidores da Dicla

A publicação deste documento foi formalmente solicitada pelos servidores listados abaixo, em conformidade com os procedimentos internos e para garantir a transparência das ações tomadas em prol da carreira pública.

Servidores solicitantes:

Ana Carolina Innecco Cantuaria Martins
Andrea Martiny dos Santos
Consuelo Reis Pereira
Fernanda Barboza de Lima
Gilberto Oliveira Joaquim Junior
Hamilton Davidson Vieira
Jeana Rodrigues da Conceição
Lidiane Martins de Albuquerque
Luciana dos Santos Almeida
Luis Francisco Marcon Ribeiro
Marcos Lopes Guerreiro
Maria Cristina Ferreira Pessoa
Mario Henrique de Moura
Monique Audrey Getrouw
Roberto Carneiro Puccinelli Junior
Valcir de Jesus Sousa da Cruz
Victor Pavlov Miranda

7 Comentários

  1. Gostaria de registrar a minha solidariedade e concordância com os depoimentos feitos pelos servidores e colaboradores da Dicla, com relação a situação e quanto a atuação da gerente da Dicla, Telma Rover. Sou avaliadora líder da Cgcre e já trabalhei na Dicla e na Cgcre como GA e como Coordenadora da Qualidade da Cgcre e tenho conhecimento de causa do trabalho que realizam e do volume de trabalho que possuem. Todos os profissionais que atuaram na gerência desta Divisão, sempre tiveram muita competência técnica e profissionalismo e, nesta gestão em especial, a Telma conseguiu vencer muitos desafios atuando com habilidade, paciência e competência. Espero que esta mudança não prejudique todo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e não tenha consequências negativas para os servidores, avaliadores, OAC e todas as demais partes interessadas.

  2. Além de uma grande pessoa a Telma é uma grande profissional que com conhecimento, capacidade de liderança e sentido de equipe buscou dar continuidade e dentro das possibilidades melhorar o processo já estabelecido. Me solidarizo com os servidores da Dicla … Estes fazem dos seus esforços um trabalho de qualidade, mesmo com recursos reduzidos… Parabéns para todos e em especial para a Telma

  3. Dos 40 anos em que trabalhei no Inmetro, 20 foram como colaboradora da CCCRE. Cheguei na Dicla no auge do processo de Reconhecimento Internacional. Lá encontrei um oásis de competência, comprometimento, solidariedade e amizade. Vi todos os que lá estão chegarem, e acreditarem que estávamos contribuindo no reconhecimento de competência dos laboratórios acreditados do Brasil e até no exterior. Nada ficamos devendo frente aos Organismos Internacionais. Tudo isso graças ao comprometimento de uma equipe especializada. E para gerenciar esse processo eu vi chegar Telma Rover, que com sua capacidade de interagir tanto com sua equipe quanto com os clientes externos, demonstrou que ACREDITA no que faz. E é com muita tristeza que vejo esse afastamento de quem tanto tem contribuído com a CGCRE e o INMETRO. Meu desejo é que a Alta Administração ouça as vozes que clamam por justiça e encontrem a causa raiz do problema para a perda de tantas competências. Aqui ninguém larga a mão de ninguém, porque possuímos a MARCA DA ACREDITAÇÃO em nossos corações.❤

  4. Adicionalmente, no intuito de contribuir com políticas e práticas que elevem o desempenho operacional e estratégico do Inmetro e façam merecidos nossos prêmios em Excelência em Gestão Pública (vide nossos troféus na Galeria), que tanto nos orgulham. Se faz necessário, portanto, que nossa alta administração realize um levantado e diagnóstico sobre a motivação de perdas em equipes de alto desempenho como no caso na CGCRE e verificar se este padrão inusual se repete em outras UPs.
    Cabe ressaltar que na CGCRE houve a solicitação
    recente de 3 exonerações por solicitação e isto não pode ser considerado como trivial.
    Enfrentamos desafios de nossa missão e compromissos com a sociedade brasileira e não podemos desperdiçar estas competências internas.
    Sao quadros que sustentam nossas operações e seus afastamentos causam prejuízo inestimável ao cumprimento de nossa Missão Intitucional.
    Portanto, é de vital importância estratégica que o Instituto promova ambiente de trabalho saudável e de salubridade do ponto de vista de gestão de modo a retenção destes servidores em nosso ambiente de trabalho.

  5. Importante que a alta administração do Inmetro envide esforços no sentido de diagnosticar quais aspectos organizacionais (recursos, clima,rotinas, cultura, padrões de decisão, etc..) dificultam a retenção de competências nas estruturas de execução e chefias. Estes quadros acumulam conhecimento e experiência importantes para as atividades tanto operacionais quanto estratégicas. Estes desfalques impactam negativamente o desempenho da Instituição.

  6. Que a Administração do Inmetro possa aproximar-se cada vez mais diretamente dos Servidores e Colaboradores, das circunstâncias envolvidas e atuar de forma a assegurar um clima organizacional sempre favorável e motivador, onde impere o indispensável respeito e trato mútuo. Esta é condição essencial que deve prevalecer e somar-se à competência técnica continuamente demonstrada pelos profissionais do Inmetro, para enfrentamento à complexidade, abrangência e ao crescente volume das demandas atribuídas ao Instituto, assim como atender as expectativas das partes interessadas e da sociedade brasileira, mesmo diante de eventuais limitações, como a realidade de quantitativo de pessoal.

  7. Excelentes colocações!!!! Dos servidores. Também quero apontar, como avaliadora da Cgcre, a tranquilidade, segurança e competência que particularmente foi transmitida para mim, na gestão da Telma que, como bem colocado pelos servidores, deu continuidade ao ótimo trabalho que vinha sendo realizado pelas gestões anteriores. Me solidarizo com os servidores em relação às dificuldades e os esforços em manter a mesma eficiência, mesmo com o quadro de pessoal reduzido. Parabéns a Telma e aos servidores “mágicos”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!