Visitas da Cgcre fortalecem Infraestrutura da Qualidade no Piauí com foco em energias renováveis e análises forenses

0
9
@reprodução Inmetro

AVANTE CGCRE – Parte 20

“ VISITAS TÉCNICAS NO PIAUÍ – PRODIQ”

VISITA NA UESPI

No dia 25 de setembro de 2024, uma equipe da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) visitou a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para acompanhar as ações de preparação para solicitação da acreditação do laboratório do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações (NUFPERPI). O objetivo foi fomentar a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste, conforme acordo de cooperação firmado no Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ) do Inmetro.

Durante a visita ocorreu uma reunião com o reitor da UESPI, Dr. Evandro Alberto de Souza, e sua equipe. Foram apresentadas informações relevantes de aquisição de equipamentos e instrumentos indispensáveis para a realização dos ensaios laboratoriais na área de energias renováveis em módulos fotovoltaicos. Informou que a meta é avaliar requisitos de conformidade com a avaliação de equipamentos nas condições normais e extremas de funcionamento para garantir que os mesmos tenham uma qualidade mínima garantida.

Foram confirmadas a efetivação da contratação de 2 (dois) professores experientes e visitadas as reformas finalizadas das instalações laboratoriais em local segregado da UESPI para assegurar individualização a fim de promover confiança nos resultados dos ensaios.

Na visita, o Dr. Evandro Alberto destacou a importância do ProdIQ para o desenvolvimento de áreas de potencialidades do Estado do Piauí. A equipe da Cgcre ficou satisfeita com as informações e ações realizadas e confirmou o acordo firmado com o Inmetro de cooperar para a realização do processo de acreditação para obter a atestação da competência técnica do laboratório de energia renovável da UESPI. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento tecnológico e científico, utilizando a disponibilidade natural de energia solar na região para promover o desenvolvimento sustentável com qualidade de vida.

A UESPI está em processo de aquisição de equipamentos e instrumentos para concluir as condições necessárias para solicitar a acreditação.

Mais uma iniciativa do Inmetro em viabilizar soluções de Infraestrutura da Qualidade na Região Norte do Brasil, em benefício do desenvolvimento econômico e bem-estar social.

VISITA NO DEPOC

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2024, a mesma equipe da Cgcre visitou as instalações do Departamento de Polícia Científica da Polícia Civil do Estado (DEPOC) do Piauí com vistas ao ingresso no ProdIQ do Inmetro para obtenção da acreditação de laboratórios.

Foram visitadas as instalações do Laboratório de Toxicologia que realizam ensaios para quantificação de álcool etílico em sangue humano e fornecem informações sobre a exposição humana a esse agente tóxico com valor probatório para fins clínicos e forenses. Foram visitadas as áreas de recepção de material, controle interno de funcionários, acondicionamento de material coletado, local de realização de ensaios e sistemas automatizados para registro e controle de todas informações e resultados dos ensaios.

Outra área importante que almejam obter a acreditação da Cgcre é o laboratório do Instituto de DNA Forense (IDNA). Esse laboratório processa e analisa vestígios de crime, perfis genéticos para inserção nos Bancos Federal e/ou Nacional de Perfis Genéticos para promover identificação de autoria em crimes de difícil elucidação, através da confrontação de perfis genéticos obtidos em amostras biológicas coletadas em local do crime, obtidos na vítima durante exame de corpo de delito ou cadavérico e/ou em vestes com as amostras de referências fornecidos pelas vítimas e/ou suspeitos.

No laboratório do IDNA, foram visitadas as instalações atuais e as futuras novas instalações prediais em fase de construção para realização das perícias laboratoriais. Além disso, foi constatada a implementação de sistema de gestão conforme Resolução nº 12/2019, que dispõe de requisitos técnicos para a realização de auditorias nos laboratórios e bancos que compõem a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). Essa implementação já adota parte dos requisitos normativos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, representando um importante passo para implementar um sistema de gestão com conformidade com todos os critérios de acreditação definidos pela Cgcre.

Na ocasião foram assinados Protocolo de Intenções e Plano de Trabalho pelo Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Sr. Francisco Lucas Costa Veloso, para formalizar a ação de ingresso no ProdIQ.

Na reunião final, a equipe da Cgcre demonstrou satisfação com o comprometimento e competência pela equipe do laboratório do IDNA, ressaltou a importância estratégica do ProdIQ para promover o desenvolvimento ao viabilizar soluções de Infraestrutura da Qualidade, que adicionem confiança e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelos laboratórios do DEPOC, em prol da segurança e bem-estar da sociedade.

A Gerente do IDNA, Sra. Adilana Soares, agradeceu a participação da equipe da Cgcre, ressaltou a oportunidade disponibilizada pelo ProdIQ e confirmou a importância de obter a acreditação do laboratório do IDNA como forma de atestação da competência e credibilidade dos resultados laboratoriais forense realizados.

Considerando a importância da área forense, a acreditação de laboratórios do DEPOC/PI revela ser estratégica para o Inmetro atuar em novas áreas de acreditação e viabilizar soluções de Infraestrutura da Qualidade na Região Norte do Brasil, em benefício do desenvolvimento econômico e bem-estar social.

Elaboração: Equipe Cgcre (outubro/2024) – 2/10/2024

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!