Artigos Recentes
Distorções salariais são problema no funcionalismo federal. Entenda
A análise das distorções salariais no funcionalismo federal revela um quadro de desigualdades estruturais e dificuldades de padronização, segundo dados do Anuário de Gestão...
Somente agora (domingo) verifiquei que existe a interposição contra o padrão de resposta (chave de correção). Não existe nenhum NOVO CRONOGRAMA avisando de forma antecipada. Fazem o que podem para dificultar a vida dos candidatos (falta de informação e transparência). É uma vergonha. Devem colocar algo avisando na segunda-feira, depois do prazo.
De qualquer forma de nada adianta mandar recurso ou reclamar. Espelho não disponível na época do recurso; questões fora do edital não anuladas na objetiva; prova de espanhol reaplicada; recurso contra resultado preliminar nem existiu, tudo indeferido. Eles só colocaram a interposição contra o padrão de resposta (chave de correção) da discursiva porque o tema não estava explícito no edital (pior para quem fez P3, foram 8 normas citadas, porém cobraram um trecho específico da ÚNICA que não estava).
Esse recurso é só para mostrar que estão fazendo correto em um concurso totalmente sem organização. Ninguém é cego. No fim (como sempre) será tudo indeferido e será mantido o espelho original.
Quem estudou por vários meses e esgotou o edital foi prejudicado, muito material não foi cobrado na objetiva e os temas da redação foram reduzidos para o mínimo possível. Concursos anteriores tinham temas diferentes para os cargos (que é o correto para avaliar conhecimento). Este concurso ? Lamentável.
A Banca realizadora do concurso não pratica a transparência e a eficiência. Candidatos totalmente perdidos por falta de comunicação do Inmetro e do Idecan. Ficou claro que, a partir do momento que os candidatos não puderam levar um espelho das respostas individuais e que não existem prazos para correção e divulgação de resultados, este concurso virou uma farsa.
já colocaram o arquivo certo agora.
Por favor. Estamos desorientados!
O Idecan acabou de divulgar os padrões de resposta (chave de correção) das provas discursivas para os cargos de analista e pesquisador e, também, abriu prazo para a interposição de recursos contra esse padrão de resposta.
MAS ESTÁ TROCADO!!!
O padrão de resposta dos analistas fala da ISO 9000 e o padrão de resposta dos pesquisadores fala dos 5 Por quês!!
Estamos com receio de haver confusões nas correções também!
Precisamos que alguém nos ajude a desfazer essa bagunça e fazer prevalecer o direito a uma correção confiável.
Contamos com vocês, ASMETRO.
Obrigada por disponibilizar esse canal.
Gente, na minha área de candidato apareceu “PADRÃO DE RESPOSTA (CHAVE DE CORREÇÃO ) PESQUISADOR”, só que colocaram o arquivo errado, no caso arquivo da discursiva de ANALISTA, apareceu para mais alguém?
Quanta bizarrice esse concurso. Realmente o INMERO está precisando de Analistas, pois planejaram muito mal o certame. Algo tão simples que é a lista de provas discursivas a serem corrigidas e quando vai entregar as notas, nem isso tem. Outro fato muito estranho é a discursiva valer 100 pontos. Provas discursivas tem um grau maior de subjetividade por parte de quem corrige e 100 pontos dá para “brincar” bastante.
Pois é, está muito estranho tudo isso. Resultado saiu dia 23/10, até hoje estamos sem cronograma, sem resposta das discursivas… total falta de transparência.
até quando ficaremos sem cronograma do concurso?
Além de registrar por aqui, façam também o registro da manifestação no MPF. Tive acesso a prova de espanhol que foi reaplicada e detalhe, as perguntas estavam em português!
Segue o site:http://www.transparencia.mpf.mp.br/conteudo/servico-de-informacao-ao-cidadao/sala-de-atendimento-ao-cidadao-sac
As perguntas estarem em português é um absurdo. Nas provas de inglês o enunciado era todo em inglês.
É inacreditável que o Inmetro esteja ciente de tanto problema que essa banca criou e não faça nada a respeito. Ser conivente é tão grave quanto quem está fazendo isso.
Tenho a seguinte dúvida: esse concurso pode ficar mais bagunçado do que já está?
Afinal quantas discursivas serao corrigidas? Quando?
pelo item 7.16 do edital, serão corrigidas até a posição 180ª para analista para cada cargo/área; e 269ª para pesquisador para cada cargo/área. Agora, quando só saberemos quando divulgarem o cronograma.
Eu já interpretei de outra forma: 180 redações no total, considerando todos os cargos de analista.
De fato, para um cargo com 1 vaga, não faria sentido corrigir 180 redações.
A questão é: quantas redações em cada área (cada especialidade do cargo de analista) serão corrigidas?
Acho difícil que seja 180 de cada um. Se for assim, excelente! Mas honestamente acho bem difícil q seja.
7.16 Para CADA CARGO/ÁREA, será corrigida a prova discursiva dos candidatos mais bem classificados nas provas objetivas, de acordo com os quantitativos especificados no quadro a seguir, respeitados os empates na última posição:
ANALISTA EXECUTIVO EM METROLOGIA E QUALIDADE – 180
PESQUISADOR-TECNOLOGISTA EM METROLOGIA E QUALIDADE – 269
*Conforme art. 10, parágrafo único, inciso II, da Instrução Normativa MGI nº. 23, de 25 de julho de 2023.
bom, a redação do edital diz “para CADA cargo/área” não falo sobre proporcionalidade.
O jeito é esperar pra ver.
Eu zerei Espanhol, de acordo com o IDECAN. Pelo gabarito preliminar eu havia acertado 3 questões, depois pelo definitivo havia zerado. Não posso recorrer pq não tem caderno de prova disponível e não há mais prazo. Ou seja, fui desclassificada e nem tenho como saber o motivo. Uma taxa absurda de cara, um descaso não só da banca como do INMETRO. No fim, eu agradeço pq se o Inmetro se comporta desta forma num concurso, imaginem no dia a dia? Sinceramente, não vou brigar pra fazer parte de uma autarquia totalmente despreparada quando se trata de Gestão de Pessoas. Os erros dessa prova e dessa banca todos já conhecem, aparentemente menos os “responsáveis”. Só consigo sentir vergonha alheia, e como já disse em outro comentário, permanece o sentimento de que caí num golpe.
Acertar 3 questões no preliminar e ser eliminada no gabarito definitivo é um absurdo (3 mudanças no gabarito em 5 questões). A possibilidade de entrar com recurso deveria ser garantida. Eu também perdi questão com a mudança de gabarito sem possibilidade de recurso. O gestor do contrato tem que fazer algo a respeito. Muitos estudaram meses e gastaram dinheiro com deslocamento e estadia. Os candidatos querem somente uma avaliação justa e o que está fora do edital ser eliminado (como tema da discursiva). Infelizmente o que vemos é total descaso.
Queria saber quando vai ter cronograma para as próximas etapas do concurso, quando vamos ter os resultados concretos ?
O ministério público dar uma verificada nesse concurso, se o Inmetro aceita esse concurso realizado dessa forma, vai ser uma vexame total. O pessoal responsável pelo contrato está por dentro das merdas que a IDECAN fez nesse concurso. “não é mesmo senhor João” a IDECAN cagou e andou pro seus oficios e pedidos de esclarecimentos. Eles cagaram João.
E as provas discursivas? Foram feitas pra que?
Ridículo esse concurso!
Totalmente direcionado.
Decepção total com todos os envolvidos. Uma tremenda palhaçada!
Ficou claro qual foi o intuito desse concurso, lamentável, pessoas se dedicam, pede tempo estudando pra vir uma banca desse nível e fazer o q fez, o pior é q o inmetro não se posiciona a respeito, o q fica mais claro o jogo de cartas marcadas nesse concurso, lamentável… seguimos
Totalmente carta marcada. Um Absurdo que isso acontece e os olhos para essas irregularidades continuam a acontecer
A prova discursiva deveria ser excluída, não constava no edital o tema e mesmo assim caiu na redação. Não existia nem lugar para entrar com recurso sobre a prova discursiva. Sem falar na quantidade de questões anuladas num concurso, pior banca que existe Idecan.
O INMETRO, conhecido como sinônimo de qualidade, foi uma grande decepção ao contratar uma banca porcalhona para ministrar o concurso que vai escolher os futuros funcionários. A IDECAN nos deixam o tempo todo inseguros. Primeiro trocas estranhas de data por erro em definição de escollha de idioma, e no final escolhemos la na hora, com um x. Quando finalmente fizemos a prova saímos sem caderno, sem anotações, não foi divulgada a prova (ou foi por alguns minutos e depois retirado) e o recurso foi aberto apenas com um gabarito de letra e numero, quam vai decorar 70 questões? O espelho foi divulgado muito depois do recurso, quem abriu recurso foi no escuro ou chutômetro. Algumas pessoas tem a prova mais não está mais lá. Varios anexos no edital e texto dúbio quanto a quantidade de redações a serem corrigidas, lançaram a nota por pessoa mas só decidiram publicar a lista, que já tinham, uns 20 dias depois. Tem gente que viu que iria trabalhar em Brasilia, eu quando me inscrevi entendi que era no Rio (inscrições reabertas), não tem clareza. Lançaram ontem o resultado das provas objetivas, sem informar quem a principio vai passar ou não na 2a fase. De qualquer forma, a nota da prova objetiva é quase indiferente, os aprovados vão entrar através de um critério subjetivo, já que a nota da discursiva vale mais do que a da objetiva. Nós analistas temos que usar a técnica dos “5 porquês” para tentar descobrir porque no meio de um edital con diversas matérias, provavelmente vão ser aprovados apenas quem estudou uma técnica desconhecida da maioria e de menor importância, a “5 porquês”. Muita gente confundiu com 5W2H que por sinal é muito mais conhecida.
Concordo totalmente.
Eu acho q deveríamos entrar com uma Ação Coletiva (não sei se já tem. Caso tenha, informa aqui o contato pra nos unir) na justiça e chamar a imprensa. Pra tentarmos um posicionamento digno perante a lei
Infelizmente é o concurso mais bagunçado que já fiz na vida. Transparência zero. Escolhi um cargo que dizia ter lotação em Brasília (tenho a imagem gravada). Posteriormente a informação foi alterada para “lotação a definir”. Prova de espanhol foi reaplicada porque alguns candidatos afirmam que receberam o caderno com o gabarito destacado em negrito…(Oi? No mínimo, muito suspeito!). Ninguém sabe quantas discursivas serão corrigidas, porque o edital foi retificado e a redação não é clara (há dupla interpretação). Não há cronograma… Enfim, lamentável essa experiência. Uma triste ironia para uma autarquia federal cuja missão é “prover CONFIANÇA à sociedade brasileira nas medições e nos produtos (…)”.
O Inmetro precisa se posicionar. Até hoje não temos o cronograma atualizado. Não sabemos quantas discursivas serão corrigidas. Estamos no escuro.
Prezados, bom dia!
Registro aqui minha indignação com a falta de transparência e irregularidades deste concurso.
Um concurso totalmente bagunçado desde o início. Não sabemos o cronograma das próximas etapas, pois a banca simplesmente não divulga. A prova discursiva completamente questionável com valor de até 100 pontos, fato que mudará substancialmente as classificações e as notas.
O pior é o Inmetro ser um órgão certificador da qualidade e não conseguir fiscalizar adequadamente um contrato de serviço prestado pela banca Idecan na organização deste concurso. Sem contar a falta de posicionamento desse órgão.
Enfim, um total descaso com os candidatos. Uma verdadeira vergonha esse concurso! Parabéns aos envolvidos.
Tem uma Máxima no dos grupos de concurso que é: “vc vê o nível do órgão pela banca que eles escolhem”… No caso do Inmetro tá difícil defender. A banca tem dois sites, não tem transparência, não tem cronograma. a gente pergunta as coisas para o órgão e ele respondem que é pra gente perguntar pra banca, mas a banca não responde nem o órgão, imagina a gente.
Pura verdade
Eu gostaria de saber se o INMETRO tomou alguma providência sobre a matéria da prova discursiva dos cargos de Pesquisador que não constava no edital.
Sim. A discursiva não deveria valer tanta pontuação … vai mudar muito a classificação por causa de um tema que não era tão relevante para o cargo.
A banca IDECAN nunca resolve nada, deixou muitas irregularidades por todas as etapas do concurso do Inmetro e nunca fizeram nada, e na escolha da prova de idiomas só fez lambança com favorecimento de área específica e agora com correções de prova discursiva com nota que ninguém garante a objetividade da nota, o que novamente pode favorecer alguém do seu interesse, esse concurso foi um regresso na legislação brasileira é um vergonha sem tamanho.
Por favor, quando teremos o cronograma completo para acompanhamento das próximas atividades?
Triste em relação as provas nada haver com o que tinha no edital somente 2 questões de educação.
Triste, triste!
Lei sendo burlada! Transparência nada!
Depois de todo o transtorno causado por essa Banca amadora, o ASMETRO, no mínimo, poderia pressioná-la a corrigir a discursiva de todos os candidatos que foram classificados na objetiva.
Mas a questão é justamente essa…. a discursiva (além de várias outras irregularidades) não pode valer como pontuação e/ou corrigida pq está irregular conforme o próprio edital. Masssss como estamos no Brasil… tudo pode acontecer, infelizmente. Prova disso é o próprio IDECAN desrespeitando as leis que regem qualquer concurso.
Precisamos de um cronograma urgente até mesmo para sabermos o resultado da prova discursiva !!!
Tudo bagunçado.
125 reais de inscrição pra entregar prova com erro de digitação, cobrar coisa que não tava no edital. Adiar DUAS VEZES a prova. Soltar um edital incompleto e insuficiente (que nem ao menos tem as datas todas relativas ao concurso) e nem mesmo esse edital pífio eles conseguirem seguir, já que lá afirma:
“( ** ) As datas posteriores a essa atividade serão informadas por meio dos editais subsequentes, a serem publicados
oportuna e PREVIAMENTE na página do concurso, acessível por meio do endereço eletrônico http://www.idecan.org.br.”
Grande ironia a entidade responsável por zelar pela QUALIDADE dos produtos contratar uma banca que apresenta um claro descaso à qualidade do processo seletivo.
Não entendo… divulgar a lista definitiva de “aprovados” sem sequer divulgar o Gabarito Oficial?! Cadê a transparência? Idecan dando um tapa na cara dos candidatos e na Autarquia Federal (q a priori zela pela eficiência e qualidade). Aonde está a Justiça nessa situação?? Cúmulo de desrespeito! Espero q o IDECAN nunca mais aplique qualquer concurso como punição, já que, infelizmente, são várias irregularidades absurdas em TODO concurso q realiza!!! Campeã de irregularidades e queixas do IDECAN no site reclame aqui.
Essa lista dos aprovados definitivos da prova objetiva é referente a todo território nacional? Minha pontuação final ficou na zona de classificação, porém não estou conseguindo encontrar meu nome. Realizei minha prova no estado do Rio Grande do Sul. Já entrei em contato com vários meios de comunicação relacionado no edital, mas não obtive respostas.
O quê devo fazer?
Entra na justiça.
O edital diz que a classificação é com no mínimo 60 pontos, mas pessoas foram classificadas com 54 pontos.
As regras foram mudadas em benefício de alguém.
Não acham?
Verdade Catarina. Vamos ter que procurar nossos direitos.
Com certeza estão beneficiando alguém. No próprio edital existe dubiedade na forma de pontuação pra avançar pra próxima fase. Esse cartão de resposta q mostra a pontuação da gte não foi computalizado o peso 2 na “Conhecimento Específicos”. Eu tenho 2 resultados diferentes pela minha soma. E na lista consta somente pontuação simples… complicado essa banca….
Na verdade não, Catarina, a pontuação mínima é 54 mesmo (60%).
60 porcento. 54 pontos de 90 equivale a 60%
Acredito q seja nacional mesmo
Inmetro contratou a Idecan por que mesmo? Bora fazer os 5 porquês? Kkkk… Só rindo.
Forma de burlar a lei de transparência e facilitar a entradinha de pessoas é o que está acontecendo nessa chuvarada de concurso.
Pura verdade!
Quero saber quando sairá as próximas datas dos resultados do concurso.
Divulgaram o resultado mas agora o concurso se encontra sem cronograma. É um escárnio total. Não temos data de nada mais. Estamos à mercê da boa vontade da IDECAN. Se for o caso, pereceremos.
Sem cronograma para as próximas etapas. Com edital confuso. Sem respostas da banca quanto aos questionamentos feitos até então. Desrespeito recorrente para com os candidatos.
Falta o restante do calendário, né? Essa banca Idecan é a pior da história
Eu gostaria de saber quais providências o Inmetro tem tomado à respeito da prova de língua estrangeira em data posterior só para o cargo de Analista A 03, criando desigualdade de condições entre este e os demais. Uma prova partida, com 1 hora para resposta de 5 questões no dia 15/09/2024 e 5 horas para 65 questões e redação, enquanto para os demais 70 questões mais redação no dia 01/09/2024. Esta denúncia já encontra-se no MPF do Rio de Janeiro.
E o resultado da discursiva?! Alguma previsão para divulgação?!