“Vozes do Serviço Público”

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Gestão e Enap lançam pesquisa “Vozes do Serviço Público” para ouvir servidores e aprimorar gestão de pessoas na Administração Pública

Ouvir os servidores públicos, conhecer demandas e pontos de vista com a finalidade de reunir subsídios para obter dados que aprimorem as políticas de gestão de pessoas. Esses são objetivos da pesquisa “As Vozes do Serviço Público Federal: Evidências para a Gestão Pública”, iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

 A pesquisa tem como público-alvo todos os servidores públicos federais ativos, incluindo temporários, comissionados e sem vínculo, e vai estar disponível da próxima segunda-feira, 4 de novembro, a 1º de dezembro. Os servidores poderão enviar suas respostas por meio da plataforma de gestão de pessoas do Governo Federal, o SouGOV. Os dados coletados serão anonimizados, o que garantirá confidencialidade ao processo.

 A ideia é que a pesquisa seja realizada anualmente, no mesmo período, para que, ao longo do tempo, se disponha de um painel de informações sobre a evolução das percepções dos servidores sobre as condições e relações de trabalho no serviço público. Por esse motivo, é importante a participação ativa dos servidores respondendo o questionário.

 “A Pesquisa Vozes é essencialmente uma pesquisa de percepção, cujo objetivo é dar lugar de fala aos servidores públicos, para que, então, possamos aferir informações mais detalhadas e estruturadas acerca das condições e relações de trabalho no interior da Administração Pública Federal e, com isso, pensar em ações coerentes para o bem-estar no ambiente de trabalho, o que, obviamente, se reflete nas entregas realizadas à sociedade”, destaca o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso.

Como participar?
 
A pesquisa poderá ser respondida por meio da plataforma SouGov, em um menu específico, que estará disponível a partir do dia 4 de novembro. O servidor deverá acessar o SouGov preferencialmente pelo computador para ter uma melhor experiência no link www.gov.br/sougov, fazendo o login com seu CPF e senha GOV.BR. Os dados coletados serão anonimizados, o que garantirá confidencialidade ao processo.
 
O projeto será realizado por meio da aplicação da metodologia survey, utilizada para obter dados ou informações sobre características, ações e opiniões de determinado grupo. Essa ferramenta enfatiza as características das instituições e o perfil dos profissionais. O modelo tem inspiração em duas iniciativas, a Global Survey of Public Servants – GSPS (Pesquisa Global de Servidores Públicos) e a Federal Employee Viewpoint Survey – OPM-FEVS (Pesquisa de Opinião sobre Funcionários Federais).

A pesquisa terá em sua disseminação apoio dos servidores, dos gestores de pessoas, das lideranças dos órgãos e de instituições do Terceiro Setor, como Instituto República.org e Movimento Pessoas à Frente.
 
Amadurecimento da gestão
 
Do ponto de vista do amadurecimento da gestão de pessoas nos últimos anos, a Pesquisa Vozes extrapola a visão equivocada de que essa área se dedica apenas a funções administrativas, como pagamento de salários e concessão de férias. Nos atributos medidos, estão variáveis sociodemográficas, práticas de gestão de pessoas, programa de gestão e desempenho e engajamento.
 
Os resultados da pesquisa serão utilizados pelo MGI para promover a transparência e darão elementos para que os gestores dos órgãos pesquisados melhorem as condições de trabalho, o ambiente organizacional e o planejamento estratégico.
 
A Pesquisa Vozes também vai mensurar questões que antecedem a desmotivação, baixo engajamento e adoecimento, para que os gestores entendam em que pontos investir, com monitoramento e prevenção, para combater os problemas.
 
Como pilares do trabalho, a pesquisa tem como pontos a governabilidade para agir sobre os resultados observados, solidez científica e estatística, com uso de teorias e escalas amplamente testadas e validadas; compatibilidade internacional, para permitir comparações dos indicadores entre o Brasil e outros países em diferentes aspectos da gestão pública.
 
“A pesquisa é fundamentada em um marco teórico e empírico consolidado e fornecerá elementos para mensurar e desenvolver ações de capacitação e gestão para fortalecer as capacidades técnico-administrativas das organizações públicas, visando à melhoria dos processos de gestão e o desempenho do Estado”, detalha Alexandre Gomide, diretor da Enap.

Portal do Servidor / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 7/11/2024

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