Inmetro participa do 7º Meet up do Conecta Lab promovido pela Firjan
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou nesta quinta-feira (08/11) do 7º Meet up do Conecta Lab promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A programação aconteceu na Casa Firjan, localizada em Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).
A edição mensal teve o objetivo de fomentar o networking entre startups, governo, indústrias, investidores e empreendedores interessados em inovação, saúde e nanotecnologia, ampliando as possibilidades de conexão entre os diversos agentes do ecossistema de inovação do estado do Rio de Janeiro.
O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, falou sobre a importância do evento: “pretendemos com esse evento gerar um ambiente propício para a troca de ideias, colaboração e oportunidades de negócios que possam transformar o panorama da inovação”.
O Inmetro teve sua participação representada pelo pesquisador sênior, Dr. José Mauro Granjeiro, da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), que realizou palestra sobre a nanotecnologia aplicada à área da saúde.
Em sua apresentação, José Mauro Granjeiro falou sobre como a nanotecnologia pode revolucionar a saúde e ser utilizada de forma segura e sustentável.
“A nanotecnologia está tornando diagnósticos médicos mais rápidos, precisos e menos invasivos. Por meio de micro sensores e nanopartículas, diagnósticos podem ser realizados de forma precoce. Entre diversos fatores revolucionários para a saúde global, podemos citar que tratamentos podem ser realizados de forma precisa utilizando nanocarregadores ou nanorobôs para liberar a medicação exatamente no local desejado no corpo humano. Os nanomateriais bioativos, além de suporte estrutural, podem liberar substâncias que induzem a capacidade de regeneração natural dos organismos”, disse Granjeiro.
Ainda segundo o pesquisador do Inmetro, a inovação é resultante da interação e da cooperação entre a academia, a indústria e o governo, o que revoluciona o cuidado com a saúde, promovendo longevidade e qualidade de vida: “O Inmetro tem desempenhado papel decisivo nesse processo, trabalhando com vistas ao desenvolvimento, validação de métodos e produção de materiais de referência certificados, inclusive em escala nanométrica”.
Seis startups apresentaram seus pitches com cases de nanotecnologia aplicada à área da saúde, e realizaram exposições em stands na praça elevada da Casa.
O 7º meet up foi realizado em participação com a Rede NanoSaúde, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).