Pressão popular e crise institucional fazem CMO voltar atrás e manter votação do orçamento

0
374

Horas depois de anunciar o adiamento da votação do Orçamento de 2025 para abril, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) recuou e confirmou a manutenção da agenda original, com deliberações marcadas para os dias 18 e 19 de março.

A mudança de posição ocorre em meio à crescente insatisfação da sociedade com a condução das decisões pelos três poderes da República.

A confusão começou com a divulgação de uma nota pela CMO na manhã desta sexta-feira (14) , informando que a votação seria adiada devido a uma viagem dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)

No entanto, horas depois, uma nova comunicação desmentiu o adiamento e confirmou a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para a próxima semana.

A instabilidade na tramitação do Orçamento reflete a crise entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, evidenciada desde o final de 2024, quando disputas sobre a liberação de emendas parlamentares impediram a aprovação do texto dentro do prazo constitucional.

O atraso compromete o planejamento do governo federal e dificulta a alocação de recursos essenciais para políticas públicas e investimentos estratégicos.

A decisão da CMO de voltar atrás demonstra não apenas o desarranjo interno entre os poderes, mas também a crescente cobrança da sociedade por mais transparência, previsibilidade e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

A expectativa agora é que o impasse seja resolvido e que a votação ocorra conforme o novo calendário estabelecido.

Fonte: Comissão Mista do Orçamento recua e confirma votação na semana que vem / Notícias UOL 17/3/2025

noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/03/15/viagem-de-motta-e-alcolumbre-com-lula-adia-votacao-do-orcamento.htm?cmpid=copiaecola

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui