A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu mais um passo importante em suas investigações. Nesta semana, foram aprovados 399 requerimentos, incluindo a quebra de sigilos bancário e fiscal de pessoas físicas, sindicatos, associações e empresas suspeitas de envolvimento em irregularidades.
Entre os alvos das medidas estão ex-dirigentes do INSS, lobistas e entidades acusadas de promover descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. Segundo o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), o objetivo é “identificar para onde foi todo o patrimônio desviado da Previdência”.
Além das quebras de sigilo, a comissão já havia aprovado pedidos de prisão preventiva de investigados apontados como articuladores do esquema, que teria movimentado valores expressivos e prejudicado milhares de segurados.
O que está em jogo
A CPMI investiga um esquema que envolvia descontos não autorizados em benefícios previdenciários, em nome de sindicatos e associações, com indícios de participação de servidores e ex-gestores. A quebra de sigilos busca rastrear o caminho do dinheiro e comprovar a extensão das fraudes.
As medidas aprovadas reforçam o caráter técnico e investigativo da comissão, mas também geram debates políticos, uma vez que algumas das entidades envolvidas possuem vínculos institucionais relevantes.
Próximos passos
Com a análise das movimentações financeiras e fiscais dos investigados, a expectativa é de que a CPMI consiga consolidar provas para responsabilizar judicialmente os envolvidos e apontar caminhos para evitar novos golpes contra aposentados e pensionistas.
ASMETRO-SI 12/9/2025
FONTES de CONSULTAS
CPMI aprova quebra de sigilo bancário de acusados de fraudes no INSS https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2025-09/cpmi-aprova-quebra-de-sigilo-bancario-de-acusados-de-fraudes-no-inss
CPMI do INSS aprova quebra do sigilo bancário de investigados https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2025-09/cpmi-do-inss-aprova-quebra-do-sigilo-bancario-de-investigados
Sindicato ligado ao irmão de Lula tem sigilo quebrado pela CPMI do INSS https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/sindicato-ligado-ao-irmao-de-lula-tem-sigilo-quebrado-pela-cpmi-do-inss,16a692ededb49f8e5fd66b18e3262c43amzpv9se.html?utm_source=clipboard