III Oficina de Lucro Social: Ferramenta de Negociação e Transparência no Setor Público

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Programação do dia 19/09/16

  • O INMETRO E O LUCRO SOCIAL – Professor Humberto Brandi, Diretor de Metrologia Cientifica e Industrial do Inmetro.
  • SUSTENTABILIDADE E OS DESAFIOS DA TRANSPARÊNCIA – Alda Marina, M.Sc, Diretora da PARES.
  • FERRAMENTAS DA QUALIDADE – Raimundo Rezende, M.Sc, Diretor de Metrologia Legal do Inmetro.
  • VISÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O FUNCIONALISMO PÚBLICO – Jornalista Vera Batista, Titular do Blog do Servidor do Jornal Correio Braziliense.
  • ABERTURA DO EVENTO – Dr. Marcos Jorge, Chefe de Gabinete do MDIC representando o Ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Dr. Marcos Pereira.

Resenha

Ao longo dos anos a sociedade tem demandado das empresas ações cada vez mais específicas e voltadas para questão social. Com o intuito de atender aos anseios de cidadãos cada vez mais exigentes, foi criada no século XX uma série de Ferramentas que possibilitam as empresas apresentarem-se de modo cada vez mais transparente, quantificando suas ações, outrora despercebidas, apresentando-as sob a forma do que se convencionou chamar “Balanço Social”. Estes balanços que retratam as questões de sustentabilidade social e o relacionamento entre as instituições, os shareholders e stakeholders, no setor privado, já tem uma metodologia consagrada e bastante difundida, destacando-se no Brasil o modelo Ibase.

No setor público, porém, a sociedade é a razão de ser do Estado. Assim, partindo da premissa de que a sociedade é o patrão e beneficiário direto das ações decorrentes de empresas públicas, como apontar o retorno social tem uma conotação diferente: quanto cidadão tem, economicamente falando, de retorno em função das ações ou dos processos gerenciados/fiscalizados por entidades públicas? Como mensurar este ganho ou a economia gerada pela ação direta ou indireta do Estado?

Para responder estas perguntas, desenvolvemos  um modelo de balanço social, baseado no Lucro Social, voltado exclusivamente para o setor público. Entre outras vantagens, pode ser usado como ferramenta de transparência das ações sociais para aproximação com os diversos setores da sociedade e gestão nas ações de instituições.

 Lucro Social é a quantificação do retorno e/ou economia, em prol da sociedade, dos investimentos feitos em função da ação de um órgão governamental, quer seja diretamente, através das ações de fiscalização, regulação e controle, ou indiretamente, através de desdobramentos de duas ações.

Contudo, a elaboração de um balanço social consistente, que atenda as necessidades tanto do governo quanto da população e principalmente das entidades sindicais não é trivial e demanda uma série de subsunçores sem os quais tal tarefa é impraticável.

Instituições participantes:

  • AFINPI do INPI
  • ASFOC-SN da Fiocruz
  • ASMETRO-SN do Inmetro
  • CONDSEF
  • CVM
  • DIEESE
  • FIOCRUZ
  • INMETRO
  • MDIC
  • SINDFRAMA da SUFRAMA

O objetivo da III oficina é explorar esta ferramenta para apresentar à sociedade a importância das ações desempenhadas por nossos institutos, apresentando números concretos de nosso desempenho, ou seja: explorar a ferramenta Lucro Social das instituições criando indicadores que atuar como mais uma ferramenta de TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES SOCIAIS.

Outro ponto importante é termos os números, abrangência e impacto de nossas ações junto à sociedade quando em mesas de negociação com o governo federal, ou seja: explorar o Lucro Social das instituições como uma ferramenta de NEGOCIAÇÃO.

A Oficina abordará os seguintes temas:

  • Ferramentas necessárias para identificação dos processos relevantes de cada instituto e elaboração de um balanço social aplicado ao setor público
  • Conceitos de balanço social para os setores privado e público
  • Conceito de Lucro Social e como utilizá-lo na composição do Balanço Social
  • Definição dos indicadores econômicos primários, secundários e terciários dos institutos contará com a participação de especialistas em cada um dos assuntos abordados em nossa programação, estudos de caso, apresentações, mesa redonda e elaboração do esboço do balanço social de cada instituição participante da oficina.

ASMETRO-SN 17/09/2016

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