ITI e Inmetro assinam Acordo de Cooperação Técnico-Científica

0
660

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Gastão Ramos e o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro Carlos Augusto de Azevedo assinaram ontem, 13 de março, Acordo de Cooperação Técnico-Científica com o objetivo de desenvolver ações e projetos cooperativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A assinatura do acordo ocorreu no Campus Xerém do Inmetro, no Rio de Janeiro.

O acordo favorecerá o desenvolvimento de projetos em parceria no campo da metrologia científica, desenvolvimento de sistema para prover rastreabilidade remota para fonte confiável de tempo, atualização de requisitos do Programa de Avaliação da Conformidade para Equipamentos de Certificação Digital Padrão ICP-Brasil.

O projeto visa a iniciar o desenvolvimento de um sistema para prover rastreabilidade remota para a fonte confiável de tempo do ITI. Tal fonte de tempo, agora rastreada, poderá ser então utilizada para sincronização remota de equipamentos e sistemas do serviço de carimbo de tempo do ITI e das ACT, atendendo, assim, às normas ITU-T.

“É muito importante para o ITI contar com os trabalhos do Inmetro, instituição reconhecida internacionalmente por seu trabalho de excelência que garante enormes segurança técnica e qualidade aos produtos por ele chancelados. Esperamos avançar bastante nos projetos a serem realizados de maneira conjunta para que a Avaliação de Conformidade dos equipamentos ICP-Brasil estejam sempre à altura das necessidades de mercado”, comentou o diretor-presidente do ITI Gastão Ramos.

 

ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, ligada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

A Medida Provisória 2.200-2 de 24 de agosto de 2001 deu início à implantação do sistema nacional de certificação digital da ICP-Brasil. Isso significa que o Brasil possui uma infraestrutura pública, mantida e auditada por um órgão público, no caso, o ITI, que segue regras de funcionamento estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, cujos membros, representantes dos poderes públicos, sociedade civil organizada e pesquisa acadêmica, são nomeados pelo Presidente da República.

Fonte: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI 17/03/2018 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!