Servidores se dizem “frustrados e decepcionados” com nova etapa de negociação com governo

40
12619
@reprodução internet

Servidores federais que estiveram reunidos esta semana com secretários do Ministério da Gestão e Inovação se dizem “frustrados e decepcionados” com o andamento das negociações feitas com a pasta, comandada por Esther Dweck.

Nos últimos dias, pelo menos três categorias estiveram reunidas em mesas temporárias específicas de negociação. Na visão dos representantes das carreiras, o intuito de encontrar as categorias em separado seria a reestruturação de carreiras.

“Proposta padrão”

“No entanto, o governo está apresentando uma proposta padrão para todos. É uma sensação de frustração. Parece que o governo está selecionando carreiras para atender. A base da pirâmide, que é educação e saúde, recebe uma proposta padronizada”, desabafa Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores Serviço Público Federal (Condsef).

Os representantes do governo mantiveram a proposta de recomposição salarial às categorias, no mesmo percentual oferecido ao chamado “carreirão” do Executivo: de 9% e 3,5%, respectivamente para 2025 e 2026.

Uma das demandas das categorias é de que algum reajuste fosse ofertado para 2024. Porém, o pedido não foi contemplado pelo governo. Houve sugestão apenas do reajuste para benefícios, como auxílio alimentação.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) considerou o resultado decepcionante.

“O governo prometeu mesas específicas para discutir as distorções de cada categoria, mas trouxe a discussão da recomposição para elas e pasteurizou uma proposta única para todos, sem entrar nas especificidades”, critica João Daldegan, presidente do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA).

“Valorizaram-se apenas algumas categorias, e oferece percentuais maiores a quem já figura na chamada ‘elite’ do serviço público”, completou.

Reuniões

As categorias estarão reunidas, na próxima semana, em realização de assembleias específicas para deliberar sobre a proposta, sem descartar a ocorrência de paralisações e greve. A orientação do Condsef é para que as categorias rejeitem as propostas apresentadas pelo governo essa semana.

Contatado pela reportagem a respeito das propostas apresentadas, o ministério não retornou até o momento.

Crédito: Taísa Medeiros/CNN – @ disponível na internet 8/5/2024

40 Comentários

  1. A verdade é que não temos ninguém pra nós defender, contribuímos para o INSS, pensionista tem o redutor 41/03 que reduz o nosso salário em 30%, e na hora do reajuste somos excluidos. Precisamos nos unir unir urgente pra cobrar os nossos direitos adquiridos.

  2. Bom dia povo sofrendo , e uma vergonha o que este governo está fazendo com nossa classe trabalhador tenho pena do nosso sindicato que está sendo humilhado por este governo que não está nem aí não estamos pedindo esmola queremos um salário digno, mas se não tiver acordo vamos dar o troco nan urnas depois.

  3. O presidente Lula tem ciência que no mínimo 85% do funcionalismo federal e principalmente do executivo votou pra que ele hoje estivesse eleito, portanto é humilhante o que vem fazendo conosco.
    É um absurdo achar que todos nós, principalmente aposentados temos que esperar até o ano que vem pra termos qualquer correção salarial.
    Temos sim que ter qualquer correção esse ano ainda, não estamos nem no meio do e como vamos aguardar até o ano que vem?
    Outra coisa é a liberação das margens consignadas porque os servidores precisam sobreviver enquanto não há uma resposta de salário e carreira!

  4. Apenas para lembrar
    Quem colocou no orçamento de 2022 índice de 9% de aumento para funcionalismo foi bolsonaro.
    Portanto os 9% que o Lula deu já estava no orçamento elaborado pelo governo anterior
    Lula teve oportunidade de nos dar aumento no orçamento de 2023 já no seu governo e não fez por isso agora não temos previsão mas para as polícias federal rodoviária e judiciária eles deram jeito.

  5. É uma lástima que o governo não tenha consideração com o servidor público, aliás essa falta de consideração vem desde 2003, quando resolveram voltar a descontar a Previdência de servidor aposentado. Pagamos Previdência durante 30 anos para quando nos aposentarmos deixarmos de contribuir ,como todos da Iniciativa privada .

  6. Agradeça ao Sr Presidente do Sinnfa, que traiu os funcionários das forças armadas aceitando a Tec Militar pra um grupo do qual ele fazia parte e deixou o resto no maldito PGPE, infelizmente ainda tem funcionários que fazem parte desse sindicato presidido por esse sujeito, deveriam de sair todos que ficaram de fora da TEC Militar, esse covarde deveria peitar o falecido Duvanier e exigir a Tec Militar pra todos, seu salário iria estar dobrado hoje!

  7. Os aposentados ficaram mais uma vez pra traz, só não entendo porque nós 4 anos de governo do Bolsonaro os sindicatos e os servidores não se manifestaram!

    • Porque seria a mesma coisa que bater palma com uma mão só. Greve a gente faz quando existe chance de conseguir alguma coisa. O governo que disse que ia colocar uma granada no bolso do servidor público ia se preocupar com a categoria?

  8. Concordo com todos vcs.
    Da aumento no Aux alimentação ,creche, não atinge aposentados nem pensionista.
    Já não tem concurso a muitos e muitos anos.
    Os funcionários a maioria já aposentou.
    E com essa medida não atinge a maioria que aposentou.
    Ridículo

  9. Pensávamos que seríamos valorizados novamente e que respeitariam nassas demandas de trabalho e seríamos melhores remunerados , já que tiraram na mão grande, 5%no governo Dilma e 5% no do Temer, que já eram nossos e disseram que não tinham dinheiro em caixa para no pagarem, monstros , só tem pra eles

  10. É uma vergonha Lula na campanha falou uma coisa agora é outra trabalhei no serviço público 40 anos e agora aposentada sou tratada dessa forma ele dá aumento pros da ativa e pros aposentados nada ,ainda na pesquisa ele está lá em cima queria saber onde foi feita essa pesquisa vergonhoso Lula acorda eleição vem ai

  11. A culpa é de quem estava na mesa”MNNP”, que aceitou a barganha de 3 bi para os Auxilios, esses 3 bi, era para injetar no salário do executivo, seria mais fácil conseguir mais 3 bi, ajudaria, nem respeitaram os Aposentados e Pensionistas que são os mais prejudicados. Foram infiéis na mesa, essa e a pior bancada Sindical, quem vai a luta é por toda Categoria e cairam no Vai que Cola da Ministério.

  12. Sou mais um aposentado, concurso,trabalhei com dedicacao no servico publicó,com amor e dedicacao para a demanda de quem recorría ao meu setor de trabalho, DNER,e ANTT, cuidava com determinacao para atender o decreto do ídolo,em varios segmentos:gratuita de más passagens dos idosos sempre negada pelos empresarios, com enxurradas de similares contra o decreto,do nosso presidente Lula,lutei Mt más fomos finalmente vitoriosos, embora tivemos que efetuar fiscalzacao implacavel na execucao dos direitos aos idosos e tb aos deficientes, para que os mesmos nao fosse desrrepeitados, por orden dos empresariado fortemente contrario ao referido decreto, hoje sou portador de Alzheimer, nao tenho um plano de saude, fico sujeto ao SUS, sem uma de vida e necesario correcao salarial,ainda bem que recebemod em 2023 os 9%,ajudou bastante más defasagem é Mt grande, una pena a presenca dos governos 2017a2022.infelizmente a situacao de una NACAO que nao tem formacao adequada para definir os nossos governsntes. Uma pena.

  13. É verdade o servidor P. Federal não tem valor nenhum, agora quando chega nas policagem aparece dinheiro de rolo,isso é uma vergonha.Mas agente tem que dar o touco é nas urnas.

  14. Lula não está ném aí pra ninguém quem reajusta salários não e ele e o ministro da economia e do planejamento ele só assina e tem que ser aprovado pelo congresso

  15. Se nós servidores fossemos esperar por Jair Bolsonaro, a gente estava era pior, porquê ele nunca fez nada em favor dos servidores, só dizia q lamentava muito em não dar um aumento pra nós, dizia uma coisa de manhã, e a tarde Paulo Guedes cortava, ele não tinha poder de decisão, quantas vezes ele nos propôs aumento, bônus e nunca cumpriu, ainda tem gente q diz q foi ideia de Jair em dar aqueles 9% faça me o favor

    • Esquece Bolsonaro, quem está no poder é Lula. Vai ficar só chorando pelo passado e aceitar os desmandos do atual? Quem pode mudar a realidade é ele.

  16. EM 2003 LULA TRAIU O FUNCIONALISMO POR OCASIÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA , QUANDO CRIOU O DESCONTO DA PREVIDÊNCIA PARA O FUNCIONALISMO JÁ APOSENTADO .
    NÃO VAMOS TER NENHUM REAJUSTE,PODEM CRER!
    APOSENTADO É FÓSFORO QUEIMADO,NAO SERVE PRA NADA!.

  17. Os servidores acumulam defasagem salarial histórica. Completamente esquecidos pela péssima gestão anterior. Agora, o Governo Lula, deveria promover a recomposição salarial, mas até o momento, as propostas estão abaixo da critica….acredito haverá consenso até junho, pois ele é um produto das greves e sabe como é estar do outro lado…..e sobretudo para evitar o impacto negativo em ano eleitoral….

  18. Sou aposentada, aqui em casa briguei por causa de Lula,pois acreditava que ele ia melhorar nossos salário, Mas mim decepcionei .Os aposentados já não leva nos seus contracheques, aux alimentação, etc, estamos vivendo de empréstimos, isso é uma vergonha. E ainda tenho que ouvir aqui em casa FAZ UM L.

  19. COMO DIZ UM DESÁGIO POPULAR AQUI NO NE, O GOVERNO LULA TÁ “CAGANDO NA RABICHOLA”. FICO C/ O RABINHO ENTRE AS PERNAS VEJO OS COMENTÁRIOS DOS BOLSONARISTAS ESCULACHANDO COM O LULA MAS É DECEPCIONANTE ACEITAR QUE ELES TÊM RAZÃO. O GOVERNO LULA ATÉ AQUI AINDA NÃO HONROU COM 10% DE SUAS PROPOSTAS DE CAMPANHA. O QUE VEMOS É UMA VALORIZAÇÃO DAS CATEGORIAS QUE JÁ SÃO PRIVILEGIADAS. NO TOCANTE AO CENÁRIO ECONÔMICO GERAL, NÃO TEMOS MUITO O QUE COMEMORARMOS. EM RELAÇÃO A SEGURANÇA A BANDIDAGEM CONTINUA IMPERANDO EM TODOS OS NÍVEIS, INCLUSIVE ENTRE OS BANDIDOS DE COLARINHO BRANCO DE ONDE SE ESPERA ATITUDES PATRIOTAS E NACIONALISTAS. VERGONHA…VERGONHA…VERGONHA.

  20. vergonha desse governo.ele vai lenbrar dos aposentados na proxima eleicao.vamos esquecer esse fulano.mudancas agora pra prefeitos.

  21. Ser servidor público,, é contar com direitos incertos. Pois faço parte dsta categoria, porem desprestegiada. No pretérito, tinhamos reajuste anualmente 02 (guas) vezes, mesmo no regime militar.já, o nosso presidente, do qual sou eleitor de carteirinha, vejo que enfrenta dificudades para nos coceder ao servidor aquilo que é um direito constitucional, e só ele tem legitimidade para dispor dessa prerrogativa. Em outrora, Lula parou o país em reivindicação dereajuste salarial, diferente da realidade atual!!
    .

  22. O aumento tem que ser diferenciado,porque têm categorias ganhando mais que as outras,tem que haver uma reestruturação!Atender os que ganham salários baixíssimos porque seus ganhos ficaram achatados por falta de pagamento ao longo dos anos,por exemplo servidores do Ministério da Defesa que sào os agentes administrativos e datilógrafos(antigo quadro)!

  23. Vergonhoso é dois anos do Michel temer e mais 4 anos do Bolsonaro sem um centavo de aumento… Lula está tentando dar esses aumentos…

  24. Temos que ter consciência de classe e estar consciente dessas dificuldades com esse governo. É necessário que todos saibam direcionar seu direito de voto nas próximas eleições, inclusive nessa para prefeito. Todo candidato que tem apoio por esse governo , negaremos nosso voto.

  25. O presidente lula nao vai ter votacao boa na proxima eleicao 2026 os funcionários publicos são milhares e familias com certeza nao terá exito

  26. Não é fácil conseguir trabalhar 35 anos para conseguir uma aposentadoria digna nesse país. Depois de muito esforço físico psicologico e remédios para se manter de pé para continuar a tentar sobreviver com o salario de aposentado que é corroido pela alta dos preços de tudo que se consome.Nos aposentados somos esquecidos como se aposentado não é mais produtivo e nem pode ter o direito a vida e nem de sobrevivencia,somos descartados e desvalorizados ou seja somos banidos de toda forma poque simplesmente conseguimos ser mais um aposentados,aqui só temos o direito de trabalhar até morrer e deixar simplesmente uma mísera pensão para o conjuge e assim se perpetua para a felicidade de todos os governantes do brasil.Avante aposentados deste país vamos lutar pelo nosso direito poque se cruzarmos os braços iremos passar fome com nossossalarios sendo corroido pela alta de preços autorisados pelos governos de todo o brasil.Avante aposentados de todo país vamos a luta companheiros não vamos deixar nossos direitos se esvair por causa de políticas sordidas.Essa é a realidade que estamos vivendo,mas não podemos desistir de cobrar o governo por nossos direito,desistir nunca.

  27. Eu acho que o governo Lula não está querendo que nós aposentados e pensionistas das universidades tenha direito a nada zero eu votei no Lula e consegui muitos votos na eleição tenho familiares prefeitos mas as eleições vem aí eu estou decepcionado com Lula que poderia ter assinado esse plano de carreira nosso foi entregue ao Camilo até agora nada ele vai empurrando com a barriga.

    • Acho que é uma covardia comparar o governo Lula com o governo bolsonaro,temos que saber separar as coisas,pois se você tem um sindicato que pessoas que estão na ativa,esquecem que um dia vão se aposentar,só se preocupam em pautar direitos dos ativos,esquecendo dos aposentados! Então vamos cobrar mais do sindicato,do que do governo. Sintufrj vamos olhar para os aposentados!

  28. O Lula está fazendo diferente do que prometeu nas campanhas, os aposentados estam sofrendo, o Executivo tem a maior força para tudo! Vamos ver se alguém de Brasília vai cuidar de alguém, e hora do basta,!
    O Lula está igual ao Bonsonario, Vamos dar a resposta nas urnas para prefeito e presidente.

  29. Respeito pro governo?????
    Meu Deus é vergonhoso a gente pedir o é nosso de direito
    Aposto que para deputados, prefeitos e governantes todos com os bolsos cheios de dinheiro
    E nos só queremos justiça no nosso salário digno, que não temos à 06 anos.
    Vergonhoso
    Vergonhoso
    Vergonhoso

  30. Até agora o gov lula, repassou apenas os 9 por cento deixado pelo Jair , e olhe que já estamos no segundo ano do seu governo, e o governo, como o anterior , vem enrolando os funcionários públicos .Se continuar assim vai se decepcionar já agora nas eleições para Prefeito e caso não mude será um homem derrotado em 2026, me parece que o próximo presidente do Brasil, vai ser mesmo o Ciro Gomes

  31. É vergonhoso, chega ser nojento essa discussão do governo com a categoria dos Servidores Federais. Ninguém está pedindo favor e nem queremos ESMOLAS. Isso é a cara do governo, simplesmente o que é de direito. Na realidade, se os presos fizer greve reivindicando alguma coisa , será atendidos.Porque nesse País, bandidos tem mais valor que os trabalhadores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!