Autoridades, prestadores e cooperativas renovam acordo com Unimed-Rio: fôlego por mais um ano.

0
1765

A Unimed-Rio ganhou fôlego por mais um ano. Após nove horas de reunião, a cooperativa conseguiu revalidar anteontem o Termo de Compromisso firmado com Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministérios Públicos federais e estaduais e Defensoria Pública para a sua recuperação financeira, conforme antecipou o blog do colunista Ancelmo Gois. Com isso, fica garantido o atendimento dos cerca de 700 mil beneficiários da Unimed-Rio. O acordo, com prazo indeterminado, ganhou novos critérios de avaliação financeira e prazo de um ano para a cooperativa cumprir as metas.

Segundo fontes próximas à negociação, chegou-se à conclusão que o prazo de 90 dias para demonstração de melhora financeira não era suficiente. O prazo vencia este mês. E a situação financeira da cooperativa carioca não mostrou grandes alterações desde que o termo foi firmado, em dezembro de 2016, dizem as fontes. Por isso, o acordo só foi possível graças principalmente ao apoio do Sistema Unimed, que reúne as outras cooperativas, e dos prestadores de serviços (hospitais e clínicas de diagnóstico).

— Sabemos que permanece a necessidade de um acompanhamento cuidadoso do processo de recuperação, por isso foram também aprimoradas as metas financeiras a serem atingidas e destacada a necessidade de cumprimento integral do complemento ao programa de saneamento apresentado pela Unimed-Rio à ANS — destaca o promotor a Augusto Lopes, do Ministério Público de Niterói, que atuou nas negociações.

O promotor Pedro Rubim, do MP-RJ, ressalta que o termo aditivo e o compromisso de Unimed e prestadores de serviços continuam assegurando o atendimento aos consumidores.

As metas financeiras mais claras do novo termo de compromisso, visando à recuperação financeira da empresa, serão acompanhadas periodicamente pelos órgãos públicos. A ANS marcou uma revisão do plano de saneamento da cooperativa em 12 meses. O que não muda é a obrigatoriedade de compra integral da carteira da Unimed-Rio pela Unimed Seguros, caso seja necessária a alienação compulsória.

— Foi um importante passo para a viabilização de recuperação da Unimed-Rio. Todos os participantes cederam individualmente em suas pretensões — ressalta o defensor público Eduardo Tostes. — Os consumidores da Unimed-Rio estão garantidos com o documento assinado.

Para Romeu Scofano, presidente da Unimed-Rio, a renovação do acordo é uma sinalização clara para o mercado de saúde suplementar e para a sociedade do processo de retomada pelo qual a cooperativa passa.

— A extensão é uma sinalização clara da confiança que órgãos públicos e integrantes do sistema de saúde suplementar têm no momento de reestruturação da cooperativa, e a decisão pelo prazo indeterminado corrobora uma perspectiva de evolução positiva da situação da operadora por todas as partes — destaca Scofano

Ele ressalta as melhoras dos indicadores da cooperativa, como a redução do volume de reclamações em 36% em dezembro, 45% em janeiro e 58% em fevereiro. As metas estabelecidas eram reduzir as queixas em 5%, 10% e 15%, respectivamente.

Veja a linha do tempo da crise da Unimed Rio
Crédito: Luciana Casemiro/O Globo – disponível na internet 25/03/2017

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!