Encontro Técnico de Medição de Vazão 2024

0
210

A SBM Sociedade Brasileira de Metrologia com o GT-Vazão – Grupo Técnico de Vazão e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, realizaram o ETMV – Encontro Técnico de Medição de Vazão 2024 evento que reuniu profissionais que atuam na área de medição de vazão e velocidade de fluidos.

O evento reuniu os segmentos de saneamento e de oil&gas. Neste último, a importância da tecnologia e da perfeita aplicação de medidores de vazão ficou mais que evidente quando o Chefe do núcleo de fiscalização da medição da produção da ANP, Marcus Werner, mostrou que 1% de erro na medição do volume produzido de óleo e gás seria de mais de R$ 591milhões/dia, em números de 2022.

As discussões referentes ao segmento de óleo e gás foram coordenadas e mediadas por José Alberto Pinheiro – especialista, consultor, membro da Comissão de vazão, com décadas de experiência na Petrobras – trouxeram Iris Trindade Chacon do Inmetro, Flavio Barroso Neves da ANP e Thiago Vidal de Oliveira da Petrobras para discorrer sobre a nova realidade do setor no que tange à nova regulamentação técnica para medição de vazão: deve haver adequação em instrumentos, procedimentos, manutenção e calibração. Ou seja, o mercado vai ficar movimentado!

Íris Chacon reiterou que o Inmetro recebe até o final do mês de março sugestões de adequação à nova RTM. “A 156 está em processo de simplificação regulatória e estamos recebendo sugestões até o final deste mês.”

Não é mudança no texto, mas alguma coisa que não ficou clara, alguma situação que não foi pontuada…

Thiago deu uma ideia do impacto que a readequação deve ter quando mostrou a quantidade de sistemas de medição de vazão de E&P da Petrobras – 851 sistema de medição de gás, 440 sistema de petróleo e os 14 FPSOs que estão previstos…

As empresas Metroval, Gascat, Aepio, Hirsa, Trescal, Superflow, Conaut, Digitrol, Blaster Controles presentaram suas soluções e novidades.

Do mesmo modo, o setor de saneamento discutiu suas perspectivas e necessidades em vazão, incluindo estimativas de incertezas, melhores tecnologias para brown e greenfield, além de cenários envolvendo calibração e acreditação.

Fonte: https://hub.ind.br/vazao-em-foco/ 26/3/2024

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!