Jorge Cruz será agraciado, hoje, pelo Conselho da Ordem de Rio Branco no grau de Cavaleiro.

2
1732

From: Coordenação-Geral de Protocolo – Itamaraty [[email protected]]
Sent: Wednesday, April 18, 2018 13:28
To: Jorge A Cruz
Subject: Dia do Diplomata 2018. Sr. Jorge Antônio da Paz Cruz. Coordenador-Geral de Articulação Internacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Senhor Jorge Antônio da Paz Cruz,

É com grande satisfação que comunico a Vossa Senhoria ter o Conselho da Ordem de Rio Branco havido por bem admiti-lo no grau de Cavaleiro.

2. Ao apresentar meus respeitosos cumprimentos, informo Vossa Senhoria de que a cerimônia de entrega das insígnias está marcada para o dia 20 de abril, às 12h, no Hall do Palácio Itamaraty, em Brasília. O traje será o de passeio completo ou uniforme correspondente e Vossa Senhoria poderá fazer-se acompanhar de duas pessoas.

3. Tendo em vista a presença do Senhor Presidente da República, roga-se o comparecimento com trinta minutos de antecedência.

4. Muito agradeceria a Vossa Senhoria a gentileza de informar à Coordenação-Geral de Protocolo, pelos telefones (61) 2030-5122 / 6145 / 6146 / 6152 / 8047 / 6630 / 8064 ou para o endereço eletrônico “[email protected]<mailto:[email protected]>”, seu comparecimento ou não à cerimônia.

Atenciosamente,

(João Mendes Pereira)
Chefe do Cerimonial


Ordem de Rio Branco

A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.

A Ordem de Rio Branco, assim intitulada em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco -, consta de 5 graus, a saber: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

“A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda “Ubique Patriae Memor”, do mesmo metal. No reverso dourado, as datas 1845-1912.” (Art. 2º do Regulamento)

A expressão em latim “Ubique Patriae Memor” foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.

A Ordem é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem.

O Conselho da Ordem é constituído pelo Presidente da República, Grão-Mestre da Ordem, pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de Chanceler da Ordem, pelos Chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores. O Chefe do Cerimonial do Itamaraty é o Secretário da Ordem.

Nota: O ASMETRO-SN parabeniza o nosso sindicalizado , Coordenador Geral de Articulação Internacional (Caint) e servidor do Inmetro Jorge Cruz pela justa e merecida homenagem .

Fotos: Jorge Cruz integra a equipe de servidores/sindicalizados do ASMETRO-SN que está a frente do projeto de modernização do Inmetro/Agência Reguladora

Diretoria do ASMETRO-SN e Presidência do Inmetro (Professor Azevedo e Jorge Cruz com o Secretário Executivo do MDIC Marcos Jorge, 03/08/2017
Reunião da equipe de servidores/sindicalizados do ASMETRO-SN com o Professor Carlos Augusto de Azevedo, presidente do Inmetro, no ultimo dia 16/06/2017
Reunião da equipe de servidores/sindicalizados do ASMETRO-SN com o Professor Carlos Augusto de Azevedo, presidente do Inmetro, no ultimo dia 16/06/2017
Reunião da equipe de servidores/sindicalizados do ASMETRO-SN com o Professor Carlos Augusto de Azevedo, presidente do Inmetro, no ultimo dia 31/07/2017
26/06/2017 Reunião na FIESP-Reestruturação de Carreira no âmbito do INMETRO

ASMETRO-SN 20/04/2018

2 Comentários

  1. Faço questão de deixar aqui, publicamente, meus PARABÉNS ao servidor Jorge Cruz por essa merecida homenagem recebida. Dá orgulho ter um colega de trabalho assim!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!