Relato da 2ª Reunião do Fórum de Metrologia Científica e Industrial

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No dia 28 de abril de 2016, no auditório do prédio 06, realizou-se a segunda reunião do Fórum de Metrologia Científica e Industrial, conduzida por Rodrigo Ozanan, secretariada por  Marcelo Nascimento e moderada por Sergio Ballerini. A realização do Fórum Metrologia Científica e Industrial foi solicitada por servidores da DIMCI preocupados com a nova estrutura regimental do Inmetro aprovada pelo Decreto 8671/2016 e a participação/contribuição dos servidores são fundamentais para o contínuo fortalecimento/reconhecimento da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial. Após uma breve explanação sobre as metodologias de avaliação de desempenho 180º e 360º, o ASMETRO-SN informou que tanto esse assunto quanto outras ferramentas da avaliação de desempenho estão sendo debatidas no “Fórum Carreiras do Inmetro”.

 Em seguida, a reunião se desenvolveu com a apresentação e debates sobre o documento elaborado por uma comissão “ad hoc”, composta exclusivamente de servidores da DIMCI, tendo como base o texto apresentado na primeira reunião, fruto da discussão dos tópicos apresentados por e-mail. Uma vez que o documento não foi apresentado previamente a todos os servidores da DIMCI ficou decidido que será disponibilizado pelo ASMETRO-SN para que todos os servidores da metrologia científica e industrial possam democraticamente analisar, emitir opiniões, sugestões além de propor novos temas ainda não abordados.

Novas sugestões podem ser encaminhadas ao ASMETRO-SN via e-mail: [email protected]  – [email protected]

Próxima Reunião: 12 de maio de 2016

FÓRUM DE METROLOGIA CIENTÍFICA E INDUSTRIAL DO INMETRO

Documento aberto e em construção pelo GT Fórum Metrologia Científica e Industrial

Este documento descreve e dá continuidade às discussões promovidas em reuniões prévias e durante a realização do Fórum de Metrologia Científica e Industrial, organizado e realizado pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Inmetro (Asmetro).

Introdução

A importância e o papel das atividades da DIMCI já estão contemplados e bem explicitados no documento DIRETRIZES ESTRATÉGICAS PARA A METROLOGIA BRASILEIRA 2013-2017 (Documento do CONMETRO. Aprovado na 47ªreunião do CBM.  Em 14 de março de 2013) e, ainda, na Lei nº 12.545, de reestruturação do Inmetro de 14 de dezembro de 2011.

O documento supracitado apresenta um conjunto de diretrizes com o objetivo de orientar, sugerirações e servir de base a empresas, laboratórios e instituições na formulação de planos voltados para o desenvolvimento da metrologia brasileira, nos diferentes níveis de exigências metrológicas e nos diversos ramos de atividades em que a metrologia atua, especialmente os setores industriais e de ciência e tecnologia, além de servir de apoio às  ações  de  fomento  para  a  criação  de  um  ambiente  favorável  à  inovação  nas empresas e, ainda, para o fortalecimento da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, no âmbito do Governo Federal.

Contexto e Significado dos Institutos Nacionais de Metrologia (tópico 5.2 das Diretrizes)

Conforme se observa da experiência das nações mais desenvolvidas, os Institutos Nacionais de Metrologia (INM) não se limitam a laboratórios de metrologia primária, prestadores de serviços – embora não possam deixar de sê-los. Assim, esses Institutos atuam como instrumento fundamental de políticas públicas, principalmente nas áreas de indústria e comércio exterior, ciência e tecnologia, saúde, meio ambiente e defesa da cidadania, estando comprometidos direta e proativamente com o desenvolvimento e a competitividade das indústrias de seus países, bem como com a defesa de outros interesses nacionais. A assunção deste papel exige um INM robusto, competente, e cientificamente forte, constituindo-se num locus do conhecimento metrológico e de credibilidade, baseados na excelência em ciência e tecnologia. O Inmetro, por ter reconhecidamente todas essas qualidades, assegura o reconhecimento internacional da metrologia brasileira.

Características dos Institutos Nacionais de Metrologia (tópico 5.3 das Diretrizes)

O exame de modelos de operação de INM de países industrializados indica que, embora as estruturas metrológicas apresentem diferenciações, predominam entre eles algumasimportantes  características  comuns,  dentre  as  quais  se  destacam  as seguintes.

A) Instituição que concentra e supervisiona o conjunto das funções básicas de metrologia fundamental do país, provendo referênciasmetrológicas confiáveis e de alta qualidade.

B) Lócus de conhecimento avançado e de infraestrutura tecnológica moderna

C) Instrumento de transferência de conhecimentos e de prestação de serviços de alta tecnologia ao setor produtivo

D) Representante oficial do país, noseu campo  de  atividade,  junto a fóruns internacionais e regionais e a instituições estrangeiras de metrologia.

Estas atividades são de responsabilidade ou têm participação significativa da Dimci, o que mais uma vez evidencia claramente o importante papel que essa diretoria desempenha, não só para o Inmetro, mas para o próprio desenvolvimento do País.

O documento ainda recomenda diversas Diretrizes Estratégicas para o exercício pleno dasfunções de INM, pelo Inmetro. Entre elas:

◊ apoiar, fortalecer e estimular projetos inovadores na área de metrologia, em especial de instrumentos, métodos e sistemas de medição, bem como as ações de inovação e de desenvolvimento tecnológico do setor produtivo brasileiro;

◊ consolidar-se como polo de conhecimento, com excelência em pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação;

◊ formar e capacitar recursos humanos, consolidando o mestrado profissionale apoiando a implantação do mestrado e doutorado  acadêmico  nas diversas áreas da  metrologia. Consolidar os cursos técnicos profissionalizantes em metrologia e biotecnologia, com vistas ao desenvolvimento de recursos humanos qualificadospara atender a demanda da indústria, entre outros.

O fortalecimento do Inmetro como o Instituto Nacionalê de Metrologia do Brasil, inexoravelmente passa pelo fortalecimento da Dimci, sendo imperioso a criação das condições requeridas, segundo os parâmetros internacionais, para o exercício pleno das suas funções.

O atendimento às demandas nacionais em metrologia cientifica e industrial certamente impacta na competitividade e no rendimento do setor produtivo nacional. Como exemplo podemos citar os setores cujo produto final enseja a utilização de partes e componentes produzidos por diferentes fornecedores (muitos dos quais importados), como as indústrias de aviação, automotiva e petrolífera, que devem seguir rígidos padrões de qualidade, onde as grandezas e medições envolvidas devem estar amparadas por um confiável sistema metrológico rastreado aos padrões do Bureau Internacional de Pesos e Medidas. Este é um dos muitos exemplos do relevante papel da Dimci para o País, que será nitidamente evidenciado ao longo deste documento, que foi dividido nos seguintes tópicos:

1) Valoração da Metrologia Científica e Industrial no Inmetro.

2) Desenvolvimento da vocação para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

3) Qualificação contínua da sua força de trabalho e dotação de mão de obra especializada complementar.

4. Restabelecimento das condições operacionais da Dimci para prestação de serviços e exercício pleno de todas as suas atividades.

5) Apoio aos Programas de Pós-graduação do Inmetro.

6) Arrecadação e Financiamento – A análise do impacto social e econômico referente às ações/atividades realizadas nos laboratórios da Dimci.

1. Valoração da Metrologia Científica e Industrial no Inmetro

1.1. Reconhecimento nacional e internacional e o impacto no comércio

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), criado pela Medida Provisória nº 1.911-8, de 29 de julho de 1999, é o responsável por sete POLÍTICAS DE ESTADO, dentre as quais seis são responsabilidade direta do Inmetro: (1) Desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços; (2) Metrologia, normalização e qualidade industrial; (3) Comércio exterior; (4) Regulamentação e execução dos programas e atividades relativas ao comércio exterior; (5) Aplicação dos mecanismos de defesa comercial; e (6) Participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior. Todas estas seis políticas de Estado dependem da atuação da Dimci, conforme será explicitado abaixo. Sendo políticas de Estado, devem ser seguidas por todos os governantes brasileiros, por se tratar de diretrizes fundamentais para o desenvolvimento e crescimento do país.

Com a globalização dos mercados, torna-se imprescindível que a estrutura metrológica de cada país alcance reconhecimento junto aos fóruns internacionais competentes. Para os exportadores dos países em desenvolvimento, onde muitas vezes estes reconhecimentos não são conseguidos, estas exigências constituem uma forma de barreira técnica. Estes exportadores incidem em elevados custos extras, associados a múltiplos ensaios, certificações e calibrações, que reduzem suas margens de competitividade. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a adaptação de produtos, realização de ensaios e a obtenção de certificados para os diferentes países oneram a produção das empresas exportadoras numa faixa entre 2 % e 10 % de seus custos totais.

As políticas de Estado Comércio exterior (3); Regulamentação e execução dos programas e atividades relativas ao comércio exterior (4) e Participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior (6) têm como marco legal internacional inicial o “Acordo de Reconhecimento Mútuo” (Mutual RecognitionArrangement – MRA) do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM). O CIPM tem como tarefa principal garantir a uniformidade, em todo o mundo, das unidades de medida, de forma a harmonizar as relações comerciais internacionais, o que é feito pela ação direta ou submissão de propostas para a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM). Este Acordo (o CIPM/MRA) foi assinado em 1999 por representantes de 101 institutos, sendo 56 Estados-Membros (com poder de voto, o Brasil incluso), 41 associados do CGPM e 4 organizações internacionais.

As decisões tomadas pela CGPM são embasadas tecnicamente pelos seus 12 comitês técnicos, sete dos quais o Inmetro tem participação com direito a voto (e como observador em quatro), através da Dimci. Assim, a Dimci participa das decisões que afetarão todo o comércio mundial. Para chegar a este nível de participação e influência, a Dimci precisou e precisa demonstrar continuamente excelente competência técnica metrológica e científica, demonstração contínua das suas Capacidades de Medição e Calibração (CMCs), com suas respectivas planilhas de incerteza, avaliadas por metrologistas renomados de outros países, comprovadas por comparações-chave internacionais, com a sua consequente inclusão no banco de dados do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, que gerencia o CIPM/RMA), publicações de artigos científicos e participações periódicas em auditorias técnicas internacionais feitas por metrologistas de outros países. A retirada da Dimci neste cenário impactaria a saída do Inmetro (e do Brasil) dos comitês técnicos da CGPM e, eventualmente, do Acordo de Reconhecimento Mútuo Internacional (CIPM/MRA), e dos demais acordos internacionais (IAF – International AccreditationForum e ILAC – International LaboratoryAccreditationCooperation), baseados na confiança na capacidade metrológica do Inmetro. Isto impactaria negativamente em todo o comércio exterior brasileiro, dificultando bastante a execução das políticas de Estado citadas acima, impactando severamente na balança comercial do país, em um momento em que o Brasil precisa melhorá-la significativamente, em decorrência das graves dificuldades financeiras pelas quais o país passa.

A DIMCI já é reconhecida internacionalmente e, por isso, demanda ser reconhecida pelo Inmetro e pela sociedade, bem como pelos agentes que com ele se relacionam.

1.2. Importância estratégica da metrologia científica na defesa da soberania nacional

Entende-se que a atividade de metrologia é o cerne da política da Tecnologia Industrial Básica nacional. Sem a atuação pujante da metrologia, inicialmente em suas acepções científicas e complementarmente em suas aplicações industriais, diversas ações estruturais da economia brasileira seriam irremediavelmente prejudicadas. Citam-se, por exemplo as barreiras técnicas, cuja base se fundamenta em aspectos cujo eventual litígio se resolve com apropriadas medições (quantificações de propriedades ou avaliação da conformidade com requisitos legais e comerciais). Um país que prescinde de metrologia científica e industrial devidamente estabelecidos em âmbito nacional corre o risco iminente, por que não dizer certo, de ter sua soberania nacional comprometida.

Mapa onde estão localizados os institutos de metrologia.Maximizar a independência externa. Incluir texto complementar!!!!!!

AÇÃO PROPOSTA 1: Atuar junto à presidência e às demais Unidades Principais do Inmetro, bem como junto à sociedade brasileira para que a Metrologia Científica e Industrial seja reconhecida como uma atividade fundamental para a sociedade brasileira e para a garantia da soberania nacional.

Por exemplo, onde houver atividade prestada por outras UPs que tenham contribuições direta ou indireta da DIMCI, esta contribuição deve ser citada.

1.3. Provimento de rastreabilidade para Acreditação, Avaliação da Conformidade e Controle Metrológico

O controle metrológico legal compreende o âmago das atividades de metrologia legal. São atividades concernentes ao controle metrológico a determinação das características e propriedades metrológicas de sistemas de medição. Esta atividade demanda uma cadeia de rastreabilidade ao sistema internacional de unidades (SI). A rastreabilidade metrológica somente pode ser garantida com uma apropriada base metrológica nacional. Esta prática está entre as atividades da metrologia científica, reconhecida como“manutenção dos padrões nacionais”. Entretanto, vale mencionar que a metrologia científica e industrial vai muito além da simples guarda dos padrões metrológicos nacionais. Sem uma constante observância das mais apuradas práticas metrológicas, incluindo o constante aprimoramento de métodos e procedimentos e medição, não é possível assegurar que os preceitos metrológicos de mais alta qualidade serão cumpridos.Esta é uma atividade típica de estado, e não pode ser delegada ou vilipendiada sem incorrer em risco de uso inepto dos padrões nacionais.

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (Requisitos Gerais para a Competência dos Laboratórios de Ensaio e Calibração), baseada em norma equivalente internacional, estabelece critérios para garantir a confiabilidade das medições. Ela exige procedimentos técnicos de calibração, um corpo técnico treinado e qualificado para aplicar estes procedimentos, a utilização de padrões devidamente calibrados e rastreados ao Sistema Internacional de Unidades em uma cadeia ininterrupta, tudo devidamente documentado. A Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) trabalha em estreita colaboração com outras organizações internacionais, como o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e a Organização Internacional para Padronização (ISO) para garantir a compatibilidade entre o trabalho de cada organismo. Dado o papel crucial de medição, de acordo com as exigências e as avaliações da conformidade, o Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) e a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) criaram, respectivamente, um Acordo de Reconhecimento Mútuo (CIPM MRA) e um Acordo de Reconhecimento Mútuo (MAA) para fornecer um quadro que demonstra a coerência das medidas e dos testes internacionais. Supondo que os padrões de medição utilizados para as verificações e fiscalizações dos instrumentos de medição não estejam com a sua calibração em dia (ou se os técnicos envolvidos nas calibrações não estiverem devidamente qualificados), há grandes riscos de instrumentos com comportamento irregular serem usados como se estivessem adequados ao uso, acarretando prejuízos à sociedade brasileira, seja na área da saúde, relações comerciais etc. Além disso, eventuais multas aplicadas com o uso destes instrumentos, ou Taxas de Serviços Metrológicos (Lei no. 9.933/1999) cobradas para checar se estes instrumentos estão adequados ao uso, podem ser contestadas na justiça, sob a alegação de que seus resultados não são confiáveis. Isto poderia provocar um efeito cascata de desconfiança da sociedade brasileira com relação ao Inmetro, pondo em risco a excelente imagem de instituição técnica de confiança da qual o Inmetro legitimamente se beneficia, atualmente, para cumprir plenamente o seu papel junto à sociedade brasileira. Afinal, todas as atividades que o Inmetro executa baseiam-se na premissa da confiança. A legitimidade da arrecadação de todas as UPs do Inmetro e órgãos delegados está legalmente condicionada à premissa de haver uma rastreabilidade metrológica aos padrões nacionais de responsabilidade da DIMCI.

Igualmente, a existência de laboratórios acreditados pressupõe a garantia da manutenção da cadeia de rastreabilidade acessível aos participantes deste esquema. Sem um ente federativo capaz de assegurar esta premissa básica, um esquema de acreditação nacional fica irremediavelmente comprometido.

Assim como laboratórios acreditados, outros Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) dependem diretamente de uma cadeia de rastreabilidade devidamente estabelecida. A atuação da metrologia científica, particularmente sua extensão vocacional natural que é a metrologia industrial, vem assegurar que todo o processo fique contido e sob controle do estado.

Visando à garantia da rastreabilidade metrológica das medições que realiza, os OAC e as instalações de teste devem garantir que a calibração de seus padrões de referência e de seus instrumentos de medição seja realizada por laboratórios que possam demonstrar competência, capacidade de medição e rastreabilidade para a calibração específica que for executada. As seguintes organizações atendem a estes requisitos: Institutos Nacionais de Metrologia e Laboratórios Designados que sejam signatários do Acordo de Reconhecimento Mútuo do CIPM, para os serviços de calibração que realizam e que estão abrangidos pelo Acordo de Reconhecimento Mútuo do CIPM (Acordo do CIPM).

A Dimci também exerce importante atividade (de base e(?)) finalística do Inmetro no fornecimento de serviços de calibração para laboratórios da Rede Brasileira de Calibração, bem como outros laboratórios do país. Com isto, a Dimci provê uma cadeia ininterrupta de rastreabilidade dos instrumentos de medição no país ao Sistema Internacional de Unidades, de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e o Acordo CIPM/MRA, proporcionando confiabilidade às medidas relacionadas às relações comerciais no país.

AÇÃO PROPOSTA2:Atuar junto à alta administração do Inmetro de forma que a Metrologia Científica e Industrial continue sendo definida e explicitamente reconhecida como atividade finalística do Inmetro, atuando em consonância com sua missão institucional, importância e relevância com outras atividades finalísticas, nomeadamente Acreditação, Avaliação da Conformidade, Controle Metrológico e Regulamentação.

2. Competência para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação

As atividades de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDTI) são incontestavelmente a mola mestra do desenvolvimento sustentável de um país. Sabidamente, as grandes potências mundiais investem boa parte do seu Produto Interno Bruto (PIB) em PDTI, posto que têm certeza que seu retorno justifica o investimento. Empresas ou atividades de baixo valor tecnológico agregado podem abrir mão de investimento em PDTI, mas isto é impensável em institutos cujo portfólio de produtos e serviços tenha como base a tecnologia e excelência de atendimento à sociedade. Este é o caso do Inmetro. Dentre as UO que realizam PDTI, a Dimci se faz presente, e com destaque.

Esta vocação para pesquisa é apontada em algumas cláusulas da Lei nº 12.545, de dezembro de 2011, onde claramente é explicitado que é função do Inmetro “planejar e executar atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento científico e tecnológico em metrologia”.

Além dos inúmeros congressos científicos já realizados, a DIMCI dispõe de um número significativo de XX doutores e YY mestres entre seus servidores  na ativa. Este capital intelectual é expressivo, e deve ser utilizado para ampliar cada vez mais a inserção internacional e nacional do Inmetro, que é fundamental para o crescimento das exportações brasileiras e o reconhecimento de nossa ciência e tecnologia.

Vale mencionar que esta inserção está evidenciada desde os primórdios da atuação da Dimci até hoje em dia. Além disso, ao longo dos últimos anos a Dimci tem se destacado com uma vasta produção de artigos científicos em revistas indexadas artigos apresentados em conferências nacionais e internacionais.

Do mesmo modo, também é importante mencionar que os servidores do Inmetro vêm contribuindo com a formação de doutores e mestres nos últimos 10 anos. Outro dado importante é que a Dimci tem em seus quadros 8 (oito) dos 9 (nove) servidores do Inmetro que são reconhecidos pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) como Pesquisadores de Produtividade. Esta distinção é restrita aqueles que apresentam um conjunto de resultados expressivos quanto aos indicadores considerados mais relevantes, a saber: produtividade técnica e científica (artigos publicados, técnicas desenvolvidas, patentes depositadas etc), formação de RH (orientação concluída de mestres e doutores, principalmente) e capacitação (cursos de pós-graduação, extensão e graduação ministrados).

Acrescentar um texto evidenciando o impacto das pesquisas e desenvolvimentos realizados na Dimci na melhoria de processos existentes, desenvolvimento de novos serviços e novas tecnologias de medição e expansão da capacidade de prestação de serviços e ensaios em atendimento à necessidade nacional, dando agilidade à instituição de atender aos novos desafios impostos.

AÇÃO PROPOSTA 3: Manter e aprimorar as ferramentas de fomento e controle das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que estão em consonância com as funções típicas da Metrologia Científica e Industrial, e usar os seus resultados no processo de decisão de correção de políticas e metas da metrologia brasileira.

3. Qualificação contínua da sua força de trabalho e dotação de mão de obra especializada complementar.

Além da participação e realização de cursos, congressos, workshops e seminários de capacitação e qualificação contínua da sua força de trabalho o Inmetro e a Dimci, sempre que possível e de acordo com o especificado na Lei nº 12.545, de reestruturação do Inmetro de 14 de dezembro de 2011, deve manter um programa de bolsas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

3.1. Bolsas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação

Em todas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), as atividades de PDTI são coordenadas pelos pesquisadores da instituição. Entretanto, para a execução ser viabilizada, há premente necessidade de fazer uso de uma modalidade de contratação temporária denominada “bolsa”. A bolsa de pesquisa e desenvolvimento se configura na mais versátil e barata forma de contratação temporária, posto que deve seguir pressuposto bem específicos.

O Inmetro sempre fez uso de bolsas para complementar seu quadro de colaboradores. Foram várias modalidades, incluindo convênios com CNPq, Faperj e Capes, além de bolsas de oferta tradicional destas agências de fomento. Enquanto a terceirização demanda licitação de empresas, incluindo diversos encargos contratuais e direitos trabalhistas, a contratação de bolsistas é menos burocrática e significativamente mais barata, estando absolutamente amparada legal e eticamente dentre os preceitos aplicáveis a Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT). Vale mencionar que o Inmetro é uma ICT e, como tal, é imprescindível sua atuação na área de ensino, particularmente na formação de recursos humanos de pós-graduação.

Ressaltar as atividades de pesquisa relevantes efetivamente concluídas pelos bolsistas (tais como a padronização primária do PH)

Reforçar a necessidade de implementação de mecanismos de controle conforme mencionado no item anterior

AÇÃO PROPOSTA 4: Instituir um Grupo de Trabalho para propor um novo ordenamento no Programa de Bolsas do Inmetro, incluindo a indicação de nomes para atuar como gerente executivo/coordenador técnico deste programa.

4. Restabelecimento das condições operacionais da Dimci para prestação de serviços e exercício pleno de todas as suas atividades.

Para que a DIMCI possa realizar a sua missão e o seu papel institucional é imperioso definir um plano de recuperação e restauração das funcionalidades dos laboratórios do seu Campus, a fim de restabelecer o ambiente e as condições adequadas de operação, principalmente quanto às precárias condições de funcionamento da refrigeração dos laboratórios.

Além disso, se faz necessário encontrar uma solução que possa viabilizar a remuneração apropriada dos seus serviços, mormente ao que diz respeito à emissão de nota fiscal para venda de Material de Referência Certificado (MRC), onde estima-se que só a Dquim está deixando de faturar cerca de R$ 800.000,00 anuais.

5. Apoio aos Programas de formação de técnicos e Pós-graduação do Inmetro

5.1. Suporte aos programas de formação do Inmetro

Uma das principais características das Instituições de Ciência e Tecnologia é a sua forte atuação na área de ensino e a formação de pesquisadores, que possam dar continuidade as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Além dos cursos técnicos, que funcionam com muito sucesso desde 1998 e já estão consolidados pela excelência dos seus cursos, oInmetro é responsável por dois Programas de Pós-Graduação (PPG), a saber: Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade (PPMQ), na modalidade Mestrado Profissionalizante e o Programa de Pós Graduação em Biotecnologia, nas modalidades Mestrado Acadêmico e Doutorado. Há ainda a proposta, ora sendo apreciada pela Capes, de um Programa de Pós Graduação em Metrologia, na modalidade Doutorado.

Em todas estas iniciativas, a Metrologia Científica e Industrial se faz presente. A Dimci sempre apoiou os cursos técnicos e os PPG, compondo boa parte do quadro de docentes dos programas. Este apoio deve ser mantido e, na medida do possível, incentivado e expandido. Inclusive, o programa de bolsas (item 4) pressupõe que parte destas deverão ser utilizadas na realização de trabalhos vinculados a teses e dissertações dos PPG do Inmetro.

AÇÃO PROPOSTA 5: Incentivar os servidores que atuem em Metrologia Científica e Industrial a colaborarem com os cursos técnicos e os Programas de Pós-Graduação do Inmetro.

5.2. Formação de RH e difusão da cultura metrológica

A cultura metrológica deve ser difundida. Quanto mais consciente for o cidadão acerca dos benefícios que a metrologia pode lhe trazer, sempre em consonância com as demais atividades que o Inmetro desenvolve para a sociedade, mais ele poderá cobrar por melhores produtos e serviços. Programas de educação formal, tais como são os Programas de Pós-Graduação (PPG), são importantes para alavancar a conscientização da população. Cada egresso de um PPG do Inmetro assume, imediatamente, o papel de multiplicador do conhecimento metrológico. Ao atuar, futuramente, na indústria, levará para a cadeia produtiva conceitos que possibilitarão aprimorar a competitividade nacional como um todo.

O fortalecimento dos PPG do Inmetro deve ser buscado, uma vez que são instrumentos de grande efetividade da divulgação das atividades do Inmetro como um todo, e em particular da Metrologia Científica e Industrial.

AÇÃO PROPOSTA 6: Fortalecer os Programas de Pós-Graduação do Inmetro, incorporando como atividade fundamental de sustentabilidade das atividades do instituto.

6. Arrecadação e Financiamento – A análise do impacto social e econômico referente às ações/atividades realizadas nos laboratórios da Dimci.

6.1. Compromisso da Dimci

No tocante às atividades da Dimci, há muitas lacunas de arrecadação a serem preenchidas. A arrecadação que a Dimci é capaz de realizar sempre será limitada pelas demais atividades típicas, mas certamente pode ser aprimorada. Em cada área pode-se, facilmente, elencar atividades que com nenhum investimento financeiro, quando muito algum investimento político ou operacional, pode resultar em imediata capacidade de aumentar o fluxo arrecadatório.

O fórum entende, ainda, que uma maior arrecadação não é garantia imediata de maior orçamento ou, menos provável ainda, melhor fluxo de caixa para o Inmetro. Assim mesmo, demonstrar interesse e capacidade em reagir a esta demanda coloca a Dimci como partícipe no processo de retomada do crescimento nacional.

Deve-se considerar que os ganhos, financeiros ou não, decorrentes das atividades realizadas pela Dimci são bastante difusos ao longo das diversas cadeias de valor que compõem o parque industrial e o comércio, com impactos nas áreas de saúde e meio ambiente. Além disso, tais ganhos nem sempre são imediatos, pois se dão ao longo de meses, anos e até décadas.

Como ação, propõem-se elencar e definir um conjunto de atividades de Metrologia Científica e Industrial que podem gerar um retorno para a sociedade num prazo curto.

AÇÃO PROPOSTA 7: Criar um GT para definir atividades típicas da Dimci que podem resultar em aumento imediato de arrecadação com investimento financeiro muito baixo ou mesmo inexistente.

No tocante às atividades da Dimci, há muitas lacunas de arrecadação a serem preenchidas. A arrecadação que a Dimci é capaz de realizar sempre será limitada com relação às demais atividades típicas, principalmente devido à função social de disseminação e estímulo à cultura metrológica no país, o que impede a aplicação de preços de calibração compatíveis com o mercado internacional (que refletem os investimentos de treinamento de pessoal, compras de equipamentos etc.), mas certamente pode ser aprimorada. Em cada área pode-se, facilmente, elencar atividades que com nenhum investimento financeiro, quando muito algum investimento político ou operacional, pode resultar em imediata capacidade de aumentar o fluxo arrecadatório.

Este fórum entende, ainda, que uma maior arrecadação não é garantia imediata de maior orçamento ou, menos provável ainda, melhor fluxo de caixa para o Inmetro (pois toda e qualquer arrecadação feita em decorrência das atividades do Inmetro vai diretamente para o Tesouro Nacional, e apenas uma parte desta arrecadação é repassada para o orçamento do Inmetro). Assim mesmo, demonstrar interesse e capacidade em reagir a esta demanda coloca a Dimci como partícipe no processo de retomada do crescimento nacional.

6.2. Necessidade de ajuste contábil das atividades da Dimci

Tradicionalmente, boa parte das atividades da Dimci visam a manutenção das políticas e práticas institucionalizadas por outras Unidades Organizacionais (UO) do Inmetro. Certamente o ajuste contábil da Dimci deve incorporar algumas atividades de suporte e que viabilizam a  consecução de Programas de Avaliação da Conformidade, Acreditação de Laboratório de Calibração e Ensaio, Organismos de Inspeção e outros OAC, além de permitirem que Regulamentos Técnicos Metrológicos sejam realizáveis.

O fato é que em diversas atividades da Dimci, que impactam diretamente na arrecadação e nas atividades dos demais setores do Inmetro, nem sempre são contabilizados no fluxo interno de recursos financeiros e capital intelectual da Instituição, principalmente os que subsidiam as atividades da Rede Brasileira de Metrologia Legal e da Qualidade (RBMLQ‑I) realizam. O homem-hora dos técnicos da Dimci, bem como a manutenção do seu nível de excelência técnica requerida para as atividades de metrologia científica e seu repasse para aplicações industriais, também não são contabilizados. Da mesma forma, não são contabilizadas a depreciação dos sistemas de medição e suas demandas por manutenção. Assim sendo, a Dimci aparece nos balancetes internos do Inmetro como uma UO com grandes despesas e poucas receitas. A receita contabilizada se resume aos serviços prestados diretamente para a indústria ou OAC, como exemplo básico e simples, a venda de serviços de calibração e ensaios. Por outro lado, os Programas de Avaliação da Conformidade, Acreditação e Controle Metrológico ficam muito baratos para as respectivas UO do Inmetro que os realizam, posto que os custos com a imprescindível metrologia científica são desconsiderados nas planilhas e balancetes.

AÇÃO PROPOSTA 8: Realizar um ajuste contábil da arrecadação do Inmetro, distribuindo os ativos entre as UO de maneira mais condizente com a efetiva parcela de execução de atividade técnicas.

6.3. Captação de recursos de Agência de Fomentos

Outra atividade típica da Metrologia Científica e Industrial é a possibilidade de atuar junto a agências de fomento (CNPq, Capes, Faperj, Finep etc) para captar recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Esta prática vem sendo realizada com sucesso pela Dimci, e os recursos advindos não são apropriadamente contabilizados como receita do Inmetro. A estimativa é que mais de R$ 500 mil sejam captados por todos os pesquisadores da Dimci anualmente, embora estas cifras não possam ser asseguradas sem uma contabilidade feita especificamente para este fim.

AÇÃO PROPOSTA 9: Realizar a contabilidade da arrecadação da Dimci com projetos de fomento externo nos últimos 10 anos. Categorizar por elementos de despesa (custeio, capital e bolsas). Usar os dados para a tomada de decisão a respeito de manutenção de bolsas ou aprovação de outras ligadas a pesquisas de interesse da institucional e da sociedade em geral.

6.4. Lucro social

Assim como já realizado em outras UO do Inmetro, o Lucro Social da Dimci deveria ser realizado.  Além da valoração financeira e contábil direta, a importância das atividades de Metrologia Científica e Industrial para a sociedade brasileira deve e pode ser claramente demonstrado. Isso pode ser corroborado nas centenas de técnicos em metrologia já formados e nas dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito da Pós Graduação.

Por último, de acordo com o Dec. 8.671, de 16/02/2016, o nome da “Diretoria de Metrologia Científica e Industrial” mudou para “Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia”. No entanto, a motivação para criação dos principais institutos de metrologia do mundo foi à criação de uma instituição que fizesse a conexão entre a ciência e a indústria, como de fato ocorre nos países mais desenvolvidos como a Alemanha (PTB), Estados Unidos (NIST), Inglaterra (NPL) e muitos outros. Desse modo, a nossa sugestão é que o termo “industrial” seja incorporado novamente ao nome da Diretoria, como por exemplo: Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e de Tecnologia.

Importância da Iteração e Cooperação com a indústria e agências reguladoras (Ditec/NIT) e, necessidade de criação de um Núcleo de Negociação

Inserção das Propostas de reestruturação da Dimci  na minuta do novo  Regimento Interno da instituição que está em elaboração

Apresentação dos Impactos para cada ação proposta (positivos e negativos), como por exemplo, a relevância do pagamento da anuidade do BIPM

Levantamento dos Custos da Dimci (racionalização e otimização das atividades)

Inserção da importância da padronização (razão de existir) e desenvolvimento de pesquisa nas áreas de atuação da instituição

Possibilidade de inserção de um mecanismo de arrecadação tendo como parâmetros, como exemplo: i) a quantidade de certificados de calibração emitidos, com a logomarca da acreditação,  pelos laboratórios acreditados; ii ) programa de avaliação de conformidade tais como selo ruído e selo Procel de consumo de energia;

Necessidade de elaboração de um documento mais enxuto como documento introdutório a este documento.

Anexo I  Anexo II

 ASMETRO-SN 29/04/2016

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