Marcos Pereira: É preciso melhorar a competitividade das empresas brasileiras. Ministro convida especialistas em relações internacionais a trabalhar em conjunto com o MDIC

0
609

O ministro Marcos Pereira foi o convidado de honra de um almoço realizado nesta quinta-feira na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), na capital fluminense. A uma plateia formada, principalmente, por representantes de empresas de comércio e serviços, setores responsáveis por 66% dos empregos do país, o ministro detalhou as medidas que estão sendo tomadas para incentivar o aumento das exportações brasileiras e incentivar a volta do crescimento econômico.

“O Brasil tem pressa. Precisamos gerar emprego e renda. Estamos trabalhando intensamente na melhoria do ambiente de negócios para dar mais competitividade aos produtos brasileiros no exterior”, disse. O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, também participou do evento.

Para a área de comércio e serviços, segundo Marcos Pereira, a melhoria do ambiente de negócios passa pela desburocratizaçao e simplificação dos processos. Com estes objetivos, o ministro especificou durante sua fala as ações que o MDIC defende, como a implementação da nota fiscal eletrônica – assunto em discussão com o Ministério da Fazenda – e a modernização das relações trabalhistas – tema que também é objeto de discussão conjunta do MDIC com o Ministério do Trabalho. Outras ações que estão sendo implementadas são a identificação de mercados prioritários para a promoção comercial do setor e a eliminação de barreiras técnicas ao comércio exterior de serviços.

Marcos Pereira também detalhou as ações que integram a agenda da competitividade da indústria elaborada pelo MDIC e que abrange quatro grandes áreas: aumento da produtividade; incentivo aos investimentos; redução de custos e desburocratização.

Alem disso, o ministro falou sobre os avanços na área de facilitação de comércio com o Portal Único de Comércio Exterior, que deve estar completamente implementado em 2017. “Vamos zerar o uso de papel, daí a complexidade do Portal, porque envolve 22 órgãos públicos. Obter o consenso de todos não é fácil, mas é muito importante. O Portal vai reduzir em até 40% o custo de exportações e importações e as pequenas e médias empresas exportadoras serão as grandes beneficiadas”.

O ministro também deu detalhes sobre o conjunto de ações que o MDIC tem desenvolvido na área de negociações internacionais. “A nossa estratégia implica o fortalecimento de relações comerciais com parceiros tradicionais e emergentes e tem sido buscada por meio da conclusão de acordos nos planos bilateral, regional e multilateral. Realizei diversas reuniões em minhas últimas viagens e estamos com uma agenda intensa de negociações nas áreas de bens, serviços, facilitação de comércio, regulamentos técnicos e compras governamentais”, explicou. Os parceiros prioritários, dessas negociações, segundo o ministro, são os EUA, o México e outros países da Bacia do Pacífico (Peru, Chile e Colômbia) e a União Europeia.

Chama Empreendedora

Durante sua visita ao Rio de Janeiro, o ministro conheceu o showroom do projeto Chama Empreendedora, desenvolvido pelo MDIC em parceria com a ACRio, Sebrae, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Confederação dos Jovens Empresários e Correios. A exposição reúne produtos para exportação fabricados por pequenas e médias empresas de 16 estados brasileiros e está montada no hall do edifício sede da ACRio (Rua da Candelária, n 9, no centro). Marcos Pereira aproveitou a visita para lançar o catálogo virtual com os produtos dos 250 fabricantes que participam do showroom. Os itens ficarão expostos na sede da ACRio até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Ministro convida especialistas em relações internacionais a trabalhar em conjunto com o MDIC

Durante visita ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com sede no Rio de Janeiro, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, anunciou que pretende intensificar a parceira do MDIC com a entidade.

O Cebri atua como contraparte de instituições estratégicas globais, como o Council on Foreign Relations, nos EUA, e a Chatham House, no Reino Unido, além de diversos outros Conselhos de Relações Internacionais no cenário global. “A parceria será muito importante para identificar novas oportunidades para o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil”, disse Marcos Pereira, em reunião realizada hoje com o presidente da instituição, Rafael Benke.

“Acreditamos que uma melhor interação entre o MDIC e o Cebri poderá trazer resultados positivos para agenda comercial do Brasil”, sugeriu o ministro. Na reunião, ficou definido que MDIC e Cebri atuarão em conjunto para a realização de estudos com intuito de contribuir para a formulação de uma agenda positiva para a indústria e para o comércio exterior brasileiros.

Marcos Pereira disse também que, dentro dos princípios da gestão pública, o governo federal está procurando dar uma visão mais pragmática às ações que estão sendo implementadas. “Nessa linha, estamos fortalecendo o Plano Nacional da Cultura Exportadora, que visa aumentar o número de micro e pequenas empresas no comércio exterior brasileiro. Além disso, estamos implementando o Portal Único de Comércio Exterior, que vai eliminar o uso do papel e diminuir a burocracia, os custos e os prazos para exportar e importar”, acrescentou.

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais foi criado em 1998. Sua sede está localizada no Rio de Janeiro e é uma instituição think tank multidisciplinar, a qual trata da formulação de conteúdo acerca do papel do Brasil no cenário internacional. O Cebri visa influenciar a construção da agenda internacional do país e sugere a aplicação de políticas públicas aos agentes governamentais; além disso, interage com diversas entidades da sociedade civil e empresarial.

Quanto à sua atuação, o Cebri organiza eventos e publica diversos estudos especializados nas áreas de comércio exterior, meio ambiente, política internacional e temas relacionados à América do Sul. Além disso, o think tank está criando o núcleo Brasil-Estados Unidos para acompanhar grandes temas na relação bilateral

Chama Empreendedora
Após a reunião, o ministro seguiu para um almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), onde lançou um catálogo virtual das 250 empresas que participam do projeto Chama Empreendedora. Os produtos do catálogo estarão expostos até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em um showroom, no hall do edifício da Associação Comercial do RJ, no centro da cidade.  O projeto é uma parceria do MDIC com a ACRio, Sebrae, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Confederação dos Jovens Empresários e Correios.

O catálogo virtual pode ser acessado no site Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br).

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 12/08/2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui