Apesar de a metodologia para apresentação do Balanço Social em empresas do privado já serem consagradas, no setor público esta ferramenta ainda carece de uma padronização: aqui se identificam algumas diferenças em relação ao modelo privado: assumindo que a sociedade é o patrão e beneficiário direto das ações decorrentes de empresas públicas, apontar o retorno social tem uma conotação diferente: quanto cidadão tem, economicamente falando, de retorno em função das ações ou dos processos gerenciados/fiscalizados por entidades públicas? Como mensurar este ganho ou a economia gerada em pela ação direta ou indireta do Estado?
Para responder esta pergunta, é recomendável que um modelo de LUCRO SOCIAL voltado exclusivamente para o setor público, seja elaborado.
Contudo, a elaboração de um modelo de Lucro Social consistente, que atenda as necessidades tanto do governo quanto da população não é trivial e demanda uma série de conceitos, sem os quais tal tarefa é impraticável.
Desta feita, com vistas a dirimir estas questões e direcionar a elaboração de um modelo de Lucro Social que realmente reflitam a realidade da instituição, o ASMETRO-SN estará realizando um oficina para as instituições federais a realizar-se entre os dias 19,20 e 21 de setembro de 2016.
Nosso objetivo é explorar esta ferramenta para apresentar à sociedade a importância das ações desempenhadas por nossos institutos, apresentando números concretos de nosso desempenho, ou seja: explorar o Lucro Social das instituições como uma ferramenta de TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES SOCIAIS.
Outro ponto importante é termos os números, abrangência e impacto de nossas ações junto à sociedade. De posse destas informações, obtidas através de indicadores de desempenho elaborados pelas áreas fim de cada instituição, um novo horizonte se abre. Com isto melhores estratégias, recursos e ações podem ser criadas e direcionadas para maximizar o efeito do uso os recursos públicos, ou seja: explorar o Lucro Social das instituições como uma ferramenta de GESTÃO.
A oficina abordará os seguintes temas:
Necessidade e desafios da Transparência , sustentabilidade e modelos socialmente sustentáveis;
Ferramentas necessárias para identificação dos processos relevantes de cada instituto e elaboração de um modelo personalizado de Lucro Social aplicado a sua realidade;
Conceitos de Balanço Social para os setores privado e público;
Conceito de Lucro Social e como utilizá-lo na composição do Lucro Social;
Definição os indicadores de desempenho de eficácia, eficiência e efetividade para cada instituição para elaboração de se respectivo modelo.
Por isso serão abertas vagas para instituições/ministérios e estamos convidando profissionais com profundo conhecimento de suas áreas/instituição a fim de maximizar o aprendizado e elaborar um modelo de Lucro social mais próximo da realidade possível.
Saiba mais acessando em nossa página: WorkShop III