Programação do dia 19/09/16
- O INMETRO E O LUCRO SOCIAL – Professor Humberto Brandi, Diretor de Metrologia Cientifica e Industrial do Inmetro.
- SUSTENTABILIDADE E OS DESAFIOS DA TRANSPARÊNCIA – Alda Marina, M.Sc, Diretora da PARES.
- FERRAMENTAS DA QUALIDADE – Raimundo Rezende, M.Sc, Diretor de Metrologia Legal do Inmetro.
- VISÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O FUNCIONALISMO PÚBLICO – Jornalista Vera Batista, Titular do Blog do Servidor do Jornal Correio Braziliense.
- ABERTURA DO EVENTO – Dr. Marcos Jorge, Chefe de Gabinete do MDIC representando o Ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Dr. Marcos Pereira.
Resenha
Ao longo dos anos a sociedade tem demandado das empresas ações cada vez mais específicas e voltadas para questão social. Com o intuito de atender aos anseios de cidadãos cada vez mais exigentes, foi criada no século XX uma série de Ferramentas que possibilitam as empresas apresentarem-se de modo cada vez mais transparente, quantificando suas ações, outrora despercebidas, apresentando-as sob a forma do que se convencionou chamar “Balanço Social”. Estes balanços que retratam as questões de sustentabilidade social e o relacionamento entre as instituições, os shareholders e stakeholders, no setor privado, já tem uma metodologia consagrada e bastante difundida, destacando-se no Brasil o modelo Ibase.
No setor público, porém, a sociedade é a razão de ser do Estado. Assim, partindo da premissa de que a sociedade é o patrão e beneficiário direto das ações decorrentes de empresas públicas, como apontar o retorno social tem uma conotação diferente: quanto cidadão tem, economicamente falando, de retorno em função das ações ou dos processos gerenciados/fiscalizados por entidades públicas? Como mensurar este ganho ou a economia gerada pela ação direta ou indireta do Estado?
Para responder estas perguntas, desenvolvemos um modelo de balanço social, baseado no Lucro Social, voltado exclusivamente para o setor público. Entre outras vantagens, pode ser usado como ferramenta de transparência das ações sociais para aproximação com os diversos setores da sociedade e gestão nas ações de instituições.
Lucro Social é a quantificação do retorno e/ou economia, em prol da sociedade, dos investimentos feitos em função da ação de um órgão governamental, quer seja diretamente, através das ações de fiscalização, regulação e controle, ou indiretamente, através de desdobramentos de duas ações.
Contudo, a elaboração de um balanço social consistente, que atenda as necessidades tanto do governo quanto da população e principalmente das entidades sindicais não é trivial e demanda uma série de subsunçores sem os quais tal tarefa é impraticável.
Instituições participantes:
- AFINPI do INPI
- ASFOC-SN da Fiocruz
- ASMETRO-SN do Inmetro
- CONDSEF
- CVM
- DIEESE
- FIOCRUZ
- INMETRO
- MDIC
- SINDFRAMA da SUFRAMA
O objetivo da III oficina é explorar esta ferramenta para apresentar à sociedade a importância das ações desempenhadas por nossos institutos, apresentando números concretos de nosso desempenho, ou seja: explorar a ferramenta Lucro Social das instituições criando indicadores que atuar como mais uma ferramenta de TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES SOCIAIS.
Outro ponto importante é termos os números, abrangência e impacto de nossas ações junto à sociedade quando em mesas de negociação com o governo federal, ou seja: explorar o Lucro Social das instituições como uma ferramenta de NEGOCIAÇÃO.
A Oficina abordará os seguintes temas:
- Ferramentas necessárias para identificação dos processos relevantes de cada instituto e elaboração de um balanço social aplicado ao setor público
- Conceitos de balanço social para os setores privado e público
- Conceito de Lucro Social e como utilizá-lo na composição do Balanço Social
- Definição dos indicadores econômicos primários, secundários e terciários dos institutos contará com a participação de especialistas em cada um dos assuntos abordados em nossa programação, estudos de caso, apresentações, mesa redonda e elaboração do esboço do balanço social de cada instituição participante da oficina.
ASMETRO-SN 17/09/2016