III Oficina: ASMETRO-SN – UM NOVO HORIZONTE SE ABRE. MOTIVAÇÃO É FUNDAMENTAL NO SETOR PÚBLICO.

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Para o presidente do ASMETRO (Sindicato Nacional dos Servidores de Metrologia, Normalização e Qualidade do INMETRO), Rodrigo Ozanan, a III Oficina Lucro Social: Ferramenta de Negociação e Transparência no Setor Público, realizada de 19 a 21/9, no Hotel Bel Air, em Teresópolis (RJ), demonstrou a ampliação do interesse de entidades e governo em debater o tema, face a sua importância para a o serviço público e a sociedade. “Um novo horizonte se abre”, comentou Ozanan.

 III Oficina Lucro Social Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social
Foto de Ronaldo Mendes

A participação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, do presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azeredo e de importantes lideranças sindicais comprovam que o tema abarca um contingente cada vez maior interessando em debater o tema.

“O lucro social é uma ferramenta cada vez mais fundamental na mesa de negociação, pois fortalece a todos os setores, valorizando as ações desempenhadas pelo serviço público, muitas vezes desconhecidas do grande público”, comentou no encerramento do evento nesta quarta-feira (21/9). Ozanan desatacou um dos pontos fundamentais dos debates e dos trabalhos práticos realizados durante o evento.

“Apesar de a metodologia para apresentação do Balanço Social em empresas do setor privado já ser consagrada, no setor público esta ferramenta ainda precisa de uma padronização.  Identificamos algumas diferenças em relação ao modelo privado: a sociedade é o patrão e beneficiário direto das ações decorrentes de empresas públicas. Nesse caso, apontar o retorno social tem uma conotação diferente: quanto o cidadão tem, economicamente falando, de retorno em função das ações ou dos processos gerenciados e fiscalizados por entidades públicas? Como mensurar esse ganho ou a economia gerada pela ação direta ou indireta do Estado”.

Esses foram alguns dos muitos pontos fundamentais da discussão sobre lucro social nos debates conduzidos por Rodrigo Ozanan e o secretário geral do ASMETRO, Sergio Ballerini, nos três dias do evento. Para responder às perguntas, segundo eles, é preciso que se elabore um modelo de lucro social voltado exclusivamente para o setor público. “Mas a elaboração desse modelo requer que ele atenda às necessidades de todos ao envolvidos governo e sociedade, “o que não é trivial e demanda uma série de conceitos, sem os quais essa tarefa fica impraticável”, observou Ozanan.

Ao fazer um balanço do evento, o presidente do ASMETRO reiterou que o principal objetivo do evento é sempre explorar a ferramenta do lucro social  para apresentar à sociedade a importância das ações desempenhadas pelos institutos do setor público, apresentando números concretos de nosso desempenho.

“Na verdade, o que precisamos é diagnosticar o  lucro social das  instituições públicas como uma ferramenta de transparência das ações sociais”, comentou Ozanan. Outro ponto importante, acrescentou, é que se encontre os números, abrangência e impacto de nossas ações junto à sociedade. “De posse destas informações, obtidas através de indicadores de desempenho elaborados pelas áreas fim de cada instituição, um novo horizonte se abre”.

III Oficina: ASMETRO-SN – MOTIVAÇÃO É FUNDAMENTAL NO SETOR PÚBLICO

III Oficina Lucro Social Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social
Foto de Ronaldo Mendes

O secretário geral do ASMETRO, Sérgio Ballerini, que, juntamente com Ozanan, realizam as oficinas desde a sua primeira edição em 2014, acredita que a motivação é ponto crucial para o servidor público e sociedade estabeleceram uma melhor relação de confiança, que nos últimos anos vem sofrendo um desgaste.

Durante os três dias de evento, Ballerini apresentou três vídeos motivacionais sobre temas ligados à natureza humana, capazes de mudar a percepção das pessoas em relação ao que fazem. A reintrodução de lobos num parque norte-americano, na década de 90, que mudou positivamente o cenário local, por exemplo, segundo ele, estimula a importância de as pessoas mudarem e saírem da estagnação para benefício próprio e da coletividade. “A aplicação do lucro social tem a capacidade de fazer isso”, disse.

Para o secretário geral do ASMETRO, a implementação do lucro social no setor público é, “sem dúvida, um estímulo e poderá contribuir de forma decisiva para que a sociedade perceba de forma mais visível as ações desempenhadas pelo setor”.

III Oficina Lucro Social - 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes
III Oficina Lucro Social – 19/09/2016. Foto de Ronaldo Mendes

Assessoria de Comunicação da III Oficina – Jornalista Tânia Malheiros e Ronaldo Mendes Fotógrafo

 

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