Ontem (03/10/2016) às 10 h da manhã, a Diretoria do ASMETRO-SN, realizou uma reunião com Diretor da Diretoria de Administração e Finanças do inmetro, Dr. Alexander Assis de Oliveira, para tratar de assuntos referentes ao antigo contrato de fornecimento de mão-de-obra terceirizada que fora executado pela empresa Milênio e outros assuntos de interesse dos servidores do Inmetro. Dentre os tópicos acima listados, o ASMETRO-SN relata que:
Milênio
Para o desenvolvimento deste assunto, o Sr. Alexander convocou o servidor Cláudio William a participar da reunião, onde o ASMETRO-SN, No que tange nas relações laborais entre a empresa Milênio e seus empregados, fez uma breve explanação de diversos fatos que ocorreram no curso do ano de 2015 e, seus efeitos diretos sob os funcionários da referida empresa , onde o ASMETRO-SN agiu como um interlocutor entre a administração do Inmetro e a força de trabalho terceirizada aflita, face a sucessão de eventos de descumprimento das leis trabalhistas realizados pelo empregador direto (Milênio) e, que foram instaurados Processos Administrativos Disciplinares (PAD) para apurar o ocorrido. O ASMETRO-SN informou a administração que antigos funcionários da empresa Milênio estão recorrendo à Justiça do Trabalho, pleiteando o recebimento de seus direitos trabalhistas implicando então, na expedição de diversos ofícios pela autoridade judicial endereçados a autarquia. O Sr. Claudio William fez também um breve relato da situação, bem explicou que diversos ofícios expedidos pela Justiça do Trabalho foram direcionados a diferentes áreas do Inmetro. Desta forma, está sendo realizado o trabalho de coletá-los e concentrá-los em uma única área, onde estão realizando a tratativa conforme a especificidade de cada caso individualmente, resguardando-se o segredo de justiça
PARCERIA COM O SINDICATO (situação SESAO)
Para o desenvolvimento deste assunto, o Sr. Alexander convocou a servidora Daniela de Vasconcellos Prata Veloso a participar da reunião. No que tange ao SESAO, o ASMETRO-SN reforçou a importância do desenvolvimento de uma parceria entre o ASMETRO-SN e a Administração do Inmetro, objetivando dentre outros fatores, a retomada das atividades que eram desenvolvidas pelo SESAO, que agregavam forte sentimento de valorização profissional de toda força de trabalho do Campus de Xerém. Atividades estas que, infelizmente, foram descontinuados pela antiga administração, implicando em uma diminuição da autoestima da força de trabalho.
O Sr. Alexander disse que está sensível a retomada de valorização da autoestima da força laboral como um todo. Entretanto, a retomada das atividades também depende do problema de contingenciamento de verbas que afeta a instituição como um todo. Desta forma, ficou acertado que o ASMETRO-SN iria apresentar a DIRAF, a proposta de um projeto de um trabalho em conjunto de revitalização do SESAO, incluindo a criação de um espaço para os aposentados, além da reativação da Casa da Qualidade, atendendo aos preceitos legais e, condicionados a disponibilidade de recursos para este fim.
Esta atividade também será replicada aos servidores lotados no RC.
RESTAURANTE E CANTINAS
Neste tópico específico, o Sr. Alexander informou ao ASMETRO-SN, que está tratando da implementação de uma solução emergencial para esta questão. Entretanto, há a necessidade de se estimar a quantidade de funcionários que efetivamente se utilizariam do novo restaurante para evitar os problemas do passado (tais como reclamação da qualidade da comida fornecida). Foi sugerido que o ASMETRO-SN, interagisse com a força de trabalho do Campus para aprofundar esta questão.
NOVOS CONCURSADOS
O ASMETRO-SN informou ao Sr. Alexander que nos dias 04/10 e 05/10 estará em Brasília para tratar de assuntos de interesse dos servidores, dentre os quais a entrega de um ofício ao MDIC, reiterando a necessidade de se convocar os demais concursados restantes do último concurso para cobrir a ausência de mão-de-obra nas atividades finalísticas da instituição. O Sr. Alexander, acha esta atitude relevante e, vai ao encontro a reiteração do pleito da instituição para a convocação desses novos servidores.
LAUDO PERICIAL INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Para o desenvolvimento deste assunto, o Sr. Alexander convocou a servidora Márcia Nelma Damasceno a participar da reunião. Neste tópico, o ASMETRO-SN, informou que vem sendo demandado há algum tempo por diversos servidores quanto a insatisfação referentes a realização de cortes de recebimento de adicionais de periculosidade e insalubridade, bem como a ocorrência de equívocos quanto ao seu efetivo enquadramento quanto as atividades desempenhadas. Para o efetivo equacionamento desta questão, O ASMETRO-SN solicitou ao Sr. Alexander que fosse restabelecido o canal de negociação objetivando a análise dos pleitos apresentados pelos servidores, conforme os preceitos estabelecidos pela legislação vigente além de solicitar a participação da administração na efetiva revisão das normas aplicadas pelo MPOG que regulamentam esta questão. A Sra. Márcia fez um breve relato da situação em questão, explicando que a sua atuação na área de segurança de trabalho sempre foi de acordo com a legislação, embora reconheça que existam áreas que ocorrem divergências de opinião quanto a sua interpretação.
O Sr. Alexander então determinou que fosse restabelecido o diálogo com o ASMETRO para analisar os questionamentos demandados pelos servidores face às atividades que atualmente estão sendo realizadas pelas áreas demandantes.
LUCRO SOCIAL
O ASMETRO-SN se coloca à disposição da DIRAF para o desenvolvimento de um painel objetivando a apresentação da ferramenta LUCRO SOCIAL para as entidades empresariais dos setores que demandam a efetiva atuação do Inmetro. Para tanto o Sr. Alexander irá avaliar a melhor data para a sua realização e informar ao ASMETRO-SN para a sua efetiva realização.
ASMETRO-SN 04/2016
Parabéns pela iniciativa do Asmetro-SN em ser representante dos terceirizados frente à alta direção do Inmetro. Sabemos das grandes dificuldades que a administração pública de forma em geral está passando, mais nada que a união e a inovação impeça de evoluirmos.
Parabéns à Asmetro por mais uma vitória! Parabéns ao Diretor da Diraf, Dr. Alexander, por entender que o Sindicato é a porta para o dialogo, pois representa 95% dos Servidores do Inmetro. Os assuntos tratados e esclarecidos são de suma importância para a força de trabalho do Inmetro. Precisamos recuperar a estima dessa força de trabalho e superar o momento difícil que todos nós estamos vivendo.
Sou suspeito para falar, sou fã, literalmente de carteirinha, dessa equipe atual que compõe o ASMETRO-SN, parabéns pelo amadurecimento, pelo reconhecimento, pelas atividades desenvolvidas, que levam, inclusive, ao reconhecimento institucional como modelo em nível nacional, bem como, o grande interesse das instituições públicas e privadas da ferramenta “Lucro Social”, passaporte facilitador, gerador de benefícios não só ao corpo funcional do Inmetro como outras instituições. Obrigado por tudo, que Deus lhes proporcione saúde e paz de espírito para dar continuidade a esta brilhante inovadora missão.