MOÇÃO SOBRE O INCÊNDIO DO MUSEU NACIONAL
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em 11/9/2018, vem prestar sua solidariedade aos colegas professores, técnicos, alunos e gestores do Museu Nacional, privados de seu local de trabalho histórico, perda ressentida por toda a sociedade.
Ao mesmo tempo manifesta todo apoio à Reitoria da UFRJ, que tem estado no centro do ataque atual à universidade pública por parte de setores do governo federal e da mídia.
O Museu Nacional, como museu de história natural bicentenária e lugar pioneiro de interdisciplinaridade de ciências biológicas e sociais, é uma instituição anterior à Universidade e a ela se integrou em 1946. Desde então tem aprimorado suas características de pesquisa e museologia até construir, desde o final dos anos 60, uma pós-graduação vigorosa com vários programas em suas diferentes áreas de conhecimento e é hoje uma das principais instituições de importância científica no país.
O Museu é um lugar de memória da história da prática científica e de sua divulgação que, nos últimos anos, evidencia de forma exemplar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Como tal, seu lugar é no interior da universidade, no caso a UFRJ.
A destruição material do palácio onde se abrigava a maior parte do acervo e das atividades do Museu Nacional não pode ser seguida pela destruição política e simbólica de suas possibilidades de recuperação e renovação que, de acordo com sua construção histórica, só pode se dar no interior da universidade pública.
O Conselho Universitário, aqui representando os diferentes setores da UFRJ, soma-se à Associação dos Reitores (Andifes) e a toda a comunidade acadêmica no apoio irrestrito à Reitoria da UFRJ, que tem sido objeto de acusações as quais escondem interesses nocivos à universidade pública. Este Conselho também se manifesta contrário a mudanças de estrutura jurídica que afetem o Museu Nacional sem a menor participação de sua comunidade e permanece vigilante a práticas persecutórias neste momento de ataques recorrentes às universidades públicas.
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor da UFRJ – 13/09/2018