Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I)

0
897

A Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) tem a missão de contribuir para a confiabilidade nas medições em química no país, disseminando a cultura da metrologia, promovendo o desenvolvimento e uso de material de referência, material de referência certificado, o provimento de ensaios de proficiência e a cooperação entre seus integrantes, para proporcionar ao setor produtivo condições para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Sua visão é ser a rede de conhecimento e cooperação em metrologia química reconhecida nacionalmente. Seus valores são a excelência, a confiabilidade e a integração..

As principais diretrizes da Rede são: (a) a promoção da integração de interesses; (b) a melhor utilização dos recursos e da infraestrutura; (c) a troca de experiências; (d) a colaboração técnica e a capacitação metrológica; (e) a disseminação da metrologia e das unidades de medidas com o mínimo de interferência nas atividades dos seus integrantes. As prioridades da Remeq-I envolvem principalmente a capacitação, a produção de materiais de referência e a organização de ensaio de proficiência.

A Remeq-I tem atualmente 34 Organizações Afiliadas com 76 laboratórios entre instituições públicas e privadas (Cientec, INCQS/Fiocruz, Lanagro-SP, Senai-PR, QMC, UFRJ/Ladetec, UFSM/Ceparc, RMRGS, Lanagro-MG, IPEN, UFRGS/Cecom, SFDK, Lacen-MA, IBRA, Senai-SC, Elus, Visomes, CQA, Gero, Eurofins do Brasil, UFCS/LCOR, UFRJ/Labcom, Senai-RS, RMMG, Embrapa Sudeste, Lacen-CE, Lanagro-RS, Evagon, Setting, Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, Bioagri ambiental, CPRM, UFMG/Cedafar, Senai-Blumenau).

A formação da Remeq-I como uma Rede de Cooperação representa uma poderosa estratégia de ação coletiva para o fortalecimento da Metrologia Química no Brasil, no entanto sua efetividade está associada ao modelo de gestão utilizado. A estratégia de atuação em rede representa um meio eficaz para melhorar o desempenho competitivo. Atuando dessa forma, os laboratórios brasileiros podem somar esforços para competir no mercado nacional e internacional.

Para assegurar e orientar as atividades de acordo com as normas, as diretrizes e os princípios programáticos fixados no Regimento Interno, a Remeq-I dispõe de uma coordenação (Coordenador da Remeq-I e Secretaria Executiva), um comitê executivo e um comitê consultivo.

A Rede atualmente é coordenada pela pesquisadora tecnologista do Inmetro/Dimci, Drª Vanderléa de Souza e é secretariada pela colaboradora Elaine Batista.

Comitê Executivo da Rede auxilia na coordenação da Rede e é um órgão colegiado composto por representantes das Unidades Principais (UP) do Inmetro. O Comitê Consultivo é um órgão de assessoramento que é integrado por profissionais com conhecimento na área de metrologia, regulamentação e/ou qualidade, indicados pelas seguintes instituições: Órgãos de governo; Órgãos de fomento; Associações da Indústria; Academia/Universidade; Instituições de pesquisa.

E-mail da Rede: [email protected]

Fonte: Dimci/Inmetro– 06/02/2019

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!