Grande número de reclamações contra a empresa pode levá-la a perder até a concessão
A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai encaminhar, nos próximos dias, requerimento à concessionária Light sobre fatores como o apagão que atingiu alguns bairros da capital e municípios da Baixada Fluminense, principalmente nos últimos três dias, e ainda sobre o grande número de reclamações dos consumidores de energia elétrica.
Se a empresa não responder às questões em 30 dias, a Comissão de Minas e Energia pode recomendar ao Governo Federal que a companhia perca sua concessão. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30/04) durante audiência pública no plenário da Casa realizada de forma conjunta pela Comissão de Minas e Energia e a CPI da Energia Elétrica da Alerj.
Cerca de 11 milhões de habitantes em 32 municípios do Rio de Janeiro são atendidos pela concessionária. Somente nos primeiros três meses de 2019, a Light já teve quase 17 mil ações ajuizadas, de acordo com dados disponibilizados pelo TJ-RJ. A maioria dos processos refere-se a multas aplicadas pela concessionária por supostos “gatos” (furto de energia e adulteração de medidores).
De acordo com o presidente da Comissão, Max Lemos (MDB), além da criminalidade que afeta a distribuição de energia elétrica, a situação está cada vez pior por causa do despreparo da concessionária diante de eventos naturais que vêm atingindo o estado.
- A Light está preparada para isso?
- Por que estão demorando 34 horas para restabelecerem a energia em determinadas regiões?
- Nós precisamos entender porque a empresa arrecada tanto e o serviço não é prestado corretamente para a população.”,
questionou o parlamentar.
Isso é uma vergonha permitir que a parte interessada seja quem vai emitir um laudo de aferição, quando estava a serviço do Inmetro (Servidor Público) sempre briguei para que isso não fosse possível de ser realizado pela parte interessada, mas no Inmetro muita gente fazia vista grossa para essa situação, e eu não tinha força para mudar essa situação.