Cooperação Bilateral: INMETRO e NIST

0
434
Imagem do linkedin do Inmetro

O Inmetro participou no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, do 5th BR-US Joint Commission on Science and Technology.

O evento, nos dias 5 e 6/03, teve por objetivo fortalecer a cooperação bilateral entre Brasil e Estados Unidos na área de metrologia, inovação e pesquisa.

O presidente do INMETRO, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Jr., ressaltou que “a parceria entre Inmetro e NIST terá um grande impacto positivo no longo prazo para os dois países”.

 

Nesta quinta-feira (05/03), na sede do Inmetro em Brasília, o presidente Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior reuniu-se com o Dr. Walter Copan, subsecretário de Comércio de Padrões e Tecnologia e diretor do NIST.

Copan está em Brasília para participar como chefe da delegação americana na Comissão Mista Brasil-EUA de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na conversa, o presidente ressaltou a importância do relacionamento do Inmetro com o NIST, recordando o número considerável de servidores do instituto que participaram do programa de intercâmbio.

Walter Copan referiu-se à importância do Inmetro no âmbito do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), no qual é visto com grande respeito pelos demais institutos de metrologia. E afirmou que o Inmetro é um dos maiores parceiros do NIST no programa de Guest Researchers.

Também indicou áreas que são grande desafio para a metrologia nos tempos atuais e nos quais NIST e Inmetro poderiam dialogar, como: segurança cibernética e privacidade, inteligência artificial, big data, preparação para desastres naturais, padrões na área da saúde, entre outros. Por fim, o Presidente do Inmetro e o Diretor do NIST reiteraram seu compromisso de renovação do Memorando de Entendimento entre as instituições, o qual expira em novembro deste ano.

Crédito: Linkedin do Inmetro – 07/03/2020

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!