Inmetro autoriza utilização de componentes com novas tecnologias para os sistemas de gás natural veicular

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Como parte do processo de modernização do seu escopo regulatório, o Inmetro publicou portaria com a revisão parcial e atualização do texto que regulamenta os principais componentes utilizados nos sistemas de gás natural veicular (GNV). Assim, o Instituto permite que as tecnologias já disponíveis no mercado, inclusive no âmbito do Mercosul, sejam comercializadas no País, ampliando as alternativas para o consumidor e incentivando as inovações.  
 

Os sistemas de GNV instalados no País poderão usar tubos flexíveis para a condução de gás a alta pressão e válvulas de cilindros de GNV com dispositivo de alívio de pressão por bulbo de vidro. Essas são duas importantes alterações promovidas pela Portaria nº 233, de 28 de junho de 2020, publicada no último dia 13, revisando parcialmente e atualizando o texto das portarias 257/2002 e 417/2007.

@Inmetro

Trata-se de duas tecnologias que chegam ao Brasil, mas que já são usadas com sucesso em outros países, e que poderão ser utilizadas em projetos que estão em andamento, beneficiando a frota nacional.  “Esse é um ponto importante da Portaria nº 233, que é permitir a incorporação de novas tecnologias que garantam a mesma segurança aos usuários. O regulamento vigente é antigo e não permitia essas tecnologias”, explica Carlos Eduardo Monteiro, técnico que atua sobre a regulamentação do Inmetro relativa a componentes do sistema de GNV.

 

íntegra da Portaria nº 233, de 28 de junho de 2020 >>> Portaria nº 233, de 28 de junho de 2020 – Portaria nº 233, de 28 de junho de 2020 – DOU – Imprensa Nacional

Fonte: Inmetro – disponível internet 20/07/2020

40 Comentários

    • Kits de 6a geração são kits para carros com injeção direta, uma tecnologia mais moderna, consequentemente e necessário um kit com tecnologia moderna, profissionais para instalação especializados em injeção direta e o mais importante o tempo um kit de 6 geração leva 3 Dias para ser instalado …um de 5a geração se faz em 1 dia …..por isto os custos mais caros . Lembrando também que é um kit que só traz retorno financeiro a médio prazo ( em torno de 12 meses) para quem roda pelo menos 2.500km/mês, pois este kit ainda consome 25% de combustível líquido junto com o gás

  1. NESSE PAÍS CORRUPTO, CHEIO DE POLÍTICOS E DESEMBARGADORES VAGABUNDOS E ALGUNS EMPRESÁRIOS PICARETAS, A PRIMEIRA COISA CERTA É QUE OS USUÁRIOS DE GNV VÃO SE ….., BASTA UM PEQUENO EXEMPLO DE POSTOS QUE AUMENTAM A PRESSÃO NAS BOMBAS DE ABASTECIMENTO PARA EMPURRAR MAIS GNV EM CILINDROS CAUSANDO ALTO RISCO DE EXPLOSÃO , E AS AUTORIDADES NÃO ESTÃO NEM AÍ SE VAI MATAR ALGUÉM, SÃO VERDADEIROS LADRÕES
    CANALHAS. !!!!!!!!!!

  2. Pois é aqui em Pernambuco o GNV 2,98 é a vistoria anual chega à 350,00 com a maior coagulação q se pode imaginar, porém não chamo de vistoria e sim rebenta suspensão dos carros.

  3. Gente esse tal de gnv nem podia existir se não fosse esse absurdo a nossa gasolina,Bolsonaro devia privatizar a Petrobras, quem sabe aí o preço da gasolina seria justo como no EUA

  4. O governo incentivou depois abandonou. Agora ficam os na mão de poucos vistoriadores é em Santos SP só tem um posto que condão metro cúbico mais caro que o etanol.Ninguém fiscaliza isso. Tremendo desrespeito ao cidadão

  5. A vistoria de carro a gás é um grande engodo, pois só verificam as partes mecânicas, faróis, lanternas e do gás nada. Nem carro novo passa por teste como um carro a gás.

  6. Aqui em São Paulo até quê o preço tá bom, existe preços por aqui até 2.35 m3,mas vamos aguardar melhorias hajavista quê já está saindo caminhões a gás,a Scania já está produzindo,eu não entendo como os combustíveis no Rio é tão caro!a diferença para sp chega ser de mais de 1 real, é um absurdo.

  7. O que gostaria de saber é sobre a nova tecnologia diesel/GAS. Mas para que venha com força total precisará de grandes investimentos em infraestrutura dos Postos de abastecimento pois terão que se adequar para poder receber caminhões bi-trem.

  8. Gente, isso ė uma tremenda sacanagem do IMETRO, agora ele aprova uma medida que estava na gaveta, e vem encareceria o sistema.
    Isso o presidente não viu?

  9. ALGUÉM JÁ VIU ALGUMA COISA NO BRASIL PARA BENIFICIAR O POVO? ESSA INOVAÇÃO AGORA, NADA MAIS É DO QUE PARA COBRAR MAIS UMA TAXA NA VIDTORIA. IRÃO TE OBRIGAR A COLOCAR NOVOS CONDUTORES, VÁLVULAS E O TAL BULBO DE VIDRO, NOS KITS JA EXISTENTES E INSTALADOS. SE PREPAREM PARA MAIS UMA EXTORSÃO.

  10. Tá ficando feio essa roubalheira! Todo ano tem mudanças em normas do imetro e temos que gastar dinheiro com novos dispositivos! O anterior então não é seguro ! As novas normas tem que servi para novos veículos a partir desta data ! O posto de vistoria era r$80 reais do nada foi para 230 reais só pra ver os comprovantes absurdo esse valor e o aumento do preço surreal, mas essas mudanças todo mundo ver que e pra gerar dinheiro para os empresários!
    Roubalheira danada!

  11. E uma pena pois eu gosto muito de tecnologia mais não vale a pena pois o GNV aqui no Rio chega a 3,29 e na região dos lagos tem posto que já está a 3,98 é mole ou querem mais , eu só estou colocando etanol no meu carro pois está mais barato .

  12. Novas tecnologias são sempre bem vindas , mais o valor das inspeções obrigatórias do inmetro para o equipamento de GNV , estão muito elevadas, tornando o dispositivo anti econômico.

  13. E muito bom chegar até nos coisas que nos traz segurança mas quanto ao custo de tudo isso sobra pra quem já instalou e o GNV até quando vai ficar esse preço e o tubo se já existia de carbono porque não chegou aqui ainda .Obrigado

  14. Quando será normatizada a medição do GNV nas bombas? Ou seja, equivalência da unidade de medida entre m3 da bomba e massa do cilindro?

  15. Não adianta nada modernizar com os preços escorchantes do gnv e a cada dia menos postos de abastecimento e os poucos existentes fraudam o consumidor.
    O gnv há muito tempo deixou de ser uma boa opção.

  16. Gosto muito de inovações mas não gosto quando a regra é mudada no meio do jogo.Se formos obrigados a modificar ou substituir os atuais sistemas em benefício de uma nova tecnologia que seja por conta e risco de quem atualizou as normas.Que o direito do consumidor seja respeitado.

  17. GNV e vida , mas o preço em JUIZ DE FORA MG, e salgado, GNV tinha que ser mais barato que o etanol, aderi ao GNV para ajudar o meio ambiente, mas não está valendo apena pelo preço R$3,39 o m3???onde está a fiscalização , GASMIG e Procon fecham os olhos para tal situação em JUIZ DE FORA MG. ESTOU QUASE TIRANDO O MEU GNV 5° geração, apesar do peso, o ETANOL E MAIS VIAVEL.

  18. Os de quinta geração poderiam substituir as peças já instaladas por este 02 novos dispositivos? Custo alto? Média de quanto?9

  19. Acho importante sim!
    Tecnologia, tem que estar sempre evoluindo, com propósitos de tornar a segurança mais eficaz, baratear o sistema, criar facilidades na acessibilidade as novas técnicas.
    Parabéns!!

    • Tinha um Honda civic que no álcool faz 9 km litro e no gás faz 14 km. Aqui em P. De Caldas MG, se não me engano o preço do gás está 3.29 e o alccol 2,79. Quando sabia fazer a equiparação compensava. Um dos motivos que fiz foi por conta de um mundo menos poluído para meus netos. Alguém escreveu que o preço da gasolina tinha que ser menor e não precisaria deste tal de gás. Amigo pense em um mundo menos poluido.

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