Tempos de pandemia, muita gente em casa em isolamento social precisando de dinheiro por conta da crise econômica que o Brasil já atravessava, mas que foi agravada pela Covid-19. Esse é o menu perfeito para os oportunistas de plantão que estão tentando dar golpes em aposentados e pensionistas. Só na semana passada vários filiados pediram ajuda ao Sindsep-PE. Eles receberam cartas sobre um suposto dinheiro que teriam para receber referente à restituição/ressarcimento e reembolso do valor pago ao Regime Próprio de Previdência. Mas, para terem acesso ao dinheiro, eles precisariam depositar uma quantia relativa ao cadastro de crédito bancário.
A carta, a qual a Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindsep-PE teve acesso, foi enviada pelo Centro Administrativo dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas. Esse órgão não existe. Outro detalhe importante é que o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Federais trabalha em regime de solidariedade. O servidor ativo paga para o aposentado, que por sua vez já contribuiu da mesma forma solidariamente.
“Não existe fundo de previdência do regime próprio, por isso não cabe restituição”, explica a advogada do C, Mariana Rego.
O golpe está partindo supostamente de uma mesma fonte porque as cartas são iguais. Alguns servidores mandaram a correspondência por e-mail, outros leram trecho da carta por telefone. Ou seja, o documento tem a mesma estrutura.
Em uma das correspondências, o servidor teria R$ 86.462,00 para receber, mas para isso teria que depositar R$ 1.347,00 em uma conta bancária.
O golpe é tentador e no desespero e necessidade muitas pessoas podem ser levadas por ele.
Fonte : Sindsep-PE/CONDSEF
Saiba mais
-
Mais um golpe contra servidores aposentados e pensionistas do Inmetro
-
Alerta: Golpe contra milhares de aposentados.
-
ALERTA : Mais um golpe contra servidores aposentados e pensionistas do Inmetro
-
Atenção servidores aposentados e pensionistas do Inmetro – Mais um golpe na praça
-
Atenção servidores aposentados e pensionistas do Inmetro – Golpe na praça
E os 5,%do consignado, quando vai ser pauta no senado de novo ??