Inmetro: 47 anos de lutas e realizações a serviço da Sociedade

13
874
@inmetro

Muito já foi dito e escrito sobre o homem e a máquina. São incontáveis os textos abordando o tema, de Albert Einstein, a Charles Chaplin, passando por Carlos Drummond de Andrade, por exemplo. Sabemos, até o momento, que nada será construído e desenvolvido sem a interação da inteligência humana, sem a tecnologia amparada em seus saberes. Devemos refletir sobre esta fantástica participação nos avanços da tecnologia para o bem de uma sociedade mais justa, porque estamos comemorando os 47 anos de criação do INMETRO (11/12/1973), um dos maiores centros de excelência do mundo.

Parabéns, INMETRO! A partir de sua criação, às vésperas do Natal de 1973, o Brasil começou uma verdadeira revolução de conhecimentos, criou e aperfeiçoou mecanismos e conceitos tecnológicos. Isto só foi possível porque o INMETRO sempre contou com um quadro de servidores de altíssimo gabarito e qualificação, comprometido com a missão do Instituto.

O INMETRO, através de seus servidores busca, permanentemente, o melhor para a sociedade, para toda a cadeia produtiva da economia nacional. Priorizar a qualidade, fiscalização e normatização é meta constante de todos os servidores, o maior patrimônio do INMETRO.

Os avanços obtidos pelo Instituto podem ser apresentados ao País e além de suas fronteiras, como a vanguarda da tecnologia. Vamos enfatizar a importância do legado deixado pelos aposentados, com as suas contribuições, que alicerçam e fortalecem quase meio século de trabalho e lutas.

Parabéns, INMETRO, responsável pela credibilidade, qualidade e relevância de inúmeros setores de produção, serviços e certificação em todo o território nacional. Com suas representações regionais, o Instituto cobre demandas relevantes, da Amazônia ao Sul do País, registrando atuações essenciais ao mercado interno e externo.

Atuando nos centros urbanos ou nas regiões mais distantes, enfrentando adversidades e desafios os servidores do INMETRO merecem ser parabenizados diariamente: são eles a parte fundamental da pluralidade de atividades tão bem sucedidas.

Reiteramos que, ao parabenizar o INMETRO, registramos as felicitações a todos os servidores sempre atentos à busca de soluções.

Quantos servidores já passaram pelo INMETRO? Quantos mostraram a força de seu trabalho, superando obstáculos e desafios com dedicação e afinco? Todos merecem ser lembrados nas comemorações – mesmo online – dos 47 anos do Instituto.

A qualificação, valorização das atividades e ampliação dos conhecimentos dos servidores do INMETRO, são metas constantes e prioritárias do ASMETRO-SN. Por isto, neste importante momento de felicitações, não podemos deixar de realizar um breve retrospecto do trabalho que estamos realizando em prol da categoria.

Em agosto, em plena pandemia do coronavírus, o ASMETRO-SN participou de uma das lives pelos 25 anos da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). Vale lembrar que na ocasião relevante, reconstruímos a história da metrologia no Brasil, desde a fundação do INMETRO. Também resgatamos informações sobre as cinco oficinas “Lucro Social” – ferramenta de negociação e transparência no setor público -, realizadas nos últimos anos, com ampla participação de representantes de diversas entidades civis, além de lideranças do governo.

Para se ter ideia da relevância das oficinas, durante a live, também resgatamos dados comprovando que o trabalho de fiscalização do INMETRO pode gerar uma economia de cerca de RS 8 bilhões ao Brasil. A informação significativa levou a sua divulgação pela imprensa, revelando para a população o alto grau de importância do trabalho realizado pelo Instituto.  

Nunca é demais destacar o trabalho das oficinas para todos os servidores do INMETRO, sempre interessados no tema diretamente relacionado com a realização de suas atividades. No aniversário do INMETRO, lembremos que Lucro Social é a “quantificação do retorno e/ou economia, em prol da sociedade, dos investimentos feitos em função da ação de um órgão governamental, quer seja diretamente, através das ações de fiscalização, regulação e controle, ou indiretamente, através de desdobramentos de suas ações”. A nossa busca constante é criar mecanismos para proteger o consumidor.

São quase cinco décadas de trabalhos de excelência à sociedade e, portanto, é cada vez mais relevante a capacitação dos servidores que atuam nas mais variadas frentes da metrologia.  Busca-se o melhor, o mais justo e necessário para a sociedade. Mesmo assim, segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria (FNCP), apesar de todos os esforços, o Brasil ainda perde R$ 296 bilhões por ano, com pirataria, contrabando e comércio ilegal de produtos.  Daí a necessidade de modernização, aperfeiçoamento e inovação, meta do INMETRO desde sempre.

Parabéns, INMETRO! Outra prova de sua competência pode ser comprovada em outros números. No período de 2011 a 2018, o Instituto anuiu mais de 650 mil pedidos de licença de importação; fiscalizou mais de 200 milhões de instrumentos, sendo cerca de 60 milhões na modalidade auto verificação; e realizou mais de mais de 1,5 milhão inspeções.

São números que mostram claramente a importância da atuação do Instituto, através de seus servidores, sempre prontos a atender as demandas da sociedade.

Sérgio Ballerini é Mestre em Sistema de Gestão, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade. Servidor público federal aposentado. Exerceu os cargos de Diretor de Metrologia Legal e Diretor de Normalização no Inmetro, Diretor da Administração e Finanças na Fundação de Tecnologia Industrial, Diretor e Presidente na Datamec SA.

Neste ano que se encerra, em plena pandemia do coronavírus, quando a ciência enfrenta desafios e utiliza equipamentos de última geração no combate ao COVID-19, a metrologia é uma das mais importantes ferramentas neste processo.

Muita gente pode desconhecer, mas a participação do trabalho dos servidores do INMETRO está somando na luta contra o COVID-19. Seja na certificação de material de médico, seja na mobiliário dos hospitais, seja nas máquinas mais possantes e modernas, a atuação dos servidores da metrologia tem papel fundamental em toda engrenagem.  

Esta é uma das maiores provas de que o homem e a máquina, sempre foram temas para grandes reflexões. Por isso, neste dia (11/12), quando se comemora o aniversário de 47 anos de fundação do INMETRO, devemos aplaudir este Instituto e seus dedicados servidores e colaboradores, pela contribuição também à saúde; à vida.

Feliz aniversário INMETRO e seus servidores. E que venha 2021. 

Sérgio Ballerini – Presidente do ASMETRO-SN

Inmetro: Campus Armênio Lobo da Cunha Filho em Xerém – Duque de Caxias,RJ

 

13 COMENTÁRIOS

  1. Caro Balerini
    Caros e Caras amigas do Inmetro

    tive o prazer de, por um curto tempo, fazer parte do quadro dessa instituição. Como muitos de nosso país, conhecia “por alto” o papel do Inmetro na sociedade. Se tinha o selo do Inmetro, tinha uma garantia de qualidade e correção. Mas descobri, com enorme felicidade, que o Inmetro é muito mais do que aquele selo ou etiqueta. Descobri que é base estratégica para o desenvolvimento do país. Para o desenvolvimento produtivo, para a ciência, tecnologia e Inovação.
    Tive o imenso prazer de fazer muitos amigos e amigas, de quem ainda privo essa amizade e contato (mesmo nessa época tão terrível, mas que passará).
    A participação do Inmetro em nossas comemorações de 25 anos mostrou essa forte ligação, como muio bem lembrado pelo Balerini.
    Tenho muito orgulho de ser parte dessa história. Principalmente, como brasileiro, muito orgulho dessa instituição.
    Parabéns Inmetro
    Parabéns a vocês que constroem o cotidiano dessa instituição
    enorme abraço

  2. Prezado Ballerini.

    Eu li seu relato com grande satisfação. Aliás, com grande orgulho de poder fazer parte desta construção dia a dia. Os desafios lançados com o novo paradigma de trabalho este ano foram imensos. Entretanto, como você muito bem observou, o Inmetro respondeu rapidamente sem deixar de cumprir sua missão institucional. A referência que você fez ao evento organizado pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) em comemoração ao seus 25 anos foi memorável. Para quem não teve oportunidade de assistir ao vivo, vale mencionar que os vídeos estão gravados e disponíveis no cana da SBM mas mídias sociais.

    Obrigado, Ballerini, por nos brindar, mesmo que resumidamente, o que o Inmetro representa para a sociedade brasileira. Transcendendo governos, o Inmetro é uma instituição de Estado!

  3. Estimado Sérgio Ballerini, Parabéns pelo Trabalho Escrito e Executado por Você, onde Você Conseguiu Juntar e dá Ênfase e Importância ao Resumo Histórico das Atividades e Desenvolvimento do Nosso INPM / Inmetro nos Últimos 47 Anos ( 11/12/1973 até 11/12/2020 ), com a Participação e Apoio do Nosso ASMETRO/Asmetro-SN ( 1985/2020 ), Bem Como, Destacando Sempre a Qualificação, Dedicação e o Valor da Força de Trabalho do Nosso Inmetro ( Funcionários da Ativa, Aposentados, Pensionistas, FTI, Estagiários, Contratados, Terceirizados e Bolsistas ) e Sem Citar Nomes, Lembrou de Todos Que Deus Levou e Que Foram e São Tão Importantes Para Que O Nosso INPM/Inmetro Tenha Conseguido os Reconhecimentos Nacional e Internacional, Além da Confiança do Povo Brasileiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    Oliveira, Sócio Fundador do ASMETRO/Asmetro-SN e Funcionário da Ativa do INPM/Inmetro, desde 04/10/1979 até hoje 11/12/2020.
    Feliz Natal e Um Ótimo Ano Novo de 2021 Para Toda Força de Trabalho do Nosso Inmetro.

  4. Caro Ballerini, parabéns pelo belo relato destes 47 anos do Inmetro, uma instituição do estado brasileiro que transcende os diferentes governos e respectivas gestões por que passou, e com muitos méritos. Isso me faz pensar que, mesmo os colaboradores como eu, não eleitor ou apoiador do atual governo e nem dos que o precederam já há quase duas décadas, devemos sempre nos manter abertos e prontos a somar ao que seja positivo na instituição, independente de sua alta gestão no momento.

    Abç,

    OWBandeira

  5. Parabéns Ballerine por essa singela homenagem do Asmetro ao Inmetro demonstrando profundo conhecimento da instituição , em mais de 35 anos de dedicação dando sua parcela de esforços para a consecução das atividades de metrologia e Normalização e, mais recentemente aos interesses dos funcionários da ativa , aposentados e pensionistas a frente do Asmetro.
    O Inmetro realmente precisa ser mais divulgado para a sociedade pelo sua excelência no que realiza , reconhecido mundialmente pelos seus pares e, pela credibilidade que sua Marca adere aos produtos e serviços que o consumidor compra, sem saber do valor agregado que está levando para sua casa. Como diz a piada ” de porca de parafuso a motor de foguete temos, quase sempre, a presença da instituição Inmetro, que não deixa de crescer e brigar pelos interesses do consumidor”
    Parabéns a instituição , ao Asmetro, aos colegas ainda suando a camisa e os aposentados. Boas festas para todos e seus familiares e, um Inmetro cada vez maior em prol do país. Vida longa ao Inmetro.

  6. Amigo Ballerini,
    Texto lindo e esclarecedor, pois homenageia os 47 anos da existência do nosso Inmetro!!!
    Instituição que sempre visualizei como ferramenta de múltiplas funções e tão bem dotada de profissionais dedicados e capazes de garantir , através de respostas técnicas o atendimento à diversos temas para melhoria, adequação, segurança e desenvolvimento dos produtos produzidos e comercializados em todo país.

    O apoio fundamental da sociedade brasileira e de seus dirigentes, quando  bem direcionados ao avanço e fortalecimento tecnológico das atividades metrológicas, desenvolvidas pelo Inmetro, poderão abrir fronteiras imensuráveis de sua atuação.
    Sendo o principal pilar para que o nosso Brasil eleve seu nível de competitividade na indústria nacional e no cenário internacional.

    Ballerini , finalizo com um especial agradecimento aos demais servidores , que também se expressaram de forma elogiosa ao texto, aproveitando para reiterar o meu grande prazer em chamá-lo pelo codinome “GRANDE GUERREIRO ” , pela sua incessante dedicação e luta nas principais questões com envolvimento e, devido respeito aos servidores diante das atividades desenvolvidas  em nosso INMETRO.
    Parabéns!
    Athanagilde

  7. Essa matéria resgata, com rara felicidade, a saga dos servidores do Inmetro na luta cotidiana, muitas vezes com esforços que extrapolavam em muito o horário de expediente da nossa Instituição.
    Não queríamos deixar a peteca cair, e, para tal, não tinha tempo ruim.
    Quase não éramos conhecidos pelo público, e, às vezes, até por autoridades públicas.
    Tivemos que ralar muito, enfrentando, de vez em quando, tentativas de extinguir nossa autarquia. Nestes tempos, escrevíamos muito para provar a necessidade de nossa continuidade perante o Brasil e o mundo; nada poderia nos substituir em nossa missão. Persistimos e vencemos.

    Assim, com a alma lavada, e extremamente feliz, saboreio o prazer da vitória de todos nós, incluindo os que já se foram, porque cumprimos nossa missão. É maravilhosa a sensação de realização de quem chegou lá. Não é exagero dizer que, sim, fomos um time de guerreiros. Muito obrigado pelo texto, Sergio Ballerini, e salve todos nós.

  8. Que legal, Ballerini!!! Uma bonita homenagem em forma de leitura muito esclarecedora e de grande paixão. Sinto-me honrada juntamente com você e todos aqueles que participaram da criação e desenvolvimento da nossa Instituição até a atualidade. Parabéns ao Inmetro e a todos nós que o criamos e ajudamos a desenvolvê-lo.

  9. Parabéns ao Inmetro que tem crescido exponencialmente para nosso orgulho ex servidores e os atuais. Tem junto com nossa associação/ sindicato projetado sua importância a sociedade brasileira e institutos internacionais com abertura de novas tecnologias e capacitação de seus servidores!

  10. Parabéns Ballerine!!!
    Fiquei feliz com sua homenagem.
    Palavras de quem conhece, sabe da importância da Instituição, trabalhou com afinco e sempre aplaude o mais valioso patrimônio – nós os funcionários, ativos ou aposentados.
    Fico feliz em tê-lo como presidente da Asmetro.
    Felicidades!
    Vida longa a todos nós e a Instituição.⚘
    Feliz Natal!!

  11. Lindo texto, Balle! Linda homenagem! Muito bom ver quem conhece o INMETRO com propriedade defendendo sua atuação, ainda mais em um texto tão bem escrito!
    Meus parabéns para todos profissionais do INMETRO.
    Grande abraço!

  12. Parabéns Ballerini, pela sua incansável participação! Todos os dias você está presente nos atualizando em temas relevantes, de uma maneira geral e de interesse específico para os servidores do Inmetro. O Asmetro é, de manhã cedo, minha primeira fonte de informação.

  13. Linda homenagem da Asmetro pra lembrar os 47 anos do Inmetro. Parabéns Balerini! Sinto muito orgulho do Inmetro e do meu sindicato pq caminham juntos em prol da sociedade e de todos os servidores, principalmente nós servidores aposentados que contribuiu pra o crescimento e reconhecimento dessa Instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui