15 de março: Dia do Consumidor e a Metrologia

0
163

Metrologia Social (leia aqui a íntegra da matéria ) 

O objetivo do trabalho é argumentar sobre a real função social da Metrologia Legal de acordo com as necessidades do mercado, da sociedade contemporânea, e das dificuldades inerentes ao controle metrológico. Esta metrologia que trata das medições oficiais do cotidiano ainda é considerada de forma equivocada e desatualizada pela literatura, como sendo uma atividade de cunho comercial e fazendo parte específica de uma Metrologia maior, como se fosse um apêndice. Ela não só tem a supervisão do Estado, como tem o objetivo principal de proteger o cidadão-consumidor  quanto às unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias e de garantir a credibilidade dos resultados de medição nos campos, econômico, saúde, segurança e meio ambiente.


Fundamentos da Metrologia  (leia aqui a íntegra da matéria ) 

A ausência de bibliografia básica em português nas áreas de metrologia e avaliação da conformidade é um consenso na comunidade científica e tecnológica. Existem…

A ausência de bibliografia básica em português nas áreas de metrologia e avaliação da conformidade é um consenso na comunidade científica e tecnológica. Existem poucos textos compreensivos que podem ser base para o ensino nessas áreas, bem como servir de apoio aos técnicos nas diversas áreas produtivas. E isso prejudica a formação de nossos profissionais. Essa carência, detectada nas “Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira”, compromete a qualidade de nossos produtos, é desfavorável para o cidadão e o meio ambiente e diminui nossa competitividade


A importância da metrologia: cotidiano, saúde e indústria  (leia aqui a íntegra da matéria ) 

A metrologia é a ciência que estuda a medição. Uma de suas finalidades é garantir a qualidade de produtos e serviços por meio de controle de equipamentos de medição utilizados na indústria.  Mas ao contrário do que muitos pensam, essa área não é relacionada apenas às industrias, mas está em todos os lugares no nosso dia a dia.


CONMETRO: Diretrizes estratégicas para a Metrologia Brasileira 2018-2022 e o Lucro Social do Inmetro (leia aqui a íntegra da matéria ) 

A metrologia, definida como ciência da medição e suas aplicações, além de desempenhar um importante papel na harmonização das relações de consumo, é considerada um dos pilares da inovação e da competitividade. Para países como o Brasil, cujo grande desafio é aumentar a pauta de exportações de produtos de maior valor agregado e ampliar a capacidade de penetração dos produtos nacionais em mercados externos mais sofisticados, intensificar as ações nas áreas associadas à Infraestrutura de Qualidade, conhecida no Brasil como Tecnologia Industrial Básica (TIB), sobretudo as estratégias voltadas para a ampliação do sistema metrológico brasileiro é fundamental. Para tanto, existem muitos desafios, como a renovação e qualificação de pessoal, implantação de novos serviços e a expansão da infraestrutura de laboratórios de calibrações e ensaios. 


Regulamentação Metrológica (leia aqui a íntegra da matéria ) 

O Brasil é um dos países pioneiros no que tange à adoção do sistema métrico, hoje denominado sistema internacional de unidades. Essa tradição metrológica remonta aos idos de 1862, quando da promulgação da Lei imperial n.º 1157, que estabelecia o citado sistema métrico em todo território nacional(assinada pôr D. Pedro I).

No início do século, preponderavam as atividades agropastoris, o que demandava um tratamento cuidadoso com relação à metrologia legal. Contudo, o exercício em nível municipal converteu a atividade metrológica em mera capitação de taxas de aferição de pesos e medidas, sem a equivalente prestação de serviços.

Somente em 1937, o governo federal ( Governo de Getúlio Dornelles Vargas ) resolveu repensar a questão metrológica, procurando reformular a legislação, através da criação de organismos oficiais encarregados de exercer a atividade de metrologia, sob a coordenação, já em 1938, do antigo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, o qual passou a ter competência para baixar o quadro de unidades e expedir normas especiais referentes às medições e instrumentos de medir.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!