Prova de vida digital está disponível para aposentados, pensionistas e anistiados da administração pública

4
476
Com a solução tecnológica disponível para beneficiários que têm biometria cadastrada no TSE ou Denatran. Eles  não precisam mais se deslocar até uma agência bancária para a comprovação
Depois de passar por todas as etapas da fase de testes, iniciada no fim de novembro de 2020, a prova de vida digital agora está disponível para os cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis e seus pensionistas– de que trata a Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002– que são do Poder Executivo Federal e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

“O governo federal está simplificando a vida dos aposentados, pensionistas e anistiados. A prova de vida digital evita o deslocamento e permite que a pessoa realize o procedimento a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no Brasil ou no exterior. Isso garante maior segurança, rapidez e praticidade no atendimento a este público”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Na atual situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia, a comprovação por meio digital também é uma medida de proteção aos beneficiários que, em sua maioria, são idosos e considerados mais vulneráveis ao contágio e ao agravamento da doença causada pelo novo coronavírus.

 

 

 

A prova de vida digital é uma alternativa ao comparecimento presencial à agência bancária, por meio da qual o beneficiário recebe seu provento ou pensão. O serviço pode ser acessado pelo aplicativo SouGov.br, canal de atendimento recém-lançado pelo governo federal, exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados em substituição ao aplicativo Sigepe Mobile.

Para realizar a Prova de Vida Digital, porém, o beneficiário precisa terá biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A comprovação digital é feita por meio da validação facial, conforme instruções presentes no aplicativo SouGov.br.

Outra novidade do SouGov.br é que todos os beneficiários – independentemente de ter ou não biometria – podem acompanhar a situação da prova de vida por meio do aplicativo, e também obter o comprovante e receber notificações para lembrar do prazo para a realização da comprovação.

Na fase piloto – que aconteceu entre novembro de 2020 e abril de 2021– a prova de vida digital foi realizada por cerca de 10 mil aposentados, pensionistas e anistiados, beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social. Hoje, esse número já passou de 15 mil pessoas.

Prova de vida convencional

Quem não tiver a biometria cadastrada no TSE ou no Denatran, ou não optar pela comprovação digital, deve realizar a prova de vida no banco em que recebe o provento ou benefício.

Todas as informações sobre a realização da prova de vida digital e o seu acompanhamento pelo aplicativo SouGov.br estão disponíveis no Portal do Servidor.

Suspensão da prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da Administração Pública federal está suspensa até 31 de maio deste ano. A determinação consta da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 32, publicada em 16 de março de 2021.

Crédito: Vera Batista/Correio Braziliense – @internet 15/05/2021

4 Comentários

  1. Então estive ontem no banco Santander e fiquei impossibilitada de fazer meu recadastramento anual pois alegaram que o sistema está indisponível não consigo fazer pelo aplicativo gostaria de saber como vou pagar meu aluguel mês que vem já que sou pensionista e dependendo dessa fonte de renda pra cumprir meus compromissos aguardo ANCIOSA por uma resposta obrigado

  2. Paulo Cesar Ferreira:
    Infelizmente seu caso não é o único. Eu também não consegui. Todas as opiniões sobre esse sistema são desfavoráveis, não há elogios. O Governo tem que fazer alguma coisa, pois já avisou que vai desativar o Sigepe, e aí nem mais o contracheque vamos conseguir acessar.

    • Caro Edson,
      Nesse caso é relacionado ao aplicativo SouGov, que está de acordo com todas as funcionalidades do aplicativo SIGEPE. Meu questionamento é referente ao aplicativo MeuGov, onde poderia existir a possibilidade de ‘comprovação de vida’ de forma DIGITAL, no contexto da palavra, e não somente por reconhecimento FACIAL.
      Boa sorte.

  3. Bom dia a todos.
    Fiz tudo certo, SouGov, MeuGov, o cadastro facial da forma solicitada, ou seja, através de comparação pela CNH. Me foi negado a Prova de Vida, então realizei mais duas vezes a biometria facial e, no SouGov, continua ‘Pendente’.
    Identificação facial seria através dos traços do rosto, que muda ano a ano por diversas circunstâncias, ou seria através da leitura da ÍRIS? Não encontrei no MeuGov a opção de usar os DEDOS, que seria a tal identificação para a Prova de Vida digital. Ou o termo digital é porque você usa os dedos para teclar?! Acho que sim, por isso continuarei indo ao BANCO para realizar esse processo.
    Esclareço que isso não é uma crítica destrutiva, mas uma observação, pelo que está acontecendo comigo.
    Abraços a todos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!