Em comemoração ao dia mundial da metrologia o Inmetro pautou as “Medições para a Saúde

0
201

Inmetro discute Medições para a Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial da Metrologia (20/5), evento online trouxe os principais desafios para o campo
 

Nunca o mundo olhou com tanta atenção para o relevante tema da Saúde. E não seria diferente com o Inmetro, que comemorou hoje o Dia Mundial da Metrologia em grande estilo, celebrando com a temática ‘Medições para a Saúde’. Com evento transmitido virtualmente, especialistas do Instituto discutiram o importante papel que a medição desempenha na saúde e no bem-estar da sociedade, desde as descobertas científicas à melhoria da qualidade de vida e à proteção ao meio ambiente.

O presidente, Marcos Heleno Guerson, abriu o evento. “Há pouco mais de um ano passamos a enfrentar muitas dificuldades por conta da pandemia. Uma delas é quanto à medição dos testes. Só isso já chama a atenção para a importância da metrologia. E nós não medimos esforços para contribuir positivamente no enfrentamento, provendo confiabilidade nas análises, participando ativamente no desenvolvimento de modelo de máscara antiviral e até para a futura produção do MRC da Covid, ou ‘mister Covid’, como já chamamos”, brincou.

Pesquisador da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), Rafael Feldmann apresentou na sequência o painel ‘Saúde 4.0 e os desafios para a metrologia legal’, no qual destacou as iniciativas voltadas para a medição 4.0. “Temos variadas possibilidades de aplicabilidade. Na Saúde, podemos utilizar a tecnologia para identificar padrões clínicos de pacientes em tempo real, como temperatura, por exemplo. Ou, no caso dos instrumentos, tornar a fiscalização mais dinâmica e inteligente, com verificação remota”, comentou.

Valnei Cunha, da Diretoria de Metrologia Científica (Dimci), apresentou o tema ‘Metrologia Científica & Saúde: Medindo bem para tratar melhor’. “Todo avanço da tecnologia é sustentado por boas medições, como para utilização da radiação em pacientes e para ganhar confiabilidade nos resultados e diagnósticos clínicos, por exemplo”, informou.

Diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav), Marcelo Medeiros abordou ‘A metrologia no diagnóstico laboratorial’. “A metrologia nas análises clínicas é uma maneira de reduzir dúvidas de um determinado diagnóstico ou de antecipá-los, com base nas informações que já coletamos de outros pacientes, ajudando a propor a melhor e mais eficiente terapia”, concluiu Marcelo.

Diretor de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), Beniamin Achilles apresentou duas relevantes publicações: o Cadernos de Metrologia, que traz uma coletânea de artigos sobre “Medições para a saúde” e sobre Inteligência Artificial; e a Tradução luso-brasileira de 2021 do Sistema Internacional de Unidades. Os documentos podem ser acessados aqui.

fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-discute-medicoes-para-a-saude

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui